SóProvas


ID
1557970
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um analista administrativo recomendou ao Secretário de Saúde de seu município que adotasse uma departamentalização por programa, considerando ser central a esse tipo de departamentalização a característica de:

Alternativas
Comentários
  • Construir os departamentos com foco nos serviços, incluindo as mais diversas especialidades em cada um deles?


    Senhor, perdoai a FGV!

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROGRAMA, PRODUTO ou SERVIÇO: o agrupamento dos recursos é feito de acordo com as atividades inerentes a cada um dos programas, produtos ou serviços da organização. Nesse modelo todos os departamentos estão focados nos seus respectivos produtos ou serviços. 

    Vantagens: 

    - Aumento de coordenação entre os diversos departamentos de cada divisão;

    - Facilita a coordenação interdepartamental ligada ao mesmo produto ou serviço;

    - Maior capacidade de inovação e flexibilidade.

    Desvantagens:

    - Enfraquecimento da especialização, pois os especialistas ficam espalhados pela organização;

    - Duplicação de custos, dependendo do produto ou serviço;

    - Demora no reconhecimento de melhorias, modificações ou eliminações de produtos ou serviços, pois cada departamento é responsável pela defesa de seus produtos e/ou serviços e de seus próprios objetivos divisionais.


    Fonte: Rodrigo Rennó e Giovanna Carranza.


    Gabarito: letra E

  • A FGV utiliza como sinônimos a Departamentalização por Programas e a por Projetos. O foco é nos serviços pela característica do órgão, mas a grande "sacada" é a parte das "mais diversas especialidades em cada um deles", típicos de um projeto ou programa. Como exemplo temos o PROGRAMA PACTO PELA VIDA, em Pernambuco, que envolve profissionais de diversas áreas (saúde, educação, cultura, segurança) para um propósito maior: reduzir a violência no estado.


    Fonte: Elizabeth Moreira - CERS
  • É sinonimo de projeto ou produto e serviço?

  • Conforme cita Chiavenato, a vantagem de uma departamentalização por projetos seria:  "a enorme concentração de diferentes recursos em uma atividade complexa e que exige pontos definidos de início e término, com datas e prazos determinados".

     

    Salvo melhor juízo, como a questão cita o fato de incluir várias especialidades em cada um dos serviços, remete à departamentalização por programa ou projeto.

  • Então a departamentalização por programa, projeto, produto ou serviço, para a FGV, é tudo sinônimo?

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PRODUTOS OU SERVIÇOS

    VANTAGENS

    A responsabilidade é totalmente imposta ao nível de cada divisão dos departamentos para cada produto ou serviço, ou seja, o administrador no cargo de chefia de cada departamento é responsável pelo seu produto ou serviço.

    Facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias.

    Melhorias na qualidade e facilidade de inovações, já que a concentração é em um único produto ou serviço, cada departamento produz com melhor qualidade ou mais inovação comparado-se a um departamento que produz diversos produtos.

    Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.  O foco desse tipo de estrutura é predominante sobre os produtos e não sobre a sua estrutura organizacional interna.

    As tomadas de decisões são mais independentes e pode-se responder melhor aos requisitos e necessidades do cliente. A administração torna-se mais ampla, gerando assim oportunidades de promoções dentro da organização.

  • Essa matéria é muito subjetiva! Socorro!

  • O povo ainda fala da CESPE.

    Eu quando não conhecia a FGV odiava a cespe. Hoje em dia Eu AMO A CESPE. kkkkkkk