SóProvas


ID
1553005
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No esclarecimento da causa da morte, é importante a aplicação de conceitos técnicos em tanatologia para um
melhor entendimento dos sinais encontrados no cadáver. 
Quanto à cronotanatognose, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a-) ESTIMATIVA

    b-) MUMIFICAÇÃO

    c-) DESIDRATAÇÃO

    d-) ABIOTICO MEDIATO

    e-) CORRETO

  • Algidez cadavérica corresponde ao Resfriamento, o qual é um dos Fenômenos Cadavéricos Abióticos Consecutivos.

  • C) Errada. Pois, o sinal de Sommer & Lacher apresenta relação com a desidratação do corpo, que ocasiona o pergaminhamento da pele, a dessecação das mucosas e uma diminuição do tônus do globo ocular, dessa forma surgindo a mancha enegrecida Sinal de Sommer & Lacher.

  • Algidez cadavérica:

    Perda de 0,5°C nas primeiras três.

    Perda de 1°C a cada hora seguinte até o equilíbrio com a temperatura ambiente.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    Cronotanatognose diz respeito ao espaço de tempo verificado em diversas fases do cadáver e o momento em que se verificou o óbito. 

    A) ERRADO. Não é possível estabelecer a hora da morte com precisão, uma vez que a cronologia da morte vai variar muito em função de fatores ambientais e individuais, além do fato de que a morte é um processo gradual.

    B) ERRADO. É a desidratação cadavérica que tem influência dos fatores citados. Sua rapidez depende das condições que favorecem a evaporação e que são: baixa umidade do ar, temperatura elevada, boa ventilação e superfície ampla. Nos climas quentes e úmidos a umidade alta dificulta e retarda o aparecimento dos sinais que dependem da desidratação. 

    C) ERRADO. O sinal de Sommer apresenta relação direta com a desidratação cadavérica, acontecendo em decorrência desta, não tendo relação direta com a algidez cadavérica (esfriamento do cadáver), uma vez que estão associados a fenômenos físicos diferentes (o primeiro, a perda de água para o ambiente, e o segundo, a perda de calor).

    D) ERRADO. Livores hipostáticos são sinais consecutivos (mediatos) da realidade da morte, e não precoces (imediatos). O que acontece é que com a parada da circulação, o sangue vai se acumulando paulatinamente nas partes mais baixas, deixando de aparecer apenas nas superfícies de contato que o cadáver sofre por compressão sob o plano resistente. Surgem de 2 a 3 horas após a morte.

    E) CERTO. Esfriamento cadavérico (algor mortis) ocorre devido à falência do sistema termorregulador. A temperatura corporal é mantida pelo equilíbrio entre a produção interna de calor e as perdas para o ambiente. Não existindo o metabolismo e suas reações químicas exotérmicas, a nossa temperatura seria sempre semelhante à do meio ambiente. 

    Gabarito do professor: Alternativa E.