-
cidadania
substantivo feminino1. qualidade ou condição de cidadão. condição ou dignidade de quem recebe o título honorífico de cidadão.
2. condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política.
-
CIDADANIA
Cidadão pode ser definido como sendo um indivíduo que convive em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e gozando de seus direitos. Todo cidadão tem um conjunto de direitos e deveres que está sujeito em relação à sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos.
A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.
Segundo Dalmo Dallari:
“A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”.
Construir cidadania é também construir novas relações e consciências. A cidadania é algo que não se aprende com os livros, mas com a convivência, na vida social e pública. É no convívio do dia-a-dia que exercitamos a nossa cidadania, através das relações que estabelecemos com os outros, com a coisa pública e o próprio meio ambiente. A cidadania deve ser perpassada por temáticas como a solidariedade, a democracia, os direitos humanos, a ecologia, a ética.
CIDADANIA ORGANIZACIONAL
Quando o colaborador se sente satisfeito em seu cargo surge o que podemos chamar de Comportamento Organizacional de Cidadania (COC) que desperta sentimentos como conscientização, altruísmo (quando as ações de um indivíduo beneficiam outros), virtude cívica, cortesia e esportividade (bom humor). Um bom cidadão organizacional tem um comportamento como o de uma pessoa que ajuda quando seu colega está com problema com o computador, mesmo que este se encontre fora de sua equipe ou departamento ou quando simplesmente se interessa em ajudar um cliente que pede uma informação por telefone ou se preocupa com a segurança de seus colegas.
Segundo Neuman e Kickul (apud, DuBrin, Andrew J, 2002) as empresas procuram cada vez mais pessoas com Comportamento Organizacional de Cidadania para enfrentar a competitividade global e a necessidade de inovação contínua. Para Arménio Rego, o bom cidadão organizacional tem ações espontâneas, aquelas que não são obrigatórias e nem recompensadas e contribuem para que as organizações atinjam a sua eficácia organizacional.
GABARITO D
-
Pensei que o I fosse NACIONALIDADE.
-
Eu creio que a primeira assertiva trate de Nacionalidade.
"Nacionalidade não se confunde com cidadania. A cidadania é um atributo que diferencia aqueles que possuem pleno gozo dos direitos políticos daqueles que não possuem esse direito. Já a nacionalidade é o que diferencia os nacionais dos estrangeiros, isto é, diferencia os indivíduos que possuem uma ligação pessoal com o Estado daqueles que não o tem.
O conceito de nacionalidade é mais amplo que o de cidadania, o que se pode depreender a partir do exame do caso brasileiro. Como regra geral, todos aqueles que possuem cidadania brasileira também possuem nacionalidade brasileira. Já o contrário nem sempre é verdade! Uma criança de 5 anos de idade possui nacionalidade brasileira, mas não possui cidadania, pois ainda não goza plenamente de seus direitos políticos." [Prof. Ricardo Vale]
-
Para ser cidadão deve estar em dia com seus direitos politicos, logo não podemos afirmar que o status de cidadão acompanha o individuo por toda a vida, porque os direitos politicos podem ser perdidos.
O item I está equivocado.
-
Rapazzzzzzzzz essa banca... kkkkkkkkkkkkkkkkk sei n viu "Sobre o tema, cidadania, conceitos e definições abrangentes," Filosofia agora? Porque se for pensar de uma forma abrangente >>> eu<<< acho q fica 100% subjetivo rsrsrsr mas vai saber neh kkkk posso estar essado e a banca ser excelente.
-
Como acompanha o indivíduo toda a vida se só com o título (a partir dos 16 anos) ele é considerado cidadão?
-
fiquei confusa com tamanha filosofia! hahahah
-
Pessoal, a primeira alternativa está correta.
Estou em mãos com o livro Ciência Política do prof. Paulo Bonavides. 10a edição. A página 77 contém exatamente a mesma informação da altermativa da questão, logo, é de lá que deve ter sido retirada.
No livro está escrito: "De qualquer maneira é um status que define o vínculo nacional de uma pessoa, os seus direitos e deveres em presença do Estado e que normalmente acompanha cada indivíduo por toda a vida. "
Na questão está escrito: "Pode-se dizer que Cidadania é um status que define o vínculo nacional de uma pessoa, os seus direitos e deveres em presença do Estado e que normalmente acompanha cada indivíduo por toda a vida. "
-
Claramente a alternativa I versa sobre NACIONALIDADE...Não cidadania! Ser cidadão é ter direitos políticos.
Bora melhorar aí, bancaaaa!
-
quem errar um negocio desse merece pau!
-
A primeira definição é de NACIONALIDADE...
-
Discordo do gabarito! A primeira definição é de NACIONALIDADE. Ora, ele generelizou, de modo que não pode falar de cidadania, pois nem todo mundo que detém nacionalidade é cidadão.
