SóProvas


ID
1555435
Banca
UERJ
Órgão
UERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

EN LA HABANA: DE OLHO NOS NOVOS NEGÓCIOS

Os novos negócios em Havana impulsionaram outro setor, até então pouco em voga na ilha: a publicidade. As histórias de pequenos empreendedores que deram certo foram a inspiração para a revista eletrônica mensal En la Habana, que chegou ao seu terceiro número em março deste ano. O objetivo, segundo um dos seus criadores, é mostrar o que está acontecendo na cidade e as transformações no país, principalmente na capital.

Adaptado de O Globo, 06/04/2015.


Cuba passou a ser um país socialista após a revolução ocorrida em 1959. Nas últimas décadas,porém, tem vivenciado mudanças derivadas da dissolução da U.R.S.S., dentre as quais estão as citadas no trecho da reportagem.

A expansão desses novos negócios cubanos está diretamente relacionada à expectativa da seguinte possibilidade:

Alternativas
Comentários
  • Foi em outubro de 1960 que os EUA declararam embargo econômico, financeiro e comercial a Cuba. A medida impôs restrições às importações de produtos, transações financeiras e limitou o comércio entre os países. O bloqueio foi uma resposta à expropriação de empresas e propriedades norte-americanas pelos comunistas na ilha. Desde então, Fidel Castro classifica o ato como "o maior genocídio da história". A princípio, as consequências do embargo foram minimizadas pelo aumento das relações comerciais entre Cuba e União Soviética. Porém, a partir de 1991, com o fim do bloco socialista, a ilha perdeu 85% de suas relações comerciais, mergulhando o país em uma longa crise econômica.

    Em dezembro de 2014, os Estados Unidos e Cuba acenam para uma nova relação e iniciam negociações para a reabertura de embaixadas. O fim do embargo entra em pauta, e o tema mexe com sonhos, vontades e opiniões dos cubanos, que sofrem há anos com as restrições.

  • Cuba já tem um bom relacionamento com grande parte dos países latino-americanos, como com o Brasil. A alternativa (A) está errada.
    A alternativa (B) esta errada. China e Cuba já têm acordo comercial e de cooperação técnica.
    A alternativa (C) está certa. Há um embargo econômico norte-americano contra Cuba desde a década de 1960, o qual acarreta sérios prejuízos à economia cubana, extremamente pequena se comparada à economia norte-americana. As expectativas, não só pelo que está no enunciado, mas também pela recente aproximação de Cuba e Estados Unidos, capitaneada pelo presidente Barak Obama, são positivas quanto ao fim próximo do embargo.
    A alternativa (D) está errada. Mesmo antes da normalização da relações entre União Europeia e Cuba, em 2014, já havia investimento europeu na ilha.