SóProvas


ID
1544266
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quando o modelo de dados multidimensionais começa a ser definido, elementos básicos de representação precisam ter sido estabelecidos, de modo a se criar um padrão de modelagem. Considere um modelo em que as dimensões e fatos são representados em tabelas, podendo haver múltiplas dimensões e múltiplas tabelas de fatos.

Ao modelar cada tabela ...I... devem ser considerados os seguintes pontos:

- A chave primária é composta, sendo um elemento da chave para cada dimensão;

- Cada elemento chave para a dimensão deve ser representado e descrito na tabela ...II... correspondente (para efetuar a junção);

- A dimensão tempo é sempre representada como parte da chave primária.

Deve haver uma tabela ...III... para cada dimensão do modelo, contendo
- Uma chave artificial (ou gerada) genérica;
- Uma coluna de descrição genérica para a dimensão;
- Colunas que permitam ...IV... ;
- Um indicador nível que indica o nível da hierarquia a que se refere a linha da tabela.

As lacunas de a são corretas, e respectivamente, preenchidas com:

Alternativas
Comentários
  • Da para sacar que o item I é tabela de fatos quando ele começa dizendo que "A chave primária é composta..." 

  • LETRA C

    Questão tirada ao pé da letra do site MSDN.

    https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc518031.aspx#XSLTsection126121120120

  • I. Para saber qual é a tabela de que esta lacuna trata, precisamos analisar suas características. A primeira delas é que sua chave primária é composta, havendo um elemento (chave estrangeira) para cada dimensão. Podemos ignorar, por ora, a segunda característica, já que esta contém uma lacuna. Por fim, na terceira característica, temos que sempre há um elemento temporal na chave primária da tabela.

    Essas características estão comumente associadas às tabelas fato, já que estas possuem chaves compostas pelas chaves estrangeiras que apontam para as dimensões. Se considerarmos que a dimensão tempo sempre está presente nos modelos, a chave primária da tabela de fatos sempre irá conter uma chave estrangeira para a chave da dimensão tempo.

    II. Como decorrência do que explicamos no item I, cada chave estrangeira da tabela de fatos deve fazer referência a uma dimensão, para que as junções possam ser realizadas.

    III. Bem, essa não é muito difícil. Para cada dimensão do modelo há uma tabela de dimensão! Isso é corroborado pelas características que são descritas em seguida, como o fato de possuir uma chave substituta.

    IV. Essa lacuna não pode ser avaliada de forma isolada, já que nela se encaixa qualquer característica das colunas das dimensões. Assim, nos utilizando das demais respostas, vemos que a resposta é efetuar os filtros, o que está correto, pois as características descritivas presentes nas dimensões são atributos que permitem a filtragem dos eventos da fato. Por exemplo, nas análises podemos filtrar os eventos da fato por ano, cidade, filial, etc.

    Gabarito: C