"Pode-se dizer que Cidadania é um status que define o vínculo nacional de uma pessoa, os seus direitos e deveres em presença do Estado e que normalmente acompanha cada indivíduo por toda a vida. "
Mesmo ela tendo usado uma consideração do ilustre Paulo Bonavides, isso foi um trecho isolado do livro dele, pois isso indica claramente o conceito de nacionalidade.
-
Sem considerar aqueles que perderam os direitos politicos por condenacao penal...
-
Esse povo só pq erra quer ser o doutrinador...Omiii frescura da merda. Vá errando e aprendendo.
-
que começe o mi mi mi
-
Vamos chamar o teacher : )
Não sabia que à cidadania não se perdia!
-
Choro é livre!
-
Tem gente que acertou no chute e está se gabando...
Quem achar que o gabarito dessa questão (especialmente da primeira afirmação) está certo... só passará (talvez, devido aos gabaritos imprevisíveis) em concursos IBFC...
-
status que define o vinculo nacional ??
WTF!! kkkk
-
Realmente, ninguem perde os direitos politicos ( DIREITO DE SER CIDADÃO)
São apenas suspensos !!!
EM OUTRAS PALAVRAS ,,, normalmente acompanha cada indivíduo por toda a vida....
-
Não acho que esteja correta só porque um autor disse... (apesar de que está virando moda as bancas adotarem um autor simplesmente pra ferrar com o candidato).
Pois bem, os espertos que estão dizendo que a questão é facílima: se tivessem estudado nacionalidade corretamente, com certeza ficariam em dúvida (como eu fiquei, inclusive errando a questão).
Banca malandra! --'
-
Alvaro Reis, direitos políticos podem ser perdidos sim (art. 15, CF).
"Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:
I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;
II - incapacidade civil absoluta;
III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;
IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;
V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º."
Portanto, a cidadania nem sempre acompanha o indivíduo por toda a vida.
-
O termo "normalmente" torna a primeira opção correta.
-
O que é Cidadania:
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país.
A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.
Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.
Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática. Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.
O conceito de cidadania também está relacionado com o país onde a pessoa exerce os seus direitos e deveres. Assim, a cidadania brasileira está relacionada com o indivíduo que está ligado aos direitos e deveres que estão definidos na Constituição do Brasil.
https://www.significados.com.br/cidadania/
LETRA D
-
Tribunais,
Pode-se dizer que Cidadania é um status que define o vínculo nacional de uma pessoa, os seus direitos e deveres em presença do Estado e que normalmente acompanha cada indivíduo por toda a vida.
Creio que a palavra "normalmente" torna o item I válido. IBFC é osso!
-
primeira questão fiquei em duvida em ralação aos final do texto. (acompanha cada indivíduo por toda a vida)
-
Cidadania é um status que define o vínculo nacional de uma pessoa.
Eu tinha considerado VERDADEIRA está assertiva. Mas, quando iria marcar a (D) fui reler e fiz a opção é errada.
-
já dizia Thallius, não procura pelo em ovo que você acha!
-
Também marquei D, mas depois lembrei que nenhum direito é absoluto.
-
A Gente esta tão acostumado a ibfc ser tão substancial que qualquer palavra sinonima ou derivada, ja achamos que esta errado!
-
Realmente a primeira parte passa a ideia de nacionalidade, mas o "pode-se dizer" passa a ideia de possibilidade, então acho que valida a questão.
-
A pergunta é interessante, já que "cidadania" é um termo usado na Constituição com diversos significados. José Afonso da Silva explica que, como um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, a cidadania aparece no art. 1º, III da CF/88 em um sentido mais amplo que o de mero titular de direitos políticos. Ela qualifica os participantes da vida do Estado e o reconhecimento do indivíduo como pessoa integrada na sociedade estatal. Bonavides, trabalhando com o conceito jurídico de cidadania, entende que a cidadania é um "círculo de capacidade conferido pelo Estado ao cidadão" e que esta "pode ser entendida como um status que define o vínculo nacional da pessoa, os seus direitos em presença do Estado e que normalmente acompanha cada indivíduo por toda a vida". Assim, a primeira afirmativa está correta e a segunda também, pois preparar uma pessoa para a cidadania, como determina o art. 227 da CF/88 em relação às crianças, adolescentes e jovens vai além da simples preparação para o exercício de direitos políticos, compreendendo a integração à comunidade, o despertar de consciência para valores fundamentais e para a responsabilidade no exercício de direitos e deveres. As duas afirmativas são verdadeiras e a resposta correta é a letra D.
Gabarito: letra D.
-
A pessoa não nasce cidadão!
-
" ...define o vínculo nacional de uma pessoa. " Não ta dando pra engolir, não !
-
A alternativa primeira versa sobre Naciolidade...
-
TODO CIDADÃO É NACIONAL PORÉM NEM TODO NACIONAL É CIDADÃO...
-
Até parece...
-
O "normalmente" valida a primeira assertiva.
-
Bem vindos a IBFC