SóProvas


ID
1549933
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao socorrer uma criança de 2 anos vítima de parada cardiorrespiratória, o socorrista (atuando sozinho) deve iniciar a RCP com:

Alternativas
Comentários
  • Todos os socorristas leigos devem utilizar uma relação compressão-ventilação de 30:2, para lactentes, crianças e adultos. Os socorristas podem usar 1 ou 2 mãos para aplicar compressões torácicas. Para as crianças, o socorrista deve utilizar 1 ou 2 mãos, conforme necessário, para comprimir o tórax cerca de um terço a metade de sua profundidade. Caso sejam usadas as 2 mãos, a colocação da mão é similar ao posicionamento das mãos utilizado para compressões torácicas em vítimas adultas. Para o lactente, o socorrista deve usar 2 dedos para comprimir sobre o esterno, imediatamente abaixo da linha dos mamilos. Os profissionais de saúde, quando em 2 socorristas, devem utilizar uma relação compressãoventilação de 15:2, para lactentes e crianças. Os dois socorristas devem trocar de posição a cada 2 minutos. Quando há dois socorristas profissionais de saúde pode-se utilizar a técnica de compressões de 2 polegares das mãos que envolvem o tórax. A freqüência das compressões é sempre de 100 por minuto. Nunca comprima o apêndice xifóid.

  • - Houve alteração na sequência de procedimentos de suporte básico de vida (SBV) de A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) para C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração). Na sequencia A-B-C, as compressões torácicas, muitas vezes, são retardadas enquanto o socorrista abre a via aérea para aplicar respiração boca a boca, recupera um dispositivo de barreira ou reúne e monta o equipamento de ventilação. Já na sequencia para C-A-B, as compressões torácicas serão iniciadas mais cedo e o atraso na ventilação será mínima. Logo, o profissional de saúde não deve levar mais do que 10 segundos verificando o pulso e, caso não sinta o pulso em 10 segundos, deve iniciar a RCP e usar o DEA/DAE (desfibrilador automátco externo), se disponível.

    - Frequência de compressão mínima de 100/minuto, e não aproximadamente 100/minuto.

    - A relação compressão-ventilação deve ser de 30:2 para um único socorrista de adultos, crianças e bebês (excluindo-se recém-nascidos).

    - Profundidade de compressão mínima de 2 polegadas (5 cm), em adultos, e de, no mínimo, um terço do diâmetro anteroposterior do tórax, em bebes e crianças (aproximadamente, 1,5 polegada [4 cm] em bebes e 2 polegadas [5 cm] em criancas).

    Logo, um único socorrista atendendo uma criança de 2 anos deve realizar 30 compressões para duas respirações.

    Resposta E

    Bibliografia

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010.

  • ADULTOo: 1 ou 2 socorrista = 30:2CRIANÇA: 1 socorrista = 30:2    2 SOCORRISTAS: 15:2    NAS CRIANÇAS, SE TIVER APENAS UM SOCORRISTA A TÉCNICA PARA COMPRESSÃO É DOS DOIS DEDOS NO CENTRO DO TORAX, SE TIVEREM DOIS SOCORRISTAS, A TÉCNICA É DOS DOIS POLEGARES

            

  • E- 30 compressões torácicas.