SóProvas


ID
1557946
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa quer adotar o balanced scorecard como ferramenta de gestão. O diretor de recursos humanos precisa propor indicadores relativos à categoria de objetivos “capacidade dos funcionários”, dentro da perspectiva “aprendizado e crescimento” do balanced scorecard. Seria um indicador adequado:

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva “Aprendizado e Crescimento” do balanced scorecard identifica as medidas que a empresa deve tomar de modo a se capacitar para os desafios futuros, ou seja, identifica ativos intangíveis (pessoas, tecnologia, clima e cultura) que podem melhorar o desempenho dos processos internos e criar valor para essa empresa. As principais variáveis são as pessoas, os sistemas e os procedimentos organizacionais. Dessa forma, as empresas devem treinar e desenvolver seu pessoal, desenvolver sistemas melhores e procedimentos que alinhem os incentivos aos objetivos corretos.
    Fonte: Rodrigo Rennó (Administração Geral para concursos)

    Gabarito: letra A
  • Letra B (errada) - A avaliação de "aprendizagem e crescimento" não mede sugestões em termos quantitativos e sim qualitativos. 


    Letra C (errada) - No caso, esse indicador seria adequado para "processos internos" e não para "aprendizado e crescimento". 
    Letra D (errada) - No caso, esse indicador seria adequado para a perspectiva "cliente" e não para "aprendizado e crescimento". 
    Letra E (errada) - Se a empresa deseja medir a "capacidade dos funcionários", ter "percentual do plano de negócios desenvolvidos pelas equipes" não irá detalhar o que cada funcionário fez e sim a equipe em questão.
  • Assim como perguntei na questão Q484480.  Gostaria que alguém indicasse a diferença entre uma e outra. Grata. 

  • "A perspectiva "aprendizado e crescimento" oferece a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas. Com isso, identifica-se a infraestrutura necessária para propiciar o crescimento e melhorias em longo prazo, a qual provém de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais. Identifica também as capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos internos capazes de criar valor para clientes e acionistas. Como indicadores importantes podem ser considerados: nível de satisfação dos funcionários, rotatividade dos funcionários, lucratividade por funcionário, capacitação e treinamento dos funcionários e participação dos funcionários com sugestões para redução de custos ou aumento de receitas."


    Resposta: letra A. 


    Fonte: COSTA, Eliane Patrícia da; FERNANDES, Pedro Alves e PAGIN, Pedro Luiz. Balanced scorecard. Disponível em: www.ietec.com.br/site/techoje/categoria/abrirPDF/283 >. Acesso em: 30 ago. 2004.

  • G. N., a questão Q484480 pede um indicador referente ao quesito "motivação, empowerment e alinhamento". Esta pede sobre "capacidade dos funcionários".

    Mesmo que ambas estejam dentro da perspectiva “aprendizado e crescimento” , a primeira diz respeito ao comprometimento, a segunda diz respeito sobre desempenho.

  • Questão tão obvia que dá até medo de marcar.

     

  • Letra A.

     

    A) É a resposta! Traz um importante indicador para se avaliar o desenvolvimento dos funcionários.


    B) Errada. O "número de sugestões" que cada funcionário dá não implica nada do ponto de vista do aprendizado dos próprios funcionários e o desenvolvimento de sua capacidade. Tem mais a ver com o quanto os funcionários estão motivados a ajudar com o desenvolvimento da organização e com o seu alinhamento com as necessidades organizacionais.


    C) Trata-se de elemento da perspectiva processos internos.


    D) Trata-se de elemento da perspectiva clientes.


    E) Alternativa confusa demais para ser enquadrada! Não está claro o que quer dizer!

     

    Prof. Carlos Xavier