-
ESTRUTURA
LINEAR, CLÁSSICA ou MILITAR.
Representada graficamente por uma
pirâmide, demonstra claramente a unidade de comando e o princípio do
escalonamento hierárquico. É um tipo de estrutura baseado na organização dos
antigos exércitos tendo as seguintes características:
·
A chefia é fonte exclusiva de autoridade;
·
As ordens seguem pela via hierárquica;
·
Cada empregado recebe ordens de um só chefe
imediato.
Esse tipo de estrutura dentro da
teoria tradicional de administração apresenta as seguintes VANTAGENS:
·
Aplicação
simples;
·
Fácil
transmissão de ordens e recebimento de informações;
·
Definição
clara dos deveres e responsabilidades;
·
Decisões
rápidas;
·
Fácil
manutenção da disciplina;
·
Baixo
custo de administração.
Por outro lado, da mesma forma,
são apresentadas como DESVANTAGENS da
estrutura linear:
·
Não
favorecer a especialização;
·
Organização
rígida;
·
Sobrecarregar
a direção;
·
Exigir
chefes excepcionais;
·
Não
favorecer o espírito de equipe, de cooperação;
·
A
excessiva centralização dificulta a substituição do chefe.
A
estrutura linear é de larga aplicação nas organizações burocráticas com alto
grau de formalismo.
-
Tipos de estruturas.
Estrutura linear: Contém a hierarquia claramente expressa. Esse tipo de estrutura é a mais simples e surgiu antes mesmo da própria Administração, ou seja, foi utilizada bem antes do desenvolvimento da Administração como ciência.
Vantagens: Única autoridade; Evita ambiguidade / Mais simples e econômicas / Clara delimitação de responsabilidade e autoridade.
Desvantagens: Tendência Burocratizante / Comando único e direto / não favorece o espírito de cooperação e equipe.
Estrutura Linear Staff (Linha-staff): É um modelo de estrutura em que a(s) unidades diretivas ou unidades de linha, contam com uma unidade especial (órgão ou pessoa-staff). O staff deve servir de apoio, assessoria e recomendações para os demais departamentos. Ex: Muito utilizado nas linhas de produção das cervejeiras, ambev, heineken, brasil-kirin, CBBP...
Vantagens: Facilita a utilização de especialistas / Capacidade de tomar decisões mais complexas
Desvantagem: Não são facilmente aceitas as funções exercidas pela unidade staff, criando dificuldades de coordenação interna.
Estrutura Funcional: O princípio da especialização está diretamente relacionado com a estrutura funcional. Esse tipo de estrutura dispõe seus órgãos componentes em áreas especializadas em assuntos específicos e possui funcionários especialistas.
Vantagens: Promove o aperfeiçoamento / Facilita a especialização e o trabalho em equipe / Dá maior flexibilidade de adaptação à empresa
Desvantagens: Muitas chefias, causando confusão / devido a alta especialização, não se adapta rapidamente às mudanças / comunicação precária entre os departamentos funcionais.
Estrutura Mista: Combina os elementos da estrutura linear com a estrutura funcional podendo, evidentemente, incluir elementos de outras estruturas.
Estrutura Matricial: É composta por duas departamentalizações, uma funcional e uma de projetos, ou produtos ou processos.
Vantagens: Facilitação da comunicação do líder do produto com sua equipe / formação de habilidades específicas e gerais
Desvantagens: Comunicação precária entre os departamentos funcionais / podem existir dificuldades na coordenação do pessoal.
-
LETRA B CORRETA
Estrutura Linear
É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:
Autoridade linear ou única;
Linhas formais de comunicação;
Centralização das decisões;
Aspecto piramidal
-
A banca aborda o tema desenho estrutural das organizações.
Essas estruturas podem ser divididas em dois grandes grupos: Estruturas tradicionais ou mecanicistas (linear, funcional, linha-staff, divisional e etc.) e as estruturas orgânicas (matricial, rede ou virtual).
A estrutura linear é simples e de fácil implantação e explicita claramente as responsabilidades dentro da organização. Uma de suas características é a unidade de comando, ou seja, há autoridade única. A estrutura linear (piramidal) é adequada para ambientes estáveis e pequenas empresas. Essa estrutura teve origem nas instituições militares.
A estrutura funcional é baseada na especialização das funções executadas na organização. De acordo com Moreira (2019), não há unidade de comando nesse estrutura, pois é possível um colaborador esteja subordinado a vários chefe ao mesmo tempo.
A estrutura linha-staff resultou das agregação das estruturas linear e funcional, de acordo com Chiavenato (2014). De acordo com o autor, essa combinação proporciona "um tipo organizacional mais completo e complexo." Nela haverá autoridade de linha e de staff, apesar disso, de acordo com Moreira (2019), a preservação da unidade de comando.
A estrutura divisional também é considerada mecanicista, porém possui ênfase nos resultados e de acordo com isso, a organização é dividida em unidades autônomas estratégicas de negócios.
A estrutura matricial é um estrutura híbrida que agrega dois tipos de departamentalização. Nesse tipo de organização em grade não há unidade de comando e sim subordinação dupla, de acordo com Chiavenato (2014).
Portanto, a estrutura em forma de pirâmide que evidencia a unidade de comando chama-se estrutura linear.
Fontes:
MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.
MOREIRA, E. A. L. Administração Geral e Pública para concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ªed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA B