SóProvas


ID
1549915
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Estratégia de Saúde da Família, uma equipe de saúde da família deve ser responsável por uma média de:

Alternativas
Comentários
  • Equipes de Saúde

    O trabalho de equipes da Saúde da Família é o elemento-chave para a busca permanente de comunicação e troca de experiências e conhecimentos entre os integrantes da equipe e desses com o saber popular do Agente Comunitário de Saúde. As equipes são compostas, no mínimo, por um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Quando ampliada, conta ainda com: um dentista, um auxiliar de consultório dentário e um técnico em higiene dental.

    Cada equipe se responsabiliza pelo acompanhamento de cerca de 3 mil a 4 mil e 500 pessoas ou de mil famílias de uma determinada área, e estas passam a ter co-responsabilidade no cuidado à saúde. A atuação das equipes ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se: como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com uma população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e de qualidade; por realizar atividades de educação e promoção da saúde.

  • Conforme a Portaria 2.027 de 25 de agosto de 2011 do Ministéria da Saúde, a equipe multiprofissional da Estratégia de Saúde da Família (ESF) formada por, no mínimo, um médico, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e Agente Comunitário de Saúde (ACS), com carga populacional máxima de 4.000 (quatro mil) habitantes por equipe e média recomendada de 3.000 (três mil) habitantes. Essa questão a banca quis confundir bastante, pois a legislação traz o máximo e a média populacional e a questão quer a média que é de 3.000 pessoas. Resposta D Bibliografia http://bvsms.saude.gov.br/
  • no  maximo  3500 pessoas

     

  • sendo assim, a resposta adequada não seria a opção E :(

  • Questão desatualizada!

    A PNAB em sua atualização no ano de 2017, estabelece um quantitativo de 2000 a 3500 pessoas por equipe

  • PNAB 2017:

    i) - População adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.