Comentando cada item:
I Os estudos de tempos e movimento tiveram início com a teoria da burocracia de Max Weber.
Comentário: Incorreto, pessoal. Foram preconizados pela Teoria Científica de Taylor.
II. As teorias motivacionais concluíram que o trabalhador é motivado exclusivamente pelas recompensas materiais do trabalho.
Comentário: Essa conclusão é inverídica. Como são muitas teorias motivacionais seria incorreto afirmar tão somente esta declaração universal.
III. A necessidade de corrigir a forte pressão de métodos rigorosos e precisos aos quais os trabalhadores eram submetidos deu origem à teoria das relações humanas.
IV. A busca da eficiência das organizações por meio da racionalização do trabalho do operário e da estruturação e funcionamento das organizações estava presente nos princípios da chamada abordagem clássica da administração.
estão falsas - resposta letra d.
I Os estudos de Tempos e movimenTo tiveram início com a teoria da CIENTÍFICA DE TAYLOR.
II. As teorias motivacionais (RELAÇÕES HUMANAS)- CIENCIAS SOCIAIS
concluíram que o trabalhador é motivado exclusivamente pelas recompensas materiais do trabalho. TEORIA CLÁSSICA E CIENTÍFICA, BUROCRÁTICA.
MOTIVAÇÃO- só foi lebado em consideraçaõ na teoria das relações humanas que deixo de ver o "homem economico" em que apenas era movido por recompensas materiais, começou a entender que vários eram os fatores que motivariam o funcionário que não apenas o dinheiro.
COMENTÁRIO DO PROFESSOR ADRIEL SÁ (TECCONCURSOS)
I) ERRADO.
Os estudos de tempos e movimento pertencem à Administração Científica. A obra de Taylor, o seu livro "Shop Management", de 1903, retratou o Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study), que possuía como premissas básicas:
O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção. Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos (observação e mensuração) para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida.
A Administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico.
II) ERRADO.
A Administração Científica é que se baseou no conceito de homo economicus, isto é, do homem econômico. Segundo esse conceito, toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais. Em síntese, o homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona.
Já para a Teoria das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária para determinar a eficiência do trabalhador; ou seja, por essa última teoria, as pessoas são motivadas pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades. Assim, vigora na teoria das Relações Humanas o conceito de homem social. É essa a visão predominante no contexto atual.
III) CERTO.
A teoria das relações humanas, comumente, é relacionada à experiência de Hawthorme, a ser relatada na sequência. Porém, outros fatos devem ser considerados no estudo de suas origens: a necessidade de humanizar e democratizar a Administração e o desenvolvimento das ciências humanas.
IV) CERTO.
As origens da Abordagem Clássica da Administração remontam às consequências geradas pela Revolução Industrial, em especial para dois fatores: o crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo a substituição do empirismo e da improvisação por algo mais científico e a necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, a fim de se obter o melhor rendimento possível dos recursos e fazer face à concorrência e à competição que se avolumavam entre as empresas.
Precisamos não confundir a Abordagem Clássica com a Teoria Clássica. Esta insere-se no contexto daquela. Os autores e suas teorias (Escola Científica - TAYLOR - e Teoria Clássica - FAYOL) constituem as bases da chamada Abordagem Clássica da Administração.
Gabarito: letra "D".