SóProvas


ID
1552528
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Os sistemas de arquivo, no Brasil, são entendidos como conjuntos de arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, desenvolvem objetivos comuns e funcionam de modo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - O Dicionário de Terminologia Arquivística (1993), publicado pelo Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, de Portugal, inclui sistema de arquivos, remetendo-o ao termo rede de arquivos. Este é definido como “o conjunto de arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na prossecução de objetivos comuns “(ibid., p. 82). Trata-se de definição muito semelhante à de sistema de arquivos (citada à p. 37) proposta pelo Dicionário de Terminologia Arquivística (1990, p. 99), elaborado pelo Núcleo Regional de São Paulo, da Associação dos Arquivistas Brasileiros

  • Gabarito letra B

     

    Definição 1 - Sistema de Arquivo é um modelo de GERENCIAMENTO SISTEMICO dos arquivos de uma entidade ou de várias entidades, sendo tal gerenciamento desenvolvido por uma entidade central, que de maneira integrada e articulada, para concsecução de objetivos comuns. Para tanto tal sistema emite recomendações para controlar e padronizar os procedimentos, ou seja, este é modelo de gerenciamento é responsável por implementar a política arquivística e a política de acesso a informação.

    O sistema de arquivos é uma ideia reguladora, tem uma existência lógica e abstrata, OU SEJA, não é órgão nem agente, e nem é capaz de autogestão. Daí porque sistemas de arquivos sem coordenação central competente estão condenados ao fracasso, e seria equivocado imputar esse fracasso à ideia ou ao conceito (Camargo; Bellotto, 1996);

     

    Definição 2 - Formato sistémico é um conjunto de atores que através da união de recursos físicos, financeiros, intelectuais e etc., se juntaram em prol de buscar a produção de material teórico, metodológico e normativo (=benefícios) acessíveis a todos os seus integrantes. Para tanto, tal união seria regulada por diretrizes (que não são impositivas ou instrumentos legais de subordinação, mas que devem ser observadas para os atores consigam ter acesso aos benefícios gerados por sistema). Tal subordinação, oriunda de um vinculo não hierárquica/legal, é chamada de poder normativo da ordem imaginária –JOSE MARIA MARTINS.

     

    (CESPE/TJAL-Analista/2012) Assinale a opção em que é apresentado o papel exercido pelo sistema de arquivos em uma política de gestão de documentos ou em uma política arquivística a) implementação da política arquivística.

    (FCC/DPE-RS/2017) Muito utilizado nas políticas públicas de arquivo, o mecanismo pelo qual determinados órgãos da administração, desprovidos de autonomia para impor normas e procedimentos a entidades que não estão subordinadas a eles, é conhecido como b) Formato Sistêmico;

    (CESPE/TJ-AL/2012) Assinale a opção que apresenta o órgão central do Sistema Nacional de Arquivos é CONARQ;

    (CESPE/FUB/2015) O Sistema Nacional de Arquivos tem como finalidade a implantação e a execução da política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso dos documentos de arquivo (Certo).

    (CESPE/FUB/2015) O ARQUIVO NACIONAL é o órgão central do sistema de gestão de documentos de arquivo (Certo).

    (CESPE/MPU/2013) A análise ou a elaboração de planos de classificação de arquivos correntes por membros do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) poderão ser subsidiadas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), por meio de suas câmaras técnicas (Certo).

    - O Sistema Nacional de Arquivos, ao ser formalmente constituído, estabeleceu que o integram: os arquivos do Poder Legislativo quando organizados.

  • sistema de arquivos

    Conjunto de arquivos que, independentemente da posição que ocupam nas respectivas estruturas administrativas, funcionam de modo integrado e articulado na persecução de objetivos comuns.

    (DBTA)