-
Também é conhecida como INTERMAÇÃO. É um quadro clinico grave, que pode evoluir para a INSOLAÇÃO ou para a morte. Atualmente, a maioria dos autores admite que representa uma fase inicial da descompensação dos ajustes do organismo ao calor ambiente, e a insolação é a fase final do descontrole térmico.
-
Na verdade são coisas diferentes. Na intermação existe uma deficiência ou falha dos mecanismos de dissipação de calor do corporal, normalmente proveniente de atividade física rigorosa em ambiente quente e sem ventilação, condicionamento físico inadequado, desidratação e depleção de eletrólitos. É um quadro Muito grave, o paciente deve ser resfriado imediatamente e levado ao hospital mais próximo.
SINAIS E SINTOMAS:
– Pele quente, seca e ruborizada; (principal diferença)
– Cefaléia;
– Fadiga, Letargia, fraqueza;
– Tontura;
– Sede intensa;
– Náusea e vômito;
– Mialgias, cãibras;
– Taquicardia, hipotensão arterial;
– Parestesias;
– Agitação;
– Confusão, desorientação;
– Coma;
– Temperatura corporal elevada.
-
Intermação e exaustão térmica são a mesma coisa sim, o que difere é a insolação.
Fonte: Hyginio
-
É sinônimo ou Nao?
-
A insolação é termonose que decorre da ação direta ou indireta dos raios do sol.
A intermação (exaustão térmica) é termonose que se manifesta em espaços fechados ou POUCO ABERTOS sem arejamento.
Os sintomas, habitualmente, variam de indivíduo para indivíduo, pois as termonoses não têm sintomatologia típica que as caracterize.
No RJ
Sintomas de circulação ou cardíacos ligam-se a INTERMAÇÃO - Há desequilíbrio hidro-eletrolítico
Sintomas no hipotálamo ligam-se a INSOLAÇÃO
-
Intermação é também conhecida como exaustão térmica ou prostação térmica.
A intermação é a fase inicial da descompensação dos ajustes do organismo ao calor ambiental, enquanto a insolação é a fase final do descontrole térmico.
Fonte: Sinopse de Medicinal Legal - Wilson Luiz Palermo Ferreira - 5 edição - página 232
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em traumatologia médico-legal, mais especificamente, em lesões e morte por energia térmica.
Termonoses são doenças relacionadas ao calor, causadas pela exposição de um indivíduo a ambiente de temperatura elevada.
A) ERRADO. De acordo com Hygino de C. Hércules, insolação é a forma mais grave das síndromas causadas pela exposição ao calor ambiente. Seus sintomas são temperatura muito elevada, distúrbios mentais e neurológicos, taquicardia, taquipneia, pressão arterial normal ou hipotensão.
B) ERRADO. A hipotermia não é uma termonose, e sim é causada pela ação do frio difuso. Leva à alteração do sistema nervoso, sonolência, convulsões, delírios, perturbações dos movimentos, anestesias, congestão ou isquemia das vísceras, podendo advir a morte quando tais alterações assumem maior gravidade.
C) ERRADO. A miliária rubra é uma termo-nos que ocorre quando a obstrução dos dutos excretores das glândulas sudoríparas está no seio da camada intermediária da epiderme, e o suor retido escapa para o espaço intercelular e exerce ação irritava local que desperta reação inflamatória caracterizada por intensa hiperemia e prurido, com formação de pápulas e vesículas.
D) ERRADO. Sudamina é uma forma de miliária, e resulta da obstrução do fluxo do suor ao longo dos dutos excretores das glândulas sudoríparas é crinas. Na sudamina, a obstrução é muito superficial, na camada córnea da epiderme, e formam-se vesículas pequenas, de conteúdo muito claro e incolor, muito próximas entre si, sem reação inflamatória local. Também é chamada de miliária cristalina.
E) CERTO. Exaustão térmica é sinônimo de prostração térmica ou intermação. Trata-se de um quadro clínico grave, que pode vir a ser fatal diretamente ou evoluir para outro bem mais agressivo, que é a insolação. Os sintomas da exaustão térmica são cansaço, sudorese profusa, palidez, fraqueza muscular, mialgias, dor de cabeça, tonteiras, náuseas e vômitos, anorexia, taquicardia e hipotensão arterial. Caracteristicamente, não há manifestações de ordem neurológica.
Gabarito do professor: Alternativa E.
-
O calor agindo de forma direta: queimaduras.
O calor agindo de forma difusa: termonoses (insolação – queimadura direta pelo sol, tentar bronze, por exemplo, intermação – ficar em um ambiente fechado quente, confinado, calor industrial).
ü Doenças do calor:
Edema: permanência de um indivíduo não aclimatizado em posição ortostática (de pé, ou sentado), por tempo demorado. Há vasodilatação da pele e retenção de sódio e água. Mais comum em mulheres. É mais frequente nos pés/mãos/ tornozelos (extremidades)
Milária: comum em crianças pequenas e é causada pela obstrução do fluxo de suor ao longo dos dutos excretores das glândulas sudoríparas. Milária cristalina ou sudâmina é inflamação na córnea.
Sincope: Pessoas não aclimatizadas podem sentir tonteiras, zumbidos auditivos, visão escura, desmaio quando são obrigadas a ficar em pé em posição ortostática por tempo prolongado sob temperatura alta, mesmo que não esteja exposta diretamente ao sol. Ficam pálidas e suadas.
Câimbras: contração espasmódica e dolorosa da musculatura esquelética das pernas, braços ou abdômen e ocorrem após esforços musculares intensos sob temperatura elevada.
Exaustão térmica: ou intermação, é um quadro clínico grave que pode evoluir pra insolação ou morte. Sintomas: sudorese profusa, cansaço, dor de cabeça, taquicardia, hipotensão artérial. (NÃO CAUSA MANIFESTAÇÃO NEURÓLOGICA, AS BANCAS COLOCAM PRA CONFUNDIR).
Queimaduras: Resultantes do calor direto, em qualquer de suas formas, atuando diretamente na pele ou no organismo.