-
NBR 6502 - Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio
3 Definições
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as definições da NBR 6502 e as seguintes:
3.2 N: Abreviatura do índice de resistência à penetração do SPT, cuja determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do martelo padronizado.
-
NBR 6484 Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT - Método de ensaio
3 Definições
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as definições da NBR 6502 e as seguintes:
3.1 SPT (standard penetration test): Abreviatura do nome do ensaio pelo qual se determina o índice de resistência à penetração (N).
3.2 N: Abreviatura do índice de resistência à penetração do SPT, cuja determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para
levantamento do martelo padronizado.
-
O resultado do ensaio de SPT (standard penetration test) é dado pelo número de golpes necessários para se cravarem os 30 cm finais do amostrador normalizado; esse ensaio é utilizado, entre outras finalidades, para a indicação da compacidade de solos granulares e da consistência de solos argilosos.
Sondagem SPT é executada no transcorrer da sondagem a percussão, com o propósito de obter índices de resistência na penetração do solo. Consiste no reconhecimento dos tipos de solos e as respectivas espessuras de cada camada do terreno. É utilizada para a obtenção de amostras de solo, medida de índices de resistência a penetração e execução de vários ensaios in situ. É possível, ainda, no final do ensaio á penetração, medir o torque necessário para ruptura da amostra, o nível do lençol freático, bem como executar outros ensaios aproveitando-se a perfuração.
QÉS!