SóProvas


ID
1557985
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Na formulação e avaliação de políticas públicas de educação no Brasil, pode-se considerar que as decisões correntes são marginais, uma vez que as decisões tomadas no passado constrangem decisões futuras e limitam a capacidade dos governos de adotar novas políticas públicas ou de reverter a rota das políticas em vigor.


Nesse caso, considera-se que a política pública segue um:

Alternativas
Comentários
  • Para quem marcou a Alternativa C, assim como eu e quebrou a cara, segue ai um pequeno conceito do Ciclo de Políticas Públicas

    O ciclo de políticas refere-se a uma seqüência de fases interativas necessárias à produção da política pública: 

    1º) Agenda, 2º)Elaboração, 3º) Formulação, 4º) Implementação, 5º) Execução, 6º) Acompanhamento, 7º)Avaliação.

  • É, também fui na C.  simplesmente por não saber ou lembrar os outros conceitos :\

  • O processo incremental trata da política pública "aos poucos", ou seja, ela não será resolvida de uma vez, como prediz o modo racional, e sim com ações paliativas ao longo do tempo. Isso se deve ao fato de haver vários atores sociais que interferem nas decisões bem como por grupos de interesse diretamente envolvidos, de forma que há grande negociação política envolvida.

  • Modelo racional-compreensivo: tomar decisões de grande impacto.

    Modelo incremental: tomar decisões limitadas.

  • RONCARATTI (2008) - "Modelo incremental: Neste modelo, as decisões de políticas públicas são vistas como um processo político caracterizado pela barganha e pelo compromisso entre decisores auto-orientados. As decisões limitam-se a decisões sucessivas anteriores, sendo, portanto, apenas marginalmente diferentes das anteriores. Dessa forma, ocorreriam apenas mudanças incrementais no status."

  • CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

    1. Inclusão na agenda:  inclusão de determinado pleito ou necessidade social na agenda, na lista de prioridades, do poder público. Designa o estudo e a explicitação do conjunto de processos que conduzem os fatos sociais a adquirir status de “problema público”, colocando-os no debate sobre a necessidade de intervenção através de políticas públicas.

     

    2. Elaboração: consiste na identificação e delimitação de um problema atual ou potencial da comunidade, a determinação das possíveis alternativas para sua solução ou satisfação, a avaliação dos custos e efeitos de cada uma delas e o estabelecimento de prioridades.

     

    3. Formulação: que inclui a seleção e especificação da alternativa considerada mais conveniente, seguida de declaração que explicita a decisão adotada, definindo seus objetivos e seu marco jurídico, administrativo e financeiro. Fases: Pesquisar um assunto, filtrá-lo, estabelecer prospecções, explicitação de valores e objetivos a serem alcançados. Do processo de formulação de uma política pública participam, basicamente, dois tipos de atores: os estatais e os privados.

     

    4. Implementação: envolve o planejamento e a organização do aparelho administrativo e dos recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos necessários para executar uma política. Trata-se da preparação para colocar em prática a política pública, a elaboração de todos os planos, programas e projetos que permitirão executá-la.

     

    5. Execução: é o conjunto de ações destinado a atingir os objetivos estabelecidos pela política. É pôr em prática efetiva a política, é a sua realização.

     

    6. Acompanhamento: é o processo sistemático de supervisão da execução de uma atividade e de seus componentes, tendo como objetivo fornecer a informação necessária para introduzir eventuais correções a fim de assegurar a consecução dos objetivos estabelecidos.

     

    7. Avaliação: consiste na mensuração e análise, a posteriori, dos efeitos produzidos na sociedade pelas políticas públicas, especialmente no que diz respeito às realizações obtidas e às consequências previstas e não previstas

  • GABARITO: A

     

    FONTE: (https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/19002/19002_3.PDF)

     

    "Em outro trabalho, Souza destaca que a idéia de que decisões tomadas no passado constrangem decisões futuras e limitam a capacidade dos governos de adotar novas políticas públicas ou reverter a rota das políticas atuais está ancorada no incrementalismo."

  • Denomina-se "incremental" uma vez que a decisão da administração passada impacta a decisão que o gestor atual tomará agora. Da mesma forma, a decisão que o decisor contemporâneo tomar nesse momento, surtirá efeito na decisão do gestor futuro. É um ciclo infinito. Um endless loop.  Todos dizem "farei diferente do meu antecessor", quando, na verdade, ninguém fica totalmente imune dos esqueletos no armário. 

     

    Resposta: Letra A. 

  • Decisões marginais (pequenos ajustes) e que estão baseadas em decisões tomadas do passado caracterizam o processo incremental de tomada de decisão

    Gabarito: A