SóProvas


ID
1553755
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao adentrar à casa, uma enfermeira se deu conta da vulnerabilidade da família. Suas necessidades básicas não estavam sendo atendidas, e as mudanças necessárias poderiam demorar.

Essa reflexão sobre a visita domiciliar a um idoso acamado caracteriza a visita domiciliar como instrumento de enfermagem para

Alternativas
Comentários
  • As equipes de saúde, isoladamente, não detêm todas as condições para garantir o acesso do paciente a tecnologias de saúde, necessitando de recursos e tomadas de decisões inscritos na esfera da gestão do SUS ou até em outros pontos de atenção da rede, ressalta-se a potencialidade das mesmas em facilitar este acesso pelo desenvolvimento da capacidade de gerir o cuidado e operando como um “facilitador", através do estabelecimento de formas diferentes de organização do processo de trabalho e uso de ferramentas/tecnologias que facilitem este acesso como o acolhimento, a clinica ampliada, o apoio matricial e o projeto terapêutico singular.

    O projeto terapêutico singular (PTS) pode ser elaborado também para grupos ou famílias e contempla fases como diagnóstico, definição das metas, definição das responsabilidades e a reavaliação. O diagnostico consiste na avaliação/problematização dos aspectos orgânicos, psicológicos e sociais, buscando facilitar uma conclusão, ainda que provisória, a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário, a vulnerabilidade possibilita uma leitura mais singular da situação de cada sujeito individual ou coletivo, enfrentando de certa forma as insuficiências da generalização do conceito de risco. Portanto quando o enfermeiro descreveu a situação de vulnerabilidade do paciente idoso acamado ele estava contextualizando o plano terapêutico singular, no caso familiar.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministerio da Saude.  Melhor em Casa: A segurança do Hospital no Conforto do Seu Lar. Caderno de Atencao Domiciliar. Volume 2, Brasilia, 2012.