SóProvas


ID
1549006
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Pertencem aos Municípios:

I. o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem.

II. setenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados.

III. cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios.

IV. vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA = D

    ART 158, I, II, III, IV CF

  • Art. 158. Pertencem aos Municípios:

    (I) - CORRETA
    CF, ART. 158 - I - o produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem (100% do IR) - Mas normalmente é a Própria União é que cobra, então os Municípios "não levam desse bolo".

    (II) - ERRADA
    CF, ART. 158 - II - cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo a totalidade na hipótese da opção a que se refere o art. 153, § 4º, III (50% - ITR); 
    Onde está o erro? o Município fica com 50% ITR quando ele arrecada em nome da União, ora, faz sentido o Município ganhar por algo que ele está cobrando, pois o ITR é competência da União, e não do Município.

    (III) - CORRETA
    CF, ART. 158 - III - cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios; (50% - IPVA)

    (IV) - CORRETA

    CF, ART. 158 - IV- vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. (25% - ICMS)  



     

  • Apenas complementando as respostas do leandro Kaiser.

     

    No item II, 50% do ITR ficam com o Município pela arrecadação feita pela União. Será de 100%, caso o Município arrecade em nome da União o tributo.

    Art. 158. Pertencem aos Municípios: II - cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo a totalidade na hipótese da opção a que se refere o art. 153, § 4º, III;

     

    Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:

    § 4º O imposto previsto no inciso VI do caput: (ITR)

    III - será fiscalizado e cobrado pelos Municípios que assim optarem, na forma da lei, desde que não implique redução do imposto ou qualquer outra forma de renúncia fiscal.

     

    Ou seja, o Município já tem direito a 50% do ITR de imóveis da sua região, poderá ficar com a totalidade da arrecadação caso o ente municipal faça ele mesmo a fiscalização e cobrança.

     

    Qualquer equívoco, por favor, me avisem.

    Abraço a todos.

  • LEANDRO, O ERRO ESTÁ NOS 70%, SÃO 50%.