SóProvas


ID
1551397
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre impostos, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Empresas comerciais equiparadas a indústrias, por opção, quando compram produtos de indústrias para revender à outras indústrias recupera o valor do IPI de tal compra, de modo que esse imposto não se torna custo da mercadoria.

( ) Se uma empresa comercial adquire produtos de uma empresa industrial para fins de revenda, o valor do IPI pago nessa compra é um custo para a empresa comercial.

( ) O ICMS é um imposto de competência das unidades federativas, cujo valor destacado na nota fiscal de compra faz parte do custo de aquisição de mercadorias para revenda e de matérias-primas.

( ) Para uma empresa que opta pelo regime de tributação denominado lucro presumido, o PIS e a COFINS são cumulativos, não recuperando esses impostos; se a opção tributária for pelo lucro real, o PIS e a COFINS são não cumulativos, recuperando-os.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Se uma empresa comercial adquire produtos de uma empresa industrial para fins de revenda, o valor do IPI pago nessa compra é um custo para a empresa comercial.

    Ora, neste caso, o IPI vai para o estoque, quando vendida a mercadoria, este imposto integra o CMV. Não entendi porque a opção é "F".

  • (V) Empresas comerciais equiparadas a indústrias, por opção, quando compram produtos de indústrias para revender à outras indústrias recupera o valor do IPI de tal compra, de modo que esse imposto não se torna custo da mercadoria.

    -> As empresas equiparadas a indústria por lei ou por opção, fazem jus ao regime de compensação do crédito do IPI, não transferindo o encargo da compra para a venda.

    (V) Se uma empresa comercial adquire produtos de uma empresa industrial para fins de revenda, o valor do IPI pago nessa compra é um custo para a empresa comercial.

    -> As empresas comerciais que adquirem produtos tributados pelo IPI para revenda, não tem direito a se creditar do IPI incorrido na compra das mercadorias, ou seja, o IPI irá integrar o Estoque / CMV.

    (F) O ICMS é um imposto de competência das unidades federativas, cujo valor destacado na nota fiscal de compra faz parte do custo de aquisição de mercadorias para revenda e de matérias-primas.

    -> Se as mercadorias forem utilizadas como matérias-primas, o valor do ICMS poderá ser recuperado, não fazendo parte do custo de aquisição das mesmas.

    (V) Para uma empresa que opta pelo regime de tributação denominado lucro presumido, o PIS e a COFINS são cumulativos, não recuperando esses impostos; se a opção tributária for pelo lucro real, o PIS e a COFINS são não cumulativos, recuperando-os.

    -> Optantes pelo Lucro Presumido, o PIS/COFINS é cumulativo. Optantes pelo Lucro Real, o PIS/COFINS é não cumulativo.

    Gabarito: anulação

    Se tiver algum erro peço entrar em contato por mensagem para que eu corrija. No mais, vamos solicitar explicação do Professor.

  • Não cabe anulação.

    Se uma empresa comercial adquire produtos de uma empresa industrial para fins de revenda, o valor do IPI pago nessa compra é um custo para a empresa comercial. FALSA

    MOTIVO: há empresas comerciais, tais como as equiparadas às industriais, nas quais o valor do IPI pago não é custo, mas sim um ativo: IPI recuperável.

    Aliás, se a primeira afirmativa é verdadeira (e assim o é), então, por lógica, a 2a afirmativa é falsa.

    " Empresas comerciais equiparadas a indústrias, por opção, quando compram produtos de indústrias para revender à outras indústrias recupera o valor do IPI de tal compra, de modo que esse imposto não se torna custo da mercadoria"

  • para mim também é passivel de anulação, pois IPI para empresa comercial é custo de aquisição,ainda mais que a questão não disse que a empresa comercial era equiparada a industria.