SóProvas


ID
1554220
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Expressões como “as pessoas são nosso principal patrimônio” são frequentemente proferidas por administradores e executivos e demonstram a importância da administração de recursos humanos para as organizações. Assinale a alternativa que apresenta somente alguns dos impactos positivos no desempenho da organização, com o qual as políticas e práticas de administração de recursos humanos contribuem.

Alternativas
Comentários
  • O que tornam as questões de GP e Administração Geral impossíveis? As bancas. Se o candidato olhar rapidamente todas as alternativas, este não conseguirá encontrar , a princípio, gabaritos sólidos e corretos.   Como conseguir encontrar o gabarito neste tipo? Optar pelo método da exclusão ou anulação (risos). Acertei por exclusão e vou tentar salientar em negrito os "erros". 

    a) Aumentar a motivação dos funcionários; incentivar os melhores funcionários a iniciar negócios próprios; manter preços competitivos no mercado; e assegurar que os gastos com recursos humanos sejam reduzidos.

     b) Melhorar as competências e habilidades dos funcionários; assegurar que os gastos com recursos humanos sejam reduzidos; manter os funcionários mais competentes e empenhados na organização; possibilitar a redução do volume de treinamento e capacitação.

     c) Incentivar os melhores funcionários a iniciar negócios próprios; manter preços competitivos no mercado; desenvolver uma vantagem competitiva sustentável; possibilitar a redução do volume de treinamento e capacitação.

     d) Encorajar os funcionários não comprometidos com a organização a abandoná-la; reduzir a necessidade de avaliação de desempenho dos funcionários; melhorar as competências e habilidades dos funcionários; aumentar a motivação e produtividade dos funcionários.


    TOME NOTA: questão louca

  • ainda assim , na questão E , encorajar os funcionários não comprometidos com a organização a abandoná-la., nunca tinha visto isso antes , ná pratica não há encorajamento e sim a própria demissão ...

  • Putz, essa banca está me surpreendendo cada vez mais 

  • Meu filho, traga sua carteira amanhã pois eu quero "encorajar você a abandonar a empresa"! 

    kkk...essa é nova! 

     

  • Coml assim a gestão de RH incentiva o funcionário a abandoná-la?
  • Cê é loko cachoeira...

  • sobre o "encorajar os funcionários não comprometidos..." achei esse conteúdo, que apenas cita: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3444552/mod_resource/content/1/Slides%20de%20aula%20-%2012.pdf

    bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro

  • Comentário na questão Q358108

     

    A administração de recursos humanos – ARH

    Administração de Recursos Humanos (ARH) refere-se à concepção e aplicação de sistemas formais na organização para garantir o uso eficaz e eficiente do talento humano na realização dos objetivos organizacionais. Podem se destacar três objetivos da ARH:

    §     Identificar e atrair recursos humanos qualificados e competentes;

    §     Adaptar os trabalhadores à organização e desenvolver todo o seu potencial;

    §     Manter os trabalhadores comprometidos e satisfeitos com a organização.

     

    Uma visão histórica da administração de recursos humanos

    Como especialidade, a ARH surgiu no início do século XX, no contexto da Revolução Industrial, para mediar e reduzir conflitos entre pessoas e as organizações. Até a década de 1970, sua atuação estava predominantemente associada à resolução de conflitos e às questões trabalhistas. Com a globalização da economia, o aumento da competitividade no mundo dos negócios e as transformações que marcaram o final do século passado, a importância de recursos humanos cresceu, exigindo das empresas a adoção de novos paradigmas de gestão de pessoas. Analogamente, a evolução dos estudos sobre o comportamento no âmbito organizacional consolidava os novos rumos da ARH, elevando a consciência de que a participação e o envolvimento das pessoas com objetivos organizacionais representam um diferencial competitivo estratégico.

     

    A importância da administração de recursos humanos

    Além de sua contribuição para o desenvolvimento de uma vantagem competitiva sustentável, as políticas e práticas de ARH têm um impacto positivo no desempenho da organização, uma vez que contribuem para:

    §     Melhorar as competências e habilidades dos funcionários;

    §     Aumentar a motivação dos trabalhadores;

    §     Manter os funcionários mais competentes e empenhados na organização;

    Encorajar os não comprometidos com a organização a abandoná-la.

     

    SOBRAL, F.; PECCI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.

  • eu fico é morta!

  • Encorajar os funcionários não comprometidos com a organização a abandoná-la -> Provavelmente se referiu ao funcionário abandonar a ideia de não ter comprometimento com a empresa.

    Nenhuma das alternativas fez sentido pra mim, depois de ler 36 vezes tentei enxergar com olhos mágicos a visão do examinador. ( Não adianta brigar ou reclamar da banca, ela vai continuar fazendo prova e a gente sem a vaga).

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pode crer, MARCIA MENESES!!!!!

  • À meu ver, encorajar os funcionários não comprometidos com a organização a abandoná-la é uma maneira de reduzir os custos com a demissão e manter uma boa imagem junto ao mercado, de empresa que não demite e se preocupa com a felicidade profissional do funcionário, incentivando-o a seguir seu caminho e buscar algo mais satisfatório.

  • Égua tive que ler várias vezes para poder responder certo, deu certo. "Encorajar as pessoas que não têm compromisso com a empresa e deixá-la, ou seja, vá procurar outro lugar que lhe faça bem.