SóProvas


ID
1552606
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Microfilme, tira de microfilme, cartão-janela e negativo correspondem, respectivamente, aos conceitos de

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Suporte: Por meio deste, é classificado o gênero do documento que podem ser textuais, cartográficos, iconográfico, filmográficos, sonoros, micrográficos (quando o documento possui a informação registrada em microforma, como em microfilmes e microfichas) e informáticos ou digitais.

     

    Formato: é determinado de acordo com as características físicas e técnicas de registros com que se apresenta o documento. São exemplos de formatos: livros, fichas, caderno e pergaminho e tb a tira de microfilme (Segmento de um rolo de microfilme, geralmente inserido numa jaqueta).

     

    Invólucro: Os invólucros de qualidade arquivística são os que não produzem danos químicos aos objetos, os que são resistentes à deterioração e fornecem proteção e apoio físicos (http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/media/CPBA%201%20a%209%20Armazenamento.pdf). O Cartão-Janela é um exemplo (Cartão contendo abertura retangular destinada a receber fotograma - Segmento de um filme ou filme microfilme. microfilme).

     

    Forma: refere-se ao estágio de preparação do documento, se é rascunho ou minuta dizemos que ele é um pré-original e quando se configura em uma cópia idêntica ao original chamamos de porta-original. Talvez, o negativo aqui se enquadre como "cópia", já que segundo o dicionário de termos arquivísticos (http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf), há uma distinção clara de negativo e negativo matriz (Negativo original, vedado à consulta, utilizado geralmente para a obtenção de cópias). Enfim, ficará a dúvida...

  • SUPORTE: O suporte é o local onde a informação é registrada. Podem ser  manuscritos, impressos, audiovisuais, fita magnética, Microfilme.

    TIPO (tipologia documental): divisão de espécie documental que reúne documentos por suas características comuns em termos de fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro, tais como cartas régias, Certidão de nascimento, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, fotografias temáticas. (NOTEM A RELAÇÃO COM A ESPÉCIE DOCUMENTAL: Divisão de gênero documental, que reúne tipos documentais por suas características comunsde estruturação da informação, como ata, carta, decreto, fotografia, memorando, ofício etc.) Pode-se dizer que o TIPO é a ESPÉCIE DOCUMENTAL QUALIFICADA, enquanto um é um substantivo, o outro é um substantivo composto.

    Espécie Documental: É a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e natureza das informações nele contidas. Ex.: Memorando, Ofício, ata, Processo, Relatório, Guia, Requisição.

    FORMA: A classificação do documento com relação à forma se refere ao se estágio de preparação. Se refere ao Rascunho ou Minuta/ Original ou Cópia.

    FORMATO: Denomina-se formato de um documento o seu aspecto físico, independente da informação nele armazenada. Podem ser: formato de ficha, livro, caderno, cartão, folder, códice, tira de microfilme.