SóProvas


ID
1550122
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um analista de segurança da informação de uma empresa deve escolher algoritmos para implementar dois mecanismos criptográficos básicos: a assinatura digital para assegurar a autenticidade de documentos e o hashing para verificação de integridade de arquivos.

Em relação ao algoritmo para assinatura digital e ao algoritmo de hashing, o analista deve escolher, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • RSA é um algoritmo de criptografia de dados, até a data (2008) a mais bem sucedida implementação de sistemas de chaves assimétricas, e fundamenta-se em teorias clássicas dos números. É considerado dos mais seguros, já que mandou por terra todas as tentativas de quebrá-lo. Foi também o primeiro algoritmo a possibilitar criptografia e assinatura digital, e uma das grandes inovações em criptografia de chave pública.


    MD5 (Message-Digest algorithm 5) é um algoritmo de hash de 128 bits unidirecional  muito utilizado por softwares com protocolo ponto-a-ponto (P2P, ou Peer-to-Peer, em inglês) na verificação de integridade de arquivos e loginsPor ser um algoritmo unidirecional, uma hash md5 não pode ser transformada novamente no texto que lhe deu origem. O método de verificação é, então, feito pela comparação das duas hash (uma da mensagem original confiável e outra da mensagem recebida). O MD5 também é usado para verificar a integridade de um arquivo através, por exemplo, do programa md5sum, que cria a hash de um arquivo. 


  • IDEA, AES e DES = Criptografia Simétrica, não usada no processo de assinatura digital.

    MD5 e SHA são algoritmos de hashing.