SóProvas


ID
1557955
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa localizada no Sul do Brasil opera em um ambiente relativamente estável e tem como estratégia a busca por eficiência operacional. A empresa é muito bem sucedida e seus dirigentes pretendem rever a estratégia da empresa, privilegiando a diversificação de produtos e a entrada em novas áreas do país. Para dar sustentação à estratégia, a empresa pretende criar uma nova divisão localizada no Nordeste – o que significa alterar a estrutura atual da empresa de funcional para divisional. Entre as possíveis desvantagens da nova estrutura em relação à anterior estão:

Alternativas
Comentários
  • Departamentalização Divisional:

    É a organização que cria departamentos formados por um agrupamento de divisões separadas e autosuficientes.  A departamentalização divisional é mais indicada em organizações que produzem diferentes produtos ou serviços para diferentes mercados e clientes.


  • Se a empresa opera sob uma liderança fraca, isso pode resultar em falhas para operar em níveis máximos de eficiência e incapacidade de cumprir os seus objetivos globais.


  • gab E

    DESVANTAGENS ESTRUTURA DIVISIONAL

    Trazem elevados custos operacionais em situações que existe estabilidade ambiental e em organizações com poucos produtos diferentes ou linhas reduzidas de produtos. ( perda de eficiência operacional)
    Ocorre redução nas oportunidades de carreira, pois a experiência profissional é limitada a uma única linha de produção, causando limitação no mercado de trabalho.
    Existe uma dificuldade na busca e/ou pedido de um determinado produto ou serviço, pois a distribuição é especializada em cada departamento. ( dificuldade de COORDENAÇÃO)
    Demora no reconhecimento de melhorias, modificações ou eliminações de produtos ou serviços, pois cada departamento é responsável pela defesa de seus produtos e serviços e de seus próprios objetivos divisionais.

  • Em resumo:

    1. Ocorre perda de eficiência operacional (marca da estrutura funcional), pois a empresa sai de um ambiente estável e controlado; e

    2. Uma das desvantagens da divisional é a dificuldade de coordenação, pois, neste caso, serão 2 divisões a serem controladas.

  • A empresa sai de um ambiente estável para se diversificar e atuar em diferentes mercados. Isso vai gerar uma instabilidade, principalmente quanto a coordenação dos recursos e controle, pois cada divisão de produto terá seu próprio planejamento que será avaliado pela cúpula da empresa. 
    Ela também perde na eficiencia operacional, pois a estrutura funcional é reconhecida pelo aperfeiçoamento dos funcionários em suas atividades, o que permite economias de escala e aproveitamento dos recursos. Já a Estrutura divisional pode gerar uma redundancia de recursos, pois cada divisão terá suas próprias estruturas e necessidades. 

  • Alguém saberia dizer o erro da letra (C)?

  • Cai na pegadinha do inicio, onde ele diz que a empresa busca eficiência operacional, portanto, achei incoerente marcar como certa uma alternativa que diz como uma das desvantagens a perda de eficiência operacional, me prendi a interpretação da questão ao invés do conceito da estrutura divisional. Essa FGV....

  • FGV E SUAS COMPARAÇÕES EM DUAS QUESTÕES (2015):

     DESVANTAGENS DA DIVISIONAL EM RELAÇÃO À FUNCIONAL:

    perda de eficiência operacional e dificuldade de coordenação.

    DESVANTAGENS DA MATRICIAL EM RELAÇÃO À FUNCIONAL:

    dificuldades de coordenação e de responsabilização.

  • Sobre a letra A) perda de eficiência operacional (funcional -> divisional) e dificuldade de responsabilização (funcional -> matricial);

    Gabarito E