SóProvas


ID
1557976
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Ao discutir os diferentes paradigmas da administração pública, um servidor público mostrou-se favorável àquele no qual as práticas de gestão estão vinculadas às ciências jurídicas e administrativas modernas, sendo o Estado-Nação o único responsável pelo planejamento, organização, implementação e avaliação da ação pública.


O paradigma apontado pelo servidor é aquele denominado:

Alternativas
Comentários
  • Ui. Gabarito E. O protocolo de intenções contido no documento Plano Diretor foi contemplado parcialmente. Na realidade, a reforma do aparelho do estado (stricto sensu) ficou a reboque da reforma do estado propriamente dita (lato sensu), ou seja, a reboque da retração do estado enquanto agente promotor de desenvolvimento no campo de ação do mercado mediante o recurso à privatização das empresas estatais e dos serviços de utilidade pública, assim como à desregulamentação econômica e financeira, dando azo ao declínio do paradigma estadocêntrico que tem assinalado o Brasil e os demais países da América Latina desde a crise da década de 1930; tudo isso em nome da tão chamada síndrome do ajuste fiscal, tão ao gosto do Consenso de Washington de 1989.


    http://sociologiapp.iscte.pt/pdfs/51/531.pdf

  • Paradigmas da Administração Pública. São quatro correntes principais que compõem hoje o campo, as quais denominamos de:1. Estadocêntrica - visão unitária do Estado, concebido como Estado-Nação e único responsável pelo planejamento, operação e avaliação das políticas públicas, de forma centralizada e de cima para baixo; Estado como interventor e regulador, importante motor do desenvolvimento econômico, junto com o mercado; organização burocrática como tipo ideal com ênfase na hierarquização, na impessoalidade, na neutralidade e na competência técnica; distanciamento entre técnica e política na administração pública e separação entre racionalidade funcional e substancial; os administradores públicos são vistos como funcionários responsáveis por implementar políticas e programas, e por garantir a prática dos princípios burocráticos e da administração científica, enquanto aplicáveis à área pública; 
    2. Pluralista - traz à tona a importância da sociedade civil enquanto ator político, dando ênfase a uma visão crítica no âmbito da administração pública brasileira que torna-se mais permeável à participação popular, mas  pode levar, no limite, a uma postura anti-institucional;
    3. Nova Administração Pública e 4. Novo Serviço Público, 
  • Estado-Nação o único responsável pelo planejamento, organização, implementação e avaliação da ação pública.> estadocêntrico.

  • Estado-Nação o único responsável pelo planejamento, organização, implementação e avaliação da ação pública.> estadocêntrico. BIZU PARA LEMBRAR DISSO? SE O ESTADO É O ÚNICO E SOMENTE RESPONSAVEL POR TUDO ISSO, ELE É EGOCÊNTRICO = ESTADOCENTRICO

    PMCE 2021 PPCE 2022 GMF 2022 PRF ? PF? ATÉ MATUTAR

  • Questão relativamente fácil quando o comando menciona que "... Estado-Nação o único responsável pelo planejamento, organização, implementação e avaliação da ação pública."

    Mas confesso que fiquei um pouco com dúvida quanto à "práticas de gestão estão vinculadas às ciências jurídicas e administrativas modernas".

    Um paradigma estadocêntrico tem relação com práticas de gestão administrativas modernas?

    Pessoal da Administração pode me ajudar?

    Seguimos em frente.

    Fé na missão!