SóProvas


ID
1557127
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sabemos que uma forma de monitorar um processo é usar os indicadores de desempenho. Esses indicadores representam de maneira quantificável as características de um processo. Assinale a alternativa que apresenta dois tipos de indicadores de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Indicadores de Resultados (ou lag): representam o que foi obtido pela empresa em função de ações passadas. Ex: vendas, quantidade de clientes, posição no mercado, saída de funcionários.

    Indicadores de Desempenho (ou lead): representam fatores que gerarão resultados melhores ou piores no futuro. Ex: satisfação do cliente, índices de inovação.


    fonte: http://ogerente.com/congestionado/2008/01/19/indicadores_resultados_lag_desempenho_lead/

  • O pressuposto de uma boa estrutura de gerenciamento de desempenho de processos é que existam métricas bem elaboradas e que sejam capazes de prover suporte à criação de indicadores de problemas organizacionais. Indicadores podem ser categorizados em:

    • Indicadores direcionadores (drivers). Monitoram a causa antes do efeito e caracterizam-se pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado.

    • Indicadores de resultados (outcome). Monitoram o efeito e não permitem mais alterar um dado resultado.

  • GAB: LETRA C 

     

     - Indicadores de acompanhamento ou resultantes (Lagging Indicators) - Indicadores de resultado que são as saídas chaves do processo. Refletem um efeito do processo. Estes indicadores são mais utilizados no âmbito gerencial, uma vez que são ligados diretamente aos objetivos estratégicos e são medidas de desempenho que permitirão verificar a implementação das estratégias.

     

    - Indicadores de tendência ou direcionadores (Leading Indicators) - Indicadores chaves de desempenho que mostram um "estado futuro". Estão ligados aos fatores críticos de sucesso e demonstram tendências e causas presumidas do efeito, permitindo ações pró-ativas, além de subsidiar os indicadores resultantes. Refletem uma ou mais causas do efeito, sendo mais utilizados em nível operacional.

     

     

    Tanto os indicadores resultantes quanto os direcionadores são importantes para a concretização dos objetivos estratégicos da organização. Indicadores direcionadores são monitorados operacionalmente, de forma que se possa agir no processo a fim de melhorar os indicadores resultantes.

     

    FONTE: http://www.siqueiracampos.com/newsletter/7/