-
Questão clássica sobre worms
Worm (Vermes)
Assim como o
vírus cria de si mesmo de um computador para outro, mas faz isso
automaticamente ou seja, tem a capacidade de autorreplicarão, espalhando-se de uma rede para outra
rapidamente. Por consequência, eles obstruem redes e provavelmente fazem com
que você (e todos os outros) tenha de esperar um tempo maior para abrir na
internet e também pode causar danos, sem a necessidade de ser ativado pelo
usuário. Pode travar memória e consumir largura de banda. Ex de worm: sasser e
blaster.
-
a) ERRADA.
Bot possui processo de infecção e propagação similar ao worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. Além disso dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente
b) ERRADA.
vírus precisa de um programa hospedeiro.
c) ERRADA.
backdoor pode ser incluído pela ação de outros códigos maliciosos, que tenham previamente infectado o computador, ou por atacantes que exploram vulnerabilidades existentes nos programas instalados para invadi-lo.
d) ERRADA.
Essa é a definição de virus.
e) CORRETA.
-
Questão que contempla a maior parte e o mais comuns Malwares, vamos lá, comentários práticos:
A ) Errada - Bot tem como caracteristica principal: controle remoto
B) Errada - Virus, Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, ele depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.
C)Errada - Backdoor não se replica!! É um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido,
por meio da inclusão de servicos criados ou modificados para este fim.
D) Errada, Cavalo de Troia necessitam ser explicitamente "executados" para que sejam instalados no computador. Não se multiplicam atraves de programas como defende a assertiva.
E) CORRETA
Vá e vença!
-
Gabarito E
Um worm (termo da língua inglesa que significa, literalmente, "verme") é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.
A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão gerada na rede de computadores mundial nos niveis mais alto de seu ataque .
Diferente dos vírus comuns, os worms podem se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, criando cópias funcionais de si mesmos. Essas características permitem que os worms se espalhem por redes de computadores e drivers USB. Alguns worms também se alastram por mensagens de e-mail, criando anexos maliciosos e os enviando para as listas de contato da conta invadida.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
C - Backdoors procuram se replicar de forma ordenada, necessitando de uma ação humana para essa replicação.
Errado. Backdoor é um programa que permite o retorno de um invasor a um computador comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.
D - Cavalos de Troia são programas capazes de multiplicar-se mediante a infecção de outros programas.
Errado. Trojan não propaga cópias de si mesmo, não infecta arquivos, apenas obtém dados pessoais e instala spywares e backdoors.