-
OBS. A NBR 6122, FALA QUE A BUCHA É COMPOSTA APENAS DE AREIA E PEDRA....
-
OBS. A NBR 6122, FALA QUE A BUCHA É COMPOSTA APENAS DE AREIA E PEDRA....
-
3.19 Estaca tipo Franki Tipo de fundação profunda caracterizada por ter uma base alargada, obtida introduzindo-se no terreno uma certa quantidade de material granular ou concreto, por meio de golpes de um pilão. O fuste pode ser moldado no terreno com revestimento perdido ou não ou ser constituído por um elemento pré-moldado.
O processo executivo da estaca tipo Franki tradicional consiste em cravar no terreno um tubo com a ponta fechada por uma "bucha" de brita e areia, socada com energia por um pilão de queda livre, que arrasta o tubo por atrito, obtendo-se ao final da cravação uma forma absolutamente estanque.
-
Luiz,
O texto que vc citou consta na NBR6122/1996, já o texto expresso pelo colega Rafael foi extraído da NBR6122/2010. Creio q quem tenha errado essa questão, numa situação real poderá anula-la, uma vez que, a norma em vigência é a de 2010 e não de 1996.
Mas vale ressaltar que este procedimento, independente da existencia ou não da palavra "concreto", é caracteristico e particular as estacas franki e de nenhuma outra citada na questão.
Seria complicado se fosse uma questão de "certo ou errado" da cespe, pois ia gerar contradições...
-
Definição da estaca Franki pela NBR 6122/19:
"Estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada".
QÉS!