-
Pelo que pesquisei, parece que o conceito de "vínculo arquivístico" abordado pela questão foi discutido em alguma obra por Luciana Duranti. Eu não tenho a referência e não achei o conceito de forma completa para colocar aqui. Só achei pequenos pedaços que me ajudaram a entender mas acho que eu acabaria confundindo se fosse tentar ajudar. Por isso, se alguém tiver essa obra da Duranti, por favor, disponibilize. ;) Obrigada!
-
Encontrei um trabalho que cita esta autora. Link: file:///C:/Users/Ms.%20Lopes/Downloads/TESE_ANA_CELIA_RODRIGUES.pdf
"O conceito de vínculo arquivístico, suficientemente discutido por Luciana Duranti (1997), refere-se “a rede de relações que cada documento tem com os documentos pertencentes a um mesmo conjunto, é a “relação que liga cada documento ao anterior ou posterior e a todos aqueles que participam da mesma atividade”. Surge no momento em que um documento se liga a outro no desenvolvimento de uma ação e aumenta, “até que o conjunto do qual o documento pertence não seja mais objeto de expansão, ou seja, até que a atividade que produza tal conjunto esteja completa”. Expressa o próprio desenvolvimento da atividade da qual o documento participa, “e não o ato que o documento personifica, porque contém nele mesmo a direção da relação causa-efeito”, explica Duranti.
"O vínculo arquivístico é uma parte essencial do documento e principal componente identificador do documento, que tornam documentos idênticos em distintos, depois que o adquire. Esta relação que se manifesta no conteúdo do documento, “que o transforma em documento de arquivo”, salienta Duranti (1997) pode ser revelada na ordem física dos documentos, estabelecida pelo procedimento; em anotações feitas no mesmo; no código de classificação e também pelo número de protocolo, “desde que ele reflita as relações entre todos os documentos que entraram e saíram da agencia”.
-
Gabarito D) Vínculo Arquivístico.
-
Gabarito: D
- Gênese Documental é o processo de identificação do “sujeito produtor do fundo” e do “objeto produzido por este”, atraves da aplicação do princípio da proveniência.
- Idade Arquivística é a teória das três idades documentais;
- Valor Arquivístico - Ocorre quando o documento perde o seu VALOR PRIMÁRIO (ou seja, a perda do seu valor administrativo, fiscal ou jurídico) e resta o VALOR SECUNDÁRIO (valor histórico/Arquivístico), este passa a ser análisado sob duas óticas: o VALOR PROBATÓRIO e o VALOR INFORMATIVO.
- Vínculo Arquivísitco - Luciana Duranti (1997), “É a rede de relações que cada documento tem com os documentos pertencentes a um mesmo conjunto, é a “relação que liga cada documento ao anterior ou posterior e a todos aqueles que participam da mesma atividade”.
- Unicidade Arquivística - é o princípio que deixa ascente que nenhum documento é igual ao outro;