SóProvas


ID
1545727
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Quando, em 3 de outubro de 1897, as tropas federais entraram em Canudos para o ataque final, Antônio Conselheiro já não estava à frente de seus fiéis. Havia falecido em 22 de setembro. A causa da morte não foi bem esclarecida, mas bem pode ter sido aquilo que na região era conhecido como “caminheira", diarreia. Uma prosaica e deprimente condição que vitimava, e ainda vitima, milhares de brasileiros, e que está ligada à má higiene dos alimentos e à deficiente qualidade da água.
      O cadáver foi desenterrado e decapitado, mas a cabeça não foi, como a de Tiradentes, exibida em público para escarmento da população. Não, esses tempos já haviam passado, mas foi enviada a um cientista, para ser estudada: era preciso descobrir o que havia ali, que poder misterioso — capaz de mobilizar multidões — residira naquele cérebro. Medir e estudar crânios era uma obsessão de uma época muito influenciada pela teoria do “criminoso nato", cujas características manifestar-se-iam no tipo da face e na conformação do crânio.

                                                                                               Moacyr Scliar. Saturno nos trópicos. São Paulo:
                                                                                                                                 Companhia das Letras, 2003.

Seja quanto ao tipo, seja quanto ao gênero, o texto apresentado tem caráter predominantemente

Alternativas
Comentários
  • Definição de cada item:

    Descrição: Dizer como aquilo é... detalhar...

    Argumentativo: O autor quer provar a veracidade ou a falsidade de ideias. Pretende convencer o leitor.

    Narração: Contar algo... conta uma história.

    Instrucional: Função única e exclusivamente informativa. Ex.: Manuais, receitas, rótulos, etc. 

    Informativo: Informação sobre um determinado assunto, esclarecendo uma matéria. Representam as produções textuais objetivas.


    Resposta:

    O texto é informativo, falando sobre a morte de Antônio Conselheiro, relatando uma possível causa e sobre o estudo do crânio.

  • Essa pergunta me pegou, pois ele é um texto de Tipologia Narrativa e de Gênero informativo, e você não pode simplesmente escolher um dos dois, a pergunta deveria cobrar o Gênero ou o Tipo.

    Ou no mínimo não oferecer a alternativa "Narrativo" que também pode ser considerado certa em relação a tipologia Predominante.


    Para mim esta Questão deveria ter sido cancelada.

  • Informativo?

  • Fiquei bem em dúvida entra informativo e narrativo.

    Acabei optando por informativo, considerando que esta era o objetivo principal do texto. Mas se alguém puder explicar melhor a diferença, agradeço!

  • Questão meio macabra. a estatísticas fala tudo.

  • Apesar de marcar a opção C - segue detalhes de meu estudo sobre Tipologia Textual.

    Resposta correta letra "E" - Dissertação (Expositiva, Informativa) - Características: a)  Introdução, desenvolvimento e conclusão;b) Objetivo do texto não é persuadir e sim apenas informar; c) Verbos no passado ou presente; d) Aplica-se a ideia central, mas sem subjetividade ou defesa de ponto de vista; e) Linguagem clara, meramente explicativa; f) Gêneros textuais: textos tecnicos, jornalisticos que objetivam informar, ensinar...

    Obs.: espero que a contribuição ajude. Bons estudos!

  • A questão é confusa por falar de tipo e gênero textual os quais não se confundem. Tipo textuais são o modo de organizar o texto e só existem quatro: narrativo, descritivo, dissertativo e injuntivo (ou instrucional). Esse último, é um texto que interage com o leitor, onde é muito empregado o imperativo. Dentro de cada tipo textual existem os gêneros. Logo, ao meu ver o tipo textual tratado na questão é o narrativo e o gênero seria o informativo. Logo, teríamos duas respostas certas,  conforme Rafael Guedes comentou.

  • A questão está clara: o comando solicita a predominância de tipo e gênero e o que predomina é o tipo, dissertação expositiva, e o gênero, informativo, como nas assertivas não está presente a tipologia expositiva, mas apresenta o gênero informativo a alternativa "e)" é mais correta.

  • acabei achando meio confusa essa questão, passível de anulidade, justamente por falar em tipo e gênero e na resposta trazes apenas um dos itens. É bom fazes estas questões e analisar como a banca pensa, pra não nos pegar de surpresa.

  • RESUMINDO... Não mede conhecimento algum!!

  • Predominantemente informativo.

  • Vê-se, claramente, que o texto não traz consigo tese, caráter subjetivo, e sim um caráter objetivo, sem opinião com a intenção de informar sobre um fato. Por isso, a resposta é a letra e.
  • Ele pede quanto ao GÊNERO. Narrativo e Descritivo são MODOS, e não Gêneros.

  • Gabarito: e

    Tipo: narrativo, descritivo, etc. Gênero: poema, poesia, bula, história em quadrinhos, etc.  

    Texto Informativo
    Seu objetivo é esclarecer, transmitir conhecimentos sobre determinado assunto. Encontramos esse tipo de texto em obras científicas, predominantemente; nas enciclopédias (verbetes), nos manuais escolares, nos guias turísticos, nos relatórios técnicos e também em notícias. Contêm neles passagens narrativas e descritivas.

    - Função:

    Apresentar fatos históricos, econômicos, geográficos etc:

    Transmitir conhecimentos;

    Explicar um fenômeno ou uma teoria;

    Prestar-se ao uso didático.

    - Características:
    Expõe no presente e/ou utiliza tempo pretérito;
    Linguagem objetiva e referencial;
    Uso de abreviações, indicações numéricas, gráficos e cifras;
    O autor se oculta em expressões impessoais (parece que..., refere-se... etc).


    Texto Narrativo
    O texto narrativo relata fatos e acontecimentos reais (algumas notícias de jornal) ou imaginários (obras literárias), situados no tempo.
    - Função:
    Contar fatos e acontecimentos situados no tempo, reais ou imaginários;
    Apelar para a imaginação do leitor.
    - Características:
    Emprego frequente dos tempos verbais no pretérito (falou, aconteceu);
    Presença de uma ou mais personagens, ações e cenários;
    Insistência nas indicações temporais (antes disso, depois etc);
    Presença de diálogos (discurso direto, discurso indireto etc), embora não seja regra.

  • Nossa, a galera vai looonge nos comentários! Existe a Dissertação Argumentativa = Argumentativo e existe a Dissertação Expositiva = Informativo. Simples assim. 

  • Nesta parte " Uma prosaica e deprimente condição" ,ao meu ver,manifesta-se a opinião do autor. Diria que o texto é predominantemente informativo e não inteiramente. portanto,achei a questão difícil.

  • Ao meu ver, o texto tem inseridas duas informações; A primeira, acerca das condições sanitárias que ainda matam no Brasil. A outra é sobre o estudo à época da anatomia das pessoas, para descrevê-las se eram ou não criminosos natos.