SóProvas


ID
1545358
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Juatuba - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 

                                                                                                                     Sinais 

    Costumamos associar o nome de linguagem à crença secular de que só interagimos sobre uma base comum de referências. A base brasileira, como outras de mesma estirpe, nunca foi tão comum que nos intimidasse nem tão heterogênea que nos esgarçasse.
    Historicamente, o brasileiro acostumou-se a fazer atalhos de intimidade, quando a hierarquia e a segregação impediam o contato confortável. Mas, aparte o esforço e o relativo sucesso de conversas e confrontos verbais, há de fato diferentes abismos sociais na interação brasileira: expressões usadas no cotidiano de uma classe social, intransponíveis para o repertório de camadas inteiras da sociedade; a falta de clareza das empresas privadas e órgãos públicos com seus documentos para o consumidor cidadão; a segregação regional, das zonas mais ricas em relação às mais pobres do país; a relação de poder entre o certo e o errado na pronúncia de vocábulos. 
    Muros de  incompreensão  se  instalam, de  tal maneira que  é de  desconfiar  se, no  terreno  interpessoal, parte da dificuldade não seja tão social quanto do indivíduo. [...] 
    Um cenário impressionante mostra quase 50% de aumento de estudantes surdos matriculados no ensino fundamental e 80% no ensino médio, entre 2008 e 2012. O crescimento da demanda na educação tornou nítido um fosso que a exclusão social havia maquiado. Pois, agora se sabe, parte dos nossos deficientes auditivos é desenvolta em língua de sinais e ignara em português, do qual conhece rudimentos.
    Muitos vivem um universo particular, fora do acesso a interações escritas. Esta lacuna está sendo aos poucos preenchida. Novos dicionários especializados e professores empenhados tiram o atraso. Que a linguagem será base mínima em comum ou isolamento comum. Não vida comungada.  

(Luiz Costa Pereira Junior. Língua Portuguesa, abril de 2014. Ed. Segmento.) 

Em “Muros de incompreensão se instalam, de tal maneira que é de desconfiar se, no terreno interpessoal, parte da dificuldade não seja tão social quanto do indivíduo.” (3º§), na expressão em destaque, faz-se o uso de uma linguagem ________________ em que há________________________________. Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Gab A Alfa
     Linguagens conotativas: são usadas no sentido figurado.Linguagens denotativas: são usadas no dicionário.
  • Quando fala em associação semântica, remete ao fato de muros poderem separar terrenos, o que no texto podem ser ideias, raças, ideologias...

  • semântica

    substantivo feminino

    1.

    ling estudo sincrônico ou diacrônico da significação como parte dos sistemas das línguas naturais.

    2.

    ling num sistema linguístico, o componente do sentido das palavras e da interpretação das sentenças e dos enunciados.

  • Eu já acho que "muros de incompreensão" exageram a questão. Ambas as palavras dão a ideia de distanciamento. Bastaria "muros"

  • pessoal façam a análise da frase em sua oedem direta, pois, assim, aparecerá tudo

  • Não é apenas uma mera incompreensão, É UM MURO!...poxa, dizer que não é exagero para destaque é f%$

  • Denotativa= Dicionário
  • Conotação: Sentido figurado.

    Denotação: Sentido real.

    Associação semãnitca: uso de conhecimento prévio para interpretação do trecho.

    Gabarito letra A

  • Na expressão "muros de incompreensão", ocorre uma metáfora. A metáfora é uma associação semântica (associação de significados). No caso está associando o muro com a ideia de algo que separa as pessoas, que impede a conecção entre elas. E a metáfora é uma figura de linguagem, portanto um exemplo de linguagem conotativa. Para quem não tá conseguindo entender porque a letra C está errada, sugiro que estudem a diferença entre metáfora e hipérbole.