SóProvas


ID
1551283
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Quanto aos princípios contábeis aplicados e a apropriação dos custos e apuração dos estoques, faça a adequada associação entre os princípios da COLUNA I e a descrição correspondente da COLUNA II.

COLUNA I

1. Da realização da receita.

2. Da competência ou da confrontação entre despesas e receitas.

3. Do custo histórico como base de valor.

4. Consistência ou uniformidade.

5. Conservadorismo ou prudência.

COLUNA II

( ) Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento (todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos), deve a empresa adotar uma delas de forma consistente.

( ) Os ativos são registrados contabilmente pelo seu valor original de entrada.

( ) Deve-se reconhecer contabilmente o resultado (lucro ou prejuízo), apenas quando houver transferência do bem ou do serviço para terceiros.

( ) Quando houver dúvida para tratar determinado gasto como ativo ou redução do patrimônio líquido, deve-se optar pela forma de maior precaução, ou seja, pelo reconhecimento de uma despesa.

( ) Após o reconhecimento da receita, deduzem se dela todos os valores representativos dos esforços para sua consecução (despesas).


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    4. Consistência ou uniformidade.

    Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos, deve a empresa adotar uma delas de forma consistente. Isto significa que a alternativa adotada deve ser utilizada sempre, não podendo a entidade mudar o critério em cada período. Quando houver interesse ou necessidade dessa mudança de procedimento, deve a empresa reportar o fato e o valor da diferença no lucro com relação ao que seria obtido se não houvesse a quebra de consistência

    3. Do custo histórico como base de valor.
    Os ativos são registrados pelos valores pagos ou a serem pagos em caixa ou equivalentes de caixa ou pelo valor justo dos recursos que são entregues para adquiri-los na data da aquisição. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação ou, em algumas circunstâncias, pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais serão necessários para liquidar o passivo no curso normal das operações

    1. Da realização da receita.

    Determina o momento em que a receita deve ser considerada como realizada para compor o resultado do exercício social. Da mesma forma, determina que a despesa que foi necessária à obtenção daquela receita seja igualmente confrontada na apuração do resultado.

    De acordo com a teoria contábil do lucro, as receitas são consideradas realizadas no momento da entrega do bem ou do serviço para o cliente e neste momento, todas as despesas que foram necessárias à realização daquelas receitas devem ser computadas na apuração do resultado. Assim, ao relacionar as despesas com as receitas, o resultado estará sendo apurado e poderá refletir o mais próximo possível a realidade da entidade

    5. Conservadorismo ou prudência
    Art. 10. O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    Parágrafo único. O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais

    2. Da competência ou da confrontação entre despesas e receitas.
    Art. 9º. O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
    Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas

    bons estudos

  • Consistência ou uniformidade.

    Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um

    mesmo evento, todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos,

    deve a empresa adotar uma delas de forma consistente