SóProvas


ID
1555426
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Cidade Maravilhosa

Cidade maravilhosa

Cheia de encantos mil

Cidade maravilhosa Coração do meu Brasil


Berço do samba e de lindas canções

Que vivem n’alma da gente

És o altar dos nossos corações

Que cantam alegremente

(...)

André Filho e silva sobreira, 1935


rio 40 graus Rio 40 graus

Rio 40 graus

Cidade maravilha

Purgatório da beleza

E do caos

(...)

O Rio é uma cidade

De cidades misturadas

O Rio é uma cidade

De cidades camufladas

Com governos misturados

Camuflados, paralelos

Sorrateiros

Ocultando comandos...

(...)

Gatilho de disket

Marcação pagode, funk

De gatilho marcação

De samba-lance

Com batuque digital

Na sub-uzi musical

De batucada digital

(...)

Fernanda Abreu, 1992

letras.mus.br


As letras das canções Cidade maravilhosa, de 1935, e Rio 40 graus, de 1992, parecem não retratar a mesma cidade.

As diferentes percepções do Rio de Janeiro, retratadas em cada letra, podem ser associadas, respectivamente, às ideias de:

Alternativas
Comentários
  • No trecho apresentado de Cidade Maravilhosa, observa-se a exaltação do Rio de Janeiro, mas não se mencionam os atributos naturais, a relevância política nem a tranquilidade social, que nem sequer se trata de uma característica da cidade. Verifica-se uma glorificação mais genérica da identidade local. Quanto à música Rio 40 graus, não há ênfase em aspectos de segurança pública. Já a desordem urbana, a integração étnica e o reconhecimento da diversidade cultural aparecem representados em algumas estrofes da canção. Como a única alternativa correta em relação à música Cidade Maravilhosa é a que aparece na letra (D), essa é a alternativa correta para a interpretação das duas músicas. 
  • O Rio de Janeiro, sua história, seus habitantes, suas particularidades geográficas e paisagísticas foram, e ainda são, assunto recorrente de diversas manifestações e produtos culturais, como exemplificam as canções “Cidade maravilhosa” e “Rio 40 graus”. As canções mencionadas simbolizam representações da cidade carioca associadas às circunstâncias do momento em que foram produzidas, respectivamente, as décadas de 1930 e 1990. “Cidade Maravilhosa”, hoje hino oficial da cidade, se caracteriza pelo tom ufanista na alusão aos muitos encantos da então capital do país, singularizando sua identidade local, enaltecendo assim sua importância e referencialidade para o país e para o exterior. “Rio 40 Graus” apresenta as diversidades socioculturais da metrópole carioca, elencando grupos e territórios plurais reunidos na mesma cidade, redimensionando assim seus contrastes sob a designação do Rio de Janeiro ser o purgatório da beleza e do caos.

  • Alternativa correta: (D)