SóProvas


ID
1553008
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A clássica regra de Nysten está relacionada a um fenômeno cadavérico de ordem química denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa C

    A rigidez, contratura muscular, tem início na cabeça, uma hora após a parada cardíaca, progredindo para o pescoço, tronco e extremidades, ou seja, de cima para baixo (da cabeça para os pés). O relaxamento se faz no mesmo sentido. Tal observação é denominada Lei de Nysten. O tempo de evolução é variável.

    Fonte: http://profsilvanmedicinalegal.blogspot.com.br/2015/06/aula-6-tanatologia.html

  • Gabarito: Letra C

     

    Nysten considerava a rigidez cadavérica (rigor mortis) como o último esforço da vida contra a ação dos fenômenos químicos.

     

    Fonte: Genival Veloso França.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal.

    A) ERRADO. A autólise é um fenômeno de ordem bioquímica e não está relacionada à Lei de Nysten. Trata-se da é a destruição das células pela ação descontrolada das suas próprias enzimas.

    B) ERRADO. Livro hipostático é um fenômeno de ordem física e não está relacionado à Lei de Nysten. Com a parada da circulação, o sangue vai se acumulando paulatinamente nas partes mais baixas, deixando de aparecer apenas nas superfícies de contato que o cadáver sofre por compressão sob o plano resistente. Surgem de 2 a 3 horas após a morte.

    C) CERTO. Rigidez cadavérica é um estado de dureza, retratação e tensão que sobrevém nos músculos após a morte.  Atribuído a muitos fatores, todos decorrentes da supressão de oxigênio muscular, impedindo a formação de ATP, da formação de actomiosina e da ação da glicólise anaeróbica, com o inevitável acúmulo de ácido lático. Segundo a lei de Nysten, a rigidez se manifesta primeiro na face, mandíbula e pescoço, seguindo-se dos membros superiores, do tronco e até os membros inferiores. Desaparece na mesma ordem.

    D) ERRADO. A putrefação cadavérica é um fenômeno de ordem bioquímica e não está relacionada à Lei de Nysten. Consiste na decomposição fermentativa da matéria orgânica por ação de diversos germes e alguns fenômenos daí decorrentes. 

    E) ERRADO. A desidratação cadavérica é um fenômeno de ordem física e não está relacionada à Lei de Nysten. Ocorre por evaporação tegumentar; a perda de água, que nos vivos é compensada pela ingestão, segue no cadáver de modo contínuo, mas sem reposição.

    Gabarito do professor: Alternativa E.