SóProvas


ID
1554547
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Elisa trabalha como agente educadora e participa do desenvolvimento de atividades em alguns programas municipais de integração social, tanto nos destinados às crianças, quanto nos voltados aos idosos. Com outros profissionais da educação do município, ela criou projetos que articulam idosos e crianças. Entre as atividades projetadas, consta a participação voluntária e agendada de idosos nas casas em que estão abrigadas crianças por ordem do poder judiciário. Durante essas visitas, os idosos ajudam a dar mamadeira, embalar com cantigas para fazer dormir, catar piolhos, pentear as crianças, fazer cachinhos ou tranças, enfeitar os penteados, contar histórias e ensinar brincadeiras. Na perspectiva do Estatuto do Idoso (Lei n° 10.741/2003), esses projetos são

Alternativas
Comentários
  • Letra B
    Art.3 - Inciso IV - da Lei 10.741

  •    Art. 3o

    É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

     IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

  • Que examinador descritivo, me senti como se estivesse lá no abrigo ajudando os velhinhos a fazer cachinhos, tranças e etc. kk <3

  • Também tive a mesma impressão

  • Catar piolhos foi osso kkkkkk

  • A questão trata de direitos fundamentais do idoso.

    Estatuto do Idoso:

    Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

    § 1º A garantia de prioridade compreende:                (Redação dada pela Lei nº 13.466, de 2017)

    IV – viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações;

    Na perceptiva do Estatuto do Idoso, os projetos de participação dos idosos em programas de integração social são adequados e previstos como formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações.

    Alternativa correta letra B, ao dispor: “adequados e previstos como formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações". Assim, correta letra B, gabarito da questão.

    As alternativas “A", “C", “D" e “E" estão incorretas, ao disporem, respectivamente: A) abusivos em relação aos idosos, uma vez que exploram o trabalho deles, fazendo-­os desenvolver atividades que são obrigações de funcionários; C) equivocados, na medida em que misturam idosos com crianças, e a integração de idosos deve ser focada nos grupos da mesma faixa etária; D) perigosos, dada a situação de carência das crianças abrigadas, pois estas podem apegar-­se aos visitantes e dar trabalho quando eles não comparecem; E) inócuos, isto é, não servem para nada em relação aos objetivos de integração social tanto das crianças, quanto dos adultos.

    Gabarito do Professor letra B.