SóProvas


ID
1551991
Banca
Órgão
Ano
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A política internacional vive em ciclos. O término da Guerra Fria, em 1991, desencadeou um período de supremacia destacada dos Estados Unidos, no mundo, nos terrenos econômico e político, após dividir esta hegemonia em algumas décadas do século XX com o(a)

Alternativas
Comentários
  • Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência. É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se na década de 1960 até à década de 1970 e sendo reativada nos anos 1980 com o projeto do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan chamado de "Guerra nas Estrelas".

    Uma parte dos historiadores argumenta que foi uma disputa dos países que apoiavam as Liberdades civis, como a liberdade de opinião e de expressão e de voto, representada pelos Estados Unidos e outros países ocidentais e do outro lado a doutrina comunista ateia,[1] [2] (ver: Ateísmo Marxista-leninista) onde era suprimida a possibilidade de eleger e de discordar, defendida pela União Soviética (URSS)[3] e outros países onde o comunismo fora imposto por ela. Outra parte defende que esta foi uma disputa entre o capitalismo, que patrocinou regimes ditatoriais na América Latina,[4] representado pelos Estados Unidos, e o socialismo totalitário[5] [6] expansionista[7] ou socialismo de Estado,[8] onde fora suprimida a propriedade privada, defendido pela União Soviética (URSS) e China.[9] Entretanto, esta caracterização só pode ser considerada válida com uma série de restrições e apenas para o período do imediato pós-Segunda Guerra Mundial, até a década de 1950. Logo após, nos anos 1960, o bloco socialista se dividiu e durante as décadas de 1970 e 1980, a China comunista se aliou aos Estados Unidos na disputa contra a União Soviética. Além disso, muitas das disputas regionais envolveram Estados capitalistas, como os Estados Unidos contra diversas potências locais mais nacionalistas.


    Ex nunc.

  • Guerra Fria (1947 a 1989)

    - bipolarização do mundo

    - Poder = capacidade militar + arsenal militar

    - EUA = economia de mercado (capitalismo) + democracia política

    - URSS = planificação da economia estatal + hegemonia de um único partido político (socialismo)

    - divisão da Europa (cenário do confronto entre as 2 potências):

    a) Europa Ocidental = aliados aos EUA

    a.1 Doutrina Truman 

    a.2 Plano Marshall 

    a.3 OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte)


    b) Europa Oriental = aliados à URSS 

    b.1 Pacto de Varsóvia (aliança militar) - 1955

    b.2 Comecon (conselho econômico de assistência mútua) 


    - conferência de Potsdam (Alemanha) após o final da SGM e vitória do grupo Aliado --> separação da Alemanha em 4 blocos, para França, Inglaterra, EUA e URSS;


    - Corrida Espacial

    1957 = URSS chega ao espaço;

    1969 = EUA chega à Lua;


    - Guerra da Coreia (1950 - 53): confronto entre Coreia do Norte (comunista) e Coreia do Sul (capitalista) --> Guerra finalizou-se com a separação/divisão do País em 2 blocos;


    - Guerra do Vietnã (1965 - 75): confronto entre Vietnã do Norte (comunista) e Vietnã do Sul (capitalista) --> Fracasso dos EUA devido à opinião pública


    - Guerra dos Seis Dias (1967) e do Yom Kippur (1973)  


    - Revolução Cubana (1959) = implantação do regime pró-soviético em CUBA --> bloqueio econômico dos EUA sobre Cuba que só foi quebrado em 2015.


    - Macarthismo (1947) = investigação e perseguição de intelectuais e artistas pró socialismo. Os EUA utilizou o cinema, a propaganda, a televisão para divulgar campanhas valorizando-o "american way of life" / jeito ou estilo americano


    - Crise dos Mísseis Cubanos = instalação de mísseis americanos na Turquia promoveu o mesmo da URSS em Cuba. 13 dias de suspense mundial devido à possível guerra nuclear. 


    - Queda do Muro de Berlim (1989) = representação do fim da Guerra Fria, com reunificação da Alemanha, com dissolução do estado soviético em 1991 e formação da CEI (comunidade dos estados independentes). Perestroika (reestruturação) + Glasnost (transferência política)

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria

  • Letra D,   a  hegemônia  era  dividida com ex - União Soviética.