SóProvas


ID
1553998
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Modelo OSI (Open Systems Interconnection) é um modelo de referência que sintetiza, de modo abstrato, a estrutura funcional dos elementos envolvidos na comunicação entre sistemas abertos de comunicação de dados. Esse modelo é dividido em sete camadas sobrepostas, de modo que cada camada executa um conjunto bem definido de funções.


A utilização de algoritmos de roteamento para determinar rotas apropriadas para transferência de unidades de dados entre endereços de rede é função da camada:

Alternativas
Comentários
  •  

    GABARITO: D

     

    Roteador é um dispositivo que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores, criando um conjunto de redes de sobreposição. Um roteador é conectado a duas ou mais linhas de dados de redes diferentes. Quando um pacote de dados chega, em uma das linhas, o roteador lê a informação de endereço no pacote para determinar o seu destino final. Em seguida, usando a informação na sua política tabela de roteamento ou encaminhamento, ele direciona o pacote para a rede de próxima em sua viagem. Os roteadores são os responsáveis pelo "tráfego" na Internet. Um pacote de dados é normalmente encaminhado de um roteador para outro através das redes que constituem a internetwork até atingir o nó destino. E portanto o roteador é tipicamente um dispositivo da camada de REDE do Modelo OSI.

     

  • A camada de rede controla a operação da sub-rede. Uma questão fundamental de projeto é determinar a maneira como os pacotes são roteados da origem até o destino. As rotas podem se basear em tabelas estáticas, "amarradas" à rede e raramente alteradas.

     

    Tanenbaum - Redes de Computadores 

  • Gabarito D

    camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. Suas principais funções são o roteamento dos pacotes entre fonte e destino, mesmo que estes tenham que passar por diversos nós intermediários durante o percurso, o controle de congestionamento e a contabilização do número de pacotes ou bytes utilizados pelo usuário, para fins de tarifação.

    O principal aspecto que deve ser observado nessa camada é a execução do roteamento dos pacotes entre fonte e destino, principalmente quando existem caminhos diferentes para conectar entre si dois nós da rede. Em redes de longa distância é comum que a mensagem chegue do nó fonte ao nó destino passando por diversos nós intermediários no meio do caminho e é tarefa do nível de rede escolher o melhor caminho para essa mensagem.

    A escolha da melhor rota pode ser baseada em tabelas estáticas, que são configuradas na criação da rede e são raramente modificadas; pode também ser determinada no início de cada conversação, ou ser altamente dinâmica, sendo determinada a cada novo pacote, a fim de refletir exatamente a carga da rede naquele instante. Se muitos pacotes estão sendo transmitidos através dos mesmos caminhos, eles vão diminuir o desempenho global da rede, formando gargalos. O controle de tais congestionamentos também é tarefa da camada de rede.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GAB: D

    A Camada de Rede é responsável por endereçar os pacotes para o computador de destino, além de determinar qual é a melhor rota para realizar a entrega (roteamento entre fonte e destino) baseado nas condições atuais da rede, na prioridade dos serviços, etc. Na Camada de Rede, existe um endereço lógico chamado Endereço IP, que nós veremos mais adiante.

    Exemplos de Protocolos: IP, ICMP, ARP, NAT, etc.

    Para quem associou "rota" a camada de transporte, vejam uma definição:

    A Camada de Transporte é responsável por organizar os dados em segmentos e que eles cheguem ao destino livre de erros (sem perdas, sem duplicações e na ordem certinha), independentemente do tipo, topologia ou configuração de rede.