-
Gab: B.
Eletricidade artificial - Jellinek.
Eletricidade natural - Lichtenberg.
-
GABARITO B
Sinal de JELLINEK: Energia elétrica industrial (DICA: "LONG NECK", aquela latinha, não é artificial? Pois então, lembrem-se de JELLINECK - ARTIFICAL)
Sinal de Lichtemberg: Energia elétrica natural. (DICA: "ICE BERG", aquele bloco de gelo não é natural? Pois então, lembrem-se de LICHTEMBERG - NATURAL)
As dicas são bobas mas sempre me salvam nas questões!
-
Sinal de Werkgartner: É a lesão de queimadura, produzida pelo cano da arma ainda quente, ao ponto de imprimir na pele da vítima a marca circular do cano e, em alguns casos, marcas de outras características de que a arma dispõe, como por exemplo da massa de mira.
Sinal de Lichtenberg: Lesão com aspecto arboriforme ou de samambaia, é produzido por eletricidade natural/cósmica.
Sinal de Benassi: Fuligem impregnada nos planos ósseos advindos de tiro encostado.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal.
A) ERRADO. Um ferimento superficial que pode ocorrer por eletricidade artificial é a metalização elétrica, em que ocorre a deposição cutânea do metal, cuja característica é o destacamento da pele, com o fundo da lesão impregnado de partículas da fusão e vaporização dos condutores elétricos.
B) CERTO. As lesões superficiais por eletricidade artificial alteram-se de acordo com a corrente de alta ou baixa tensão. A lesão mais típica é conhecida como marca elétrica de Jellinek, embora nem sempre esteja presente. Constitui-se em uma lesão da pele, tem forma circular, elítica ou estrelada, de consistência endurecida, bordas altas, leito deprimido, tonalidade branco-amarelada, fixa, indolor, asséptica e de fácil cicatrização. Pode apresentar também a forma do condutor elétrico.
C) ERRADO. Sinal de Werkgaertner ocorre nas lesões por projéteis de arma de fogo, quando os tiros encostados deixam o desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido por sua ação contundente ou pelo seu aquecimento.
D) ERRADO. As lesões externas por eletricidade natural tomam aspecto arboriforme e tonalidade arroxeada, cognominadas sinal de Lichtenberg ou marcas queraunográficas (do grego keraunos, que significa raio), procedente de fenômenos vasomotores, podendo desaparecer com a sobrevivência. Essa marca surge cerca de uma hora depois da descarga e desaparece gradualmente em torno das 24 h subsequentes à descarga elétrica.
E) ERRADO. Sinal de Benassi ocorre nas lesões por projéteis de arma de fogo, quando pode-se encontrar um halo fuliginoso (ou negro de fumo) na lâmina externa do osso referente ao orifício de entrada.
Gabarito do professor: Alternativa B.
-
Alô PCRN. Alguém de Patos-PB escuta-me ai