SóProvas


ID
1557940
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa de alimentos iniciou suas atividades há dois anos e encontra-se em fase de expansão, conquistando espaço no mercado. A empresa vem desenvolvendo e aperfeiçoando produtos, ampliando a capacidade produtiva, investindo em infraestrutura e desenvolvendo relacionamento com clientes. O presidente da empresa quer adotar o balanced scorecard e está especialmente atento à perspectiva financeira. Tendo em vista a fase em que a empresa se encontra e a estratégia que vem adotando, seriam indicadores adequados para a perspectiva financeira do balanced scorecard:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (b)
    A partir de uma visão balanceada e integrada de uma organização, o BSC permite descrever a estratégia de forma muito clara, por intermédio de quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; aprendizado e crescimento. Sendo que todos se interligam entre si, formando uma relação de causa e efeito.

  • Considerando que a empresa encontra-se em fase de expansão, os indicadores financeiro que atendem essa fase são exatamente os indicados na LETRA B. Tanto o AUMENTO das vendas como os NOVOS clientes estão ligados ao fato da empresa estar expandindo.

  • Segundo Chiavenato (2004, p. 457-458) "o BSC [Balanced Scorecard] é um métdo de administração focado no equilíbrio organizacionai e se basei em quatro perspectivas a saber:


    Finanças -> Para analisar o negócio do ponto de vista financeiro. Envolve os indicadores e medidas financeiras e contábeis que permitem avaliar o comportamento da organização frente a itens como lucratividade, retorno sobre investimentos, valor agregado ao patrimônio e outros indicadores que a organização adote como relevantes para seu negócio.

    Clientes-> Para analisar o negócio do ponto de vista dos clientes. Inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado,tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais, bem como valor agregado aos produtos/serviços, posicionamento no mercado, nível de serviços agregados à comunidade pelos quais os clientes indiretamente contribuem etc.

    Processos internos-> Para analisar o negócio do ponto de vista interno da organização. Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento com as demandas, a logística e a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.

    Aprendizagem/crescimento organizacional-> Para analisar o negócio do ponto de vista daquilo que é básico para alcançar o futuro com sucesso. Considera as pessoas em termos de capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional em termos de investimentos no seu futuro."


    Bibliografia:

    CHIAVENATO, IDALBERTO. Teoria Matemática da Administração. In: CHIAVENATO, Idalberto.  Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. total. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, c2004. xxviii. Cap. 16, p. 441-470.

  • percentual da receita gerado por novos clientes não se enquadra na perspectiva CLIENTES?

  • Típica questão da FGV onde todas as alternativas podem estar corretas ou erradas, mas vai acertar quem chutar.

  • Anderson, também acho que todos os percentuais/indicadores relacionados aos clientes está na perspectiva de Clientes do BSC. Por esse motivo, não entendo o posicionamento da FGV.

  • Este gabarito é b, pelo fato exclusivo de estar em expansão, é isso? Retiando o texto o gabarito não seria este, correto?

  • Temas Financeiros Estratégicos

    *Aumento e Mix de Receita 

    *Redução de Custo / Aumento de Produtividade

    *Utilização de Ativos

    .

    Estratégias de Negócios: Crescimento, Colheita e Sustentação

    .

    Aumento e Mix de Receita X Crescimento = percentual da receita gerado por novos serviços; aumento da taxa de vendas por segmento;

    .

    a) taxa de utilização dos ativos (Utilização de Ativos X Sustentação)e percentual de clientes não lucrativos;(Aumento e Mix de Receita X Colheita)

     b)aumento da taxa de vendas por segmento e percentual da receita gerado por novos clientes; (Aumento e Mix de Receita X Crescimento)

     c)taxa de redução de custos (Redução de Custo / Aumento de Produtividade X Sustentação) e lucratividade por cliente; (Aumento e Mix de Receita X Sustentação / Colheita)

     d) receita por funcionário (Redução de Custo / Aumento de Produtividade X Crescimento) e taxa de utilização dos ativos; (Utilização de Ativos X Sustentação

     e) investimentos em P&D em relação às vendas (Utilização de Ativos X crescimento) e taxa de redução de custos. (Redução de Custo / Aumento de Produtividade X Sustentação)

    .

  • Para quem estiver a fim de aprender ao invés de reclamar da questão, segue abaixo link (vide página 21) com a fundamentação da questão. Veja o quadro 1, retirado de uma obra de Kaplan e Norton.

     

    http://www3.ceunes.ufes.br/downloads/16/engprod-TCC_Noele_Bissolini_Perini_2012_1.pdf

  • Eu entendi porque a b) está certa, mas porque as outras estão erradas?

  • Letra B.

     

    Comentário:

    Questão interpretativa e mal feita, na minha opinião. A banca provavelmente utilizou-se de dados de um estudo de caso real,

    o que complica a resposta - já que os casos reais por vezes fogem à essência do previsto pela teoria.
    Para responder a questão corretamente você deveria ter se fixado no fato de que a empresa está em fase de expansão,

    então os indicadores deveriam ter relação com isso, o que só acontece na alternativa B.

    Apesar disso, é questionável se o "aumento da taxa de vendas por segmento" é um indicador financeiro ou de sucesso com o cliente,

    afinal de contas não aponta mudança de receita, despesa ou lucratividade, apenas das vendas.

    Como nenhuma outra alternativa traz elementos que meçam expansão e finanças ao mesmo tempo, acredito que a questão merecia ter sido
    anulada.

     

    GABARITO Considerado: B.

     

     

    Prof. Carlos Xavier

  • De fato, ñ é uma questão que se resolva por meros conhecimentos teóricos. 

     

    A partir do momento que se compreende que a empresa está em constante crescimento (a todo vapor) e que já possui estabilidade "conquistando espaço no mercado" o empresário sente-se seguro para pôr em prática exatamente o que sugere a alternativa B.

     

    #vqv ;p

     

  • Indicada para comentário do prof.

  • A questão não pede nada relacionado nem ao BSC, nem aos indicadores da perspectiva financeira (até porque a resposta traz indicadores da perspectiva clientes), tornando incorreta a assertiva dada como gabarito. O examinador desejava que relacionássemos o termo "expansão" com "aumento" e "novos clientes".