-
Blast Primário - É a onda de choque propriamente dita;
Blast Secundário - É o lançamento dos fragmentos, como estilhaços ou projéteis colocados no interior da granada;
Blast Terciário - É a onda de choque que atua sobre as pessoas ao redor da explosão, jogando-as contra o chão ou objetos;
-
Gab: D
A doutrina médico- legal traz três modalidades de blast:
Blast Primário - resulta da onda de choque propriamente dita, em
razão da explosão;
Blast Secundário - causado pelo lançamento de fragmentos, como
estilhaços ou projéteis colocados no interior da granada, além de
pedaços de objetos arremessados em razão da onda de choque;
Blast Terciário - Consiste no na onda de choque que atua sobre as
pessoas ao redor da explosão, jogando-as contra o solo e objetos
diversos.
Prof. Alexandre Herculano -
-
GABARITO D
BLAST PRIMÁRIO: as vítimas estão muito próximas da explosão. Pode ocorrer desaparecimento do corpo; despedaçamento; mutilações e queimaduras extremas.
BLAST SECUNDÁRIO: são estudados os efeitos dos fragmentos deslocados pela onda de choque.
BLAST TERCIÁRIO: é estudado o efeito do impacto do corpo eventualmente projetado. Tende a causar lesões contundente.
-
Débora Oliveira, só para te fazer uma breve correção em relação ao blast terciário: irá causar lesões contusas ou cortocontusas. Não existe lesão contundente; o instrumento que é contundente.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
Chama-se de explosão um mecanismo produzido pela transformação química de determinadas substâncias que, de forma violenta e brusca, produz uma quantidade excessiva de gases com capacidade de causar malefícios à vida ou à saúde de um ou de vários indivíduos.
As lesões produzidas por esses artefatos podem ser por ação mecânica e por ação da onda explosiva. As primeiras são provenientes do material que compõe o artefato e dos escombros que atingem as vítimas. As outras são decorrentes das ondas de pressão e sucção, que compõem a chamada síndrome explosiva ou blast injury.
A) ERRADO. Barotraumas são definidos como lesões no organismo causadas pela incapacidade de igualar as pressões entre o ambiente e o organismo.
B) ERRADO. Não existe o termo "bend" em Medicina Legal. Alternativa tentou confundir com "blast".
C) ERRADO. O blast primário diz respeito aos efeitos causados pela onda de choque propriamente dita, e não pelos estilhaços do explosivo.
D) CERTO. O blast, considerado como o conjunto de efeitos lesivos da explosão, tem sido dividido em primário, secundário, terciário e quaternário.
Primário – onda de choque propriamente dita, ou seja, a propagação do som através do meio onde se deu a explosão Secundário – resulta de projéteis originados tanto do estilhaçamento do invólucro do material explosivo como da fragmentação dos corpos que estejam suficientemente próximos do foco Terciário – decorre do deslocamento súbito do indivíduo pelo vento explosivo, de modo que ele pode ser lançado às alturas e cair, ou ser jogado de encontro às estruturas sólidas do ambiente circundante Quaternário – varia entre os autores. De modo geral, inclui todas as lesões não decorrentes das anteriores, como queimaduras, intoxicações por gases e produtos químicos, irradiação.
E) ERRADO. O blast terciário diz respeito ao deslocamento do indivíduo que se choca contra as superfícies ao redor, e não aos estilhaços do explosivo.
Gabarito do professor: Alternativa D.
-
Cuidado com a classificação de graus, pessoal.
De acordo com o professor Roberto Blanco
BLAST PRIMÁRIO: as vítimas estão muito próximas da explosão, sendo atingida pela onda de choque e estilhaços da granada
. Pode ocorrer desaparecimento do corpo; despedaçamento; mutilações e queimaduras extremas. E não somente a onda de choche.
-
Cuidado com a classificação de graus, pessoal.
De acordo com o professor Roberto Blanco
BLAST PRIMÁRIO: as vítimas estão muito próximas da explosão, sendo atingida pela onda de choque e estilhaços da granada
. Pode ocorrer desaparecimento do corpo; despedaçamento; mutilações e queimaduras extremas. E não somente a onda de choche.
-
Gabarito: D
NÍVEIS DO BLAST
✅ PRIMÁRIO ➡ Vítima muito próxima da explosão. Pode ocorrer o desaparecimento do corpo, despedaçamento, mutilações e queimaduras extremas.
✅ SECUNDÁRIO ➡ Efeitos dos fragmentos deslocados pela onda de choque. (gabarito da questão)
✅ TERCIÁRIO ➡ Efeito do impacto do corpo eventualmente arremessado.
Fonte: Wilson Palermo (2020)