SóProvas


ID
1552987
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quanto ao laudo médico-legal, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Os documentos Médico- Legais são: RELATÓRIO; CONSULTA; PARECER; ATESTADO; NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS (dependendo da doutrina).

    A - refere-se a Consulta médico - legal;

    B - o relatório não parte de um laudo e sim um doc. médico legal;

    C - Gabarito

    D - Realmente o AUTO é ditado, ao passo que o LAUDO é redigido. Com efeito, a Ata de Embalsamento (Embalsamento: método de conservação de restos mortais humanos com o objetivo de promover sua conservação total e permanente) é um documento escrito, conforme art.4º, II da Resolução RDC nº 33/2011.

    Art. 4º Para efeito deste Regulamento Técnico são adotadas as seguintes definições: 

    (...)

    II - Ata de Procedimento de Conservação de Restos Mortais Humanos: documento escrito que tem por objetivo relatar todo o procedimento de conservação de restos mortais humanos.

    E - A Discussão a bem da verdade é a parte do laudo presente quando houver contradições entre o fato narrado e o histórico.

  • A DESSCRIÇÃO SÓ EXISTE NO RELATÓRIO.

  • SÓ MAIS UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

     

    SE O DOCUMENTO É REALIZADO APÓS AS INVESTIGAÇÕES DOS PERITOS, É CHAMADO DE LAUDO.

     

    SE O DUCUMENTO É DITADO DIRETAMENTE AO ESCRIVÃO E DIANTE DE TESTEMUNHAS, É CHAMADO DE AUTO.

     

    BONS ESTUDOS.

  • GAB. C

    a) Consulta médido legal é o documento no qual a qutiridade ou outro perito requerem que sejam esclarecidos determinados pontos controvertidos do relatório, podendo expor novos quesitos (quesitos complementares). Pode ser utilizada, também para esclarecer determinada situação médico legal pela autoridade policial e que requeira a atuação de um médico legista.

    b) O Laudo é um documento e não parte do relatório como bem explicado pelo colega acima.

    C) Gabarito

    d) O auto realmente é um documento narrado para o escrivão, logo a primeira parte está correta. A Ata de embalsamento não é auto, o auto é narrada, mas somente o auto.

    E) Laudo é o relatório apresentado pelos técnicos de forma técnica sobre um assunto. Enfim, uma analise técnica feito por um tecnico sobre determinado assunto. 

     

    Bons estudos!

  • Resposta C

    *Os documentos médico-legais são de 3 espécies:

    1. Atestado     2. Relatórios   3. Pareceres atestados (podem ser oficiosos, administrativos e judiciários)

    item A) Laudo médico-legal é a narração escrita e minuciosa de todas as operações de um perícia médica, determinada por autoridade policial ou judiciária. É, segundo TOURDES, a descrição minuciosa de um fato médico e de suas consequências, requisitadas por autoridade judiciária

     

    item B) O Laudo médico legal também é chamado de Relatório médico legal - São partes integrantes do Laudo:

    1. Préâmbulo

    2. Quesitos

    3. Histórico

    4. Descrição

    5. Discussão

    6. Conclusão

    7. Resposta aos quesitos

     

    item D) ao que parece, conforme o colega, Davidson, o erro está em dizer que Ata de Embalsamento não é Auto.

    Ao relatório redigido pelo perito dá-se o nome de Laudo; enquanto o ditado diretamente ao escrivão dá-se o nome de Auto.

     

    item E) Discussão: O perito possui plena liberdade para externar a sua opinião, seu ponto de vista, onde irá explicar o que achar de sua conveniência.

     

  • Acredito que o erro na lternativa "D" se deve também ao fato de dizer que auto é um tipo de laudo, pois na verdade LAUDO e AUTO são espécies do gênero Relatório.

    Não entendi o erro da alternativa "E"

  • Partes integrantes do Relatório Médico Legal: PQ HiDe DiCoRe P reambulo Q uesitos Hi storico De scrição Di scussão Co nclusão Re sposta aos quesitos
  • A letra E está errada, pois a discussão é subjetiva (hipóteses e opiniões)

  • O Auto não é um tipo de Laudo, mas de relatório.

  • B) São partes integrantes de um laudo: preâmbulo, histórico, descrição, relatório, discussão, conclusão e resposta aos quesitos.

    Divisão do Relatótio (Laudo): Preâmbulo, quesitos, Histórico ou comemorativo, descrição (parte mais importante do laudo), discursão, conclusão, respostas aos quesitos.

  • Letra E - errada

    Discussão - É a análise cuidadosa dos fatos fornecidos pelo exame e registrado na descrição, compará-los com os informes disponíveis relatados no histórico, encaminhando naturalmente o raciocínio do leitor para o entendimento da conclusão.

  • A) INCORRETO- CONSULTA MÉDICO-LEGAL

    B) INCORRETO- SÃO PARTES INTEGRANTES DE UM RELATÓRIO (LAUDO OU AUTO): a) preâmbulo, b) quesitos, c) histórico, d) descrição, e) discussão, f) conclusão, g) resposta aos quesitos, h) assinatura

    C) CORRETO

    D) ERRADO- RELATÓRIO pode ser: a) AUTO- ditado diretamente ao escrivão e diante de testemunhas ou b) LAUDO- documento realizado após a investigações dos peritos

    E) ERRADO- Discussão é a parte destinada em que serão analisadas todas as hipóteses eventualmente elencadas quando da descrição. O perito não pode emitir seu juízo pessoal. Quando há alguma discrepância, essa deverá ser indicada e discutida por meios científicos.

    GABARITO PROFESSOR: LETRA C
  • do livro do França:

    Discussão. Nesta fase, serão postas em discussão as várias hipóteses, afastando-se o máximo das conjecturas pessoais, podendo-se inclusive citar autoridades recomendadas sobre o assunto. O termo discussão não quer dizer conflito entre as opiniões dos peritos, mas um diagnóstico lógico a partir de justificativas racionais.

  • Porra  Q. Historia  D. Do Caralho Rapaz 

  • ALT. "C"

     

    A - Errada. Consulta médico-legal. 

     

    B - Errada. Relatório é o documento médico-legal, não é uma parte do próprio relatório, ele é o conjunto do todo. Além disto falto mencionar, o quesitos, como que haverá respostas aos quesitos sem haver os próprios quesitos. Lembrando que o relatório é composto por 7 partes. Já foi explicado pelos colegas e este mnemônico é muito bom: Porra Que História Doida DCaralho Rapaz. 

     

    C - Gabarito. 

     

    D - Errada. Auto e Laudo, são espécies do gênero Relatório. 

     

    E - Errada. Não há subjetivismo no relatório - laudo - "Visum et repertum”, descrever de forma objetiva o que foi visto no laudo.

     

    Bons estudos. 

  • Errada. 

    os achados objetivos: está na descrição

    os achados subjetivos: não há subjetivismo no relatório - laudo - "Visum et repertum”, descrever de forma objetiva o que foi visto no laudo.