SóProvas


ID
1550107
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A criptografia é uma prática bastante utilizada para proteger os sistemas de informação contra intrusos que desejam acessar informações alheias. Em relação às técnicas de criptografia baseadas em chaves de cifragem, analise as afirmativas a seguir:

I - Chaves mais longas usadas na cifragem dos dados significam maior segurança porque para cada bit adicionado ao tamanho da chave dobra-se também o tempo médio requerido para um ataque de força bruta.
II - Em algoritmos simétricos, como, por exemplo, o DES (Data Encription Standard), os processos de cifragem e decifragem são feitos com uma única chave, ou seja, tanto o remetente quanto o destinatário usam a mesma chave.
III - Na criptografia assimétrica é utilizado um par de chaves denominado chave pública e chave privada. Para proteger uma mensagem, o emissor cifra a mensagem usando a chave privada do destinatário pretendido, que deverá usar a respectiva chave pública para conseguir recuperar a mensagem original.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Seria publica do destinatario

  • Se a chave é privada ! Só ele pode ter acesso a ela.

    III - Errada

  • I-CORRETA. 

    Fonte https://books.google.com.br/books?id=eUjuCgAAQBAJ&pg=PA22&lpg=PA22&dq=cada+bit+adicionado+dobra+tempo+m%C3%A9dio+for%C3%A7a+bruta+seguran%C3%A7a&source=bl&ots=ed5HgaDDyk&sig=qQYmiHRCmeTkBNnxQC1lwLCjnnQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi0ifDaqKXKAhVGEpAKHYN3A5cQ6AEIKjAD#v=onepage&q=cada%20bit%20adicionado%20dobra%20tempo%20m%C3%A9dio%20for%C3%A7a%20bruta%20seguran%C3%A7a&f=false

    II-CORRETA.

    III-ERRADA. A cifragem é feita com a chave privada do remetente.

  • Rosana, isso seria para garantir a autenticidade do emissor. Para garantir sigilo (que eu entendi como proteção), cifra-se com a chave pública do destinatário para que o mesmo decifre com sua chave privada.

  • Bom, discordo da alternativa I ser correta.  Não necessariamente aumentará a segurança.  Vou de INCORRETA

    Segundo Nakamura(2010,p.309),"9.2.1 A segurança pelo tamanho das chaves

     A segurança de um algoritmo e de um sistema criptografico NÃO PODE SER medida APENAS pelo tamanho da chave utilizada. É preciso conhecer o algoritmo e a matemática envolvida no processo de codificação dos dados para saber se ele é ou não seguro. Por exemplo, criar um algoritmo criptográfico proprietário, que utilize uma chave de 256 bits, não significa que ele será mais seguro que outros algoritmos, como o DES,(...),se existirem falhas nesse algoritmo e também em sua implementação."

    -SEGURANÇA DE REDES EM AMBIENTES COOPERATIVOS.2010,NAKAMURA.

  • Cada bit adicionado à chave implica em uma saída 1 bit maior? Se essa relação não for verdadeira, não tem motivo para o item I estar correto.

  • D. somente I e II; correta

  • Sobre a III:

    Criptografia simétrica: 1 chave (utilizada pelo remetente e destinatário)

    Criptografia assimétrica: 2 chaves

    Remetente (chave pública e privada)

    Destinatário (chave pública e privada)

    Na criptografia assimétrica:

    Criptografar com a própria chave privada não oferece sigilo, já que qualquer pessoa tem acesso à chave pública.

    Criptografar com a própria chave pública não faz sentido, já que apenas a própria pessoa poderá descriptografar com a sua chave privada.

    Logo, se alguém quer enviar uma informação criptografada, deve usar a chave pública do destinatário, de modo que apenas este poderá descriptografar com a sua chave privada.

  • Ótimo comentário