SóProvas


ID
1549798
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A utilização de medicamentos altamente eficazes na terapia antirretroviral para o HIV, conhecidos pela sigla em inglês HAART (highly active anti retroviral therapy), tem resultado em enormes progressos na sobrevida desses pacientes. Um dos marcadores para a progressão clínica da infecção pelo HIV são o aparecimento de manifestações bucais. Dentre as lesões bucais mais comuns associadas ao HIV, aquela cuja etiologia está relacionada ao vírus Epstein-Barr é o(a):

Alternativas
Comentários
  • EBV causa leucoplasia pilosa, em associação ao HIV. 

    Esse vírus também é o responsável pela Mononucleose infecciosa e está associado ao Linfoma de Hodking e de Burkit.

    Também promove riscos maiores ao desenvolvimento de Lupus Eritematoso sistêmico, artrite reumatóide, S. de Sjogren e Esclerose múltipla.


  • Leitura dos artigos citados na DICA:

    LIA - Lei 8.429/92 - 02 de Junho de 92:

    Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito REPRESENTAR ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    Parágrafo único. A indisponibilidade a que se refere o caput deste artigo recairá sobre bens que assegurem o integral ressarcimento do dano, ou sobre o acréscimo patrimonial resultante do enriquecimento ilícito.

    x

    Art. 16. Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão representará ao Ministério Público ou à procuradoria do órgão para que requeira ao juízo competente a DECRETAÇÃO DO SEQÜESTRO DOS BENS (medida cautelar) do agente OU terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público. 

    § 1º O pedido de seqüestro será processado de acordo com o disposto nos  e 

    § 2° Quando for o caso, o pedido incluirá a investigação, o exame e o bloqueio de bens, contas bancárias e aplicações financeiras mantidas pelo indiciado no exterior, nos termos da lei e dos tratados internacionais.

    x

    Art. 20. A perda da função pública (1) e a suspensão dos direitos políticos (2) só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória

    Parágrafo único. A autoridade judicial OU administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se fizer necessária à instrução processual. 

  • O Sarcoma de Kaposi está relacionado ao HHV 8