SóProvas


ID
1555414
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Em um experimento, foi analisado o efeito do número de átomos de carbono sobre a solubilidade de alcoóis em água, bem como sobre a quiralidade das moléculas desses alcoóis. Todas as moléculas de alcoóis testadas tinham número de átomos de carbono variando de 2 a 5, e cadeias carbônicas abertas e não ramificadas.

Dentre os alcoóis utilizados contendo um centro quiral, aquele de maior solubilidade em água possui fórmula estrutural correspondente a:

Alternativas
Comentários
  • Considerando-se apenas as moléculas de ALCOÓIS com cadeia carbônica aberta e não ramificada, têm-se os seguintes compostos possíveis:

    - etanol;

    - propan-1-ol;

    - propan-2-ol;

    - butan-1-ol;

    -butan-2-ol;

    -pentan-1-ol;

    -pentan-2-ol;

    -pentan-3-ol.

    Um carbono é um centro quiral quando se liga a 4 grupamentos diferentes. Das moléculas apresentadas, as que têm centro quiral são o butan-2-ol e pentan-2-ol.


    A SOLUBILIDADE em água dos álcoois decorre da interação de sua parte polar (grupamento hidroxila) com a água, que também é uma molécula polar. Entretanto, à medida que aumenta o tamanho da cadeia carbônica, que é a parte apolar da molécula, menores são as interações com a água e menor, portanto, a SOLUBILIDADE do álcool. Logo, o álcool que possui maior SOLUBILIDADE em água e que contém um centro quiral é o butan-2-ol, cuja fórmula estrutural está representada na letra C.

  • Só a C e D são quirais. Depois era só lembrar que a mais solúvel é a de menor cadeia apolar (C).