- 
                                solos que sofrem significativa redução de volume quando umidecidos, com ou sem aplicação de carga adicional. 
- 
                                NBR 6122 - Projeto e execução de fundações 3 Definições
 3.44 Solos colapsíveis
 Solos que apresentam brusca redução de volume quando submetidos a acréscimos de umidade,sob a ação de carga externa.
 
 
- 
                                  SOLO COLAPSÍVEL -: Solo que apresenta brusca redução de volume quando submetido a acréscimos de umidade, sob a ação de carga externa. 
- 
                                Como postado pelo Ozemir, a redução do volume ocorre não necessariamente com a presença da carga (pode ter ou não ter carga).   "O colapso do solo é um fenômeno que gera um recalque rápido e muito acentuado do solo, caracterizado por uma diminuição brusca do índice de vazios, geralmente ocasionado pelo aumento do teor de umidade do solo (sem que haja necessariamente o aumento de sobrecarga)." http://www.confea.org.br/media/contecc2016/civil/considera%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20a%20diminui%C3%A7%C3%A3o%20do%20efeito%20do%20colapso%20do%20solo%20da%20regi%C3%A3o%20de%20londrina-pr%20mediante%20ensaios%20de%20compacta%C3%A7%C3%A3o%20e%20ensaios%20edom%C3%A9tricos.pdf 
- 
                                Quanto a carga, seria questionável. Bibliografias colocam como não sendo necessária a aplicação de carga adicional. 
- 
                                A Solo que aumenta de volume quando há acréscimo do teor de umidade. (EXPANSIVO) B Solo que apresenta deformações elevadas quando solicitado por sobrecargas pouco significativas ou mesmo por efeito de carregamento devido ao seu peso próprio. (COMPRESSÍVEL) C Solo com baixa resistência à tração. D Solo com elevada resistência à compressão. E Solo que apresenta brusca redução de volume quando submetido a acréscimos de umidade, sob a ação de carga externa. (COLAPSÍVEL)