SóProvas


ID
1558327
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Como ensina Paes, em sua obra “Arquivo: teoria e prática”, a conceituação moderna define: “arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma, no decorrer de suas atividades, arquivados e conservados por si e seus sucessores para efeitos futuros”. Deste conceito de arquivo podem ser deduzidas três características básicas que distinguem os arquivos. Destas características, é correta a seguinte definição:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A. Em sua obra,Marilela é bem clara quanto o conceito de arquivos, cuja definição veda termos como coleção, doação, compra. Ou seja,arquivos são produzidos no decorrer das atividades rotineiras do órgão. Coleção está mais voltado para biblioteca ou até mesmo museus. 

    Lembre-se, arquivos NUNCA são colecionados. 

  • Gabarito A


    Características básicas que distinguem os arquivos:
    1. Exclusividade de criação e recepção, por uma repartição, firma ou instituição. (LETRA E)
    Não se considera arquivo uma coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa. (LETRA A)

    2. Origem no curso de suas atividades. (LETRA E)
    Os documentos devem servir de prova de transações realizadas. (LETRA B)

    3. Caráter orgânico que liga o documento aos outros do mesmo conjunto. (LETRA D) Um documento, destacado de seu conjunto, do todo a que pertence, significa muito menos do que quando em conjunto. (LETRA C)
    Arquivo: Teoria e Prática - Marilena Leite Paes - Pag. 20.


    Documentos Textuais – documentos cuja informação esteja em modo escrito ou textual. Os documentos textuais se apresentam, basicamente, manuscritos, datilografados ou impressos.

    Arquivologia Facilitada - Leonardo Reis e João Tiago Santos.


  • Ana, o erro da D está em afirmar que o caráter orgânico liga o documento à empresa, quando na verdade, o caráter orgânico liga-o a outros documentos do mesmo conjunto. 

    Vale lembrar que os documentos tem maior valor quando integrados ao conjunto a que pertence do que quando está desagregado deles.

  • Se prestarmos atenção na própria pergunta,  está a resposta: "produzidos e recebidos por um governo, organização ou firma", NÃO por uma PESSOA.

  • Dica: em questão de Arquivologia, sempre que aparecer a palavra "coleção", desconfie

  • Para responder a esta questão, temos que comparar as afirmativas com as características de arquivo adotados pela autora:

    A - Correto. Segundo a autora, os arquivos são conjuntos de documentos produzidos e recebidos como decorrência de suas atividades administrativas, ou seja, estão ligados à instituição; os documentos colecionados não são produzidos pelas atividades do colecionador, mas por fontes diversas que podem ter em comum um fato, uma pessoa, uma época ou um assunto específico. Então documentos colecionados, segundo a autora, não são arquivos.

    B - Incorreto. Os documentos de arquivo, como fruto da ação administrativa que são, devem servir como prova sobre as mesmas, e informar sobre elas.

    C - Incorreto. Ao contrário dos documentos de bibliotecas e museus, que possuem sentido amplo se considerados peças isoladas, os documentos de arquivo somente possuem sentido completo se forem considerados em conjunto. Uma comparação simples: ao ler um livro, o leitor possui todo o conhecimento que o autor desejou transmitir, sem a necessidade de recorrer a outras fontes (se houver dúvida quanto ao seu conteúdo, foi intenção do próprio autor deixá-la ali); já para um arquivo, caso o pesquisador deseje conhecer a instituição produtora, será necessário estudar todo o conjunto de documentos, visto que apenas um não trará informação completa sobre a instituição. Sendo assim, o documento de arquivo deve ser tratado como uma peça de quebra-cabeças.

    D - Incorreto. O caráter orgânico liga o documento à instituição. Não se considera a ligação do documento com "quem o produziu" (setor, divisão, núcleo, unidade administrativa, etc.), mas sim "com a atividade que o produziu" (estudo, auditoria, acordo, investigação, etc.), independente da estrutura organizacional. Por exemplo: um documento produzido no RH da UFF não pertence ao setor de RH, mas sim à UFF como instituição.

    E - Incorreto. Não há exclusividade de criação, uma vez que os documentos podem ser recebidos também. Um documento recebido em decorrência de atividade administrativa integrará os arquivos da instituição, servindo como prova e fonte de informações. A única diferença é que o mesmo não foi produzido pela instituição, mas sim por um terceiro, cujo interesse tem relação com as atividades desenvolvidas pela instituição.

    Portanto está correta a alternativa de letra "A".
  • Eu continuo insistindo no erro! :-(

     

    Em 05/03/2017, às 19:21:28, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 22/02/2017, às 16:10:15, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 09/02/2017, às 15:29:22, você respondeu a opção D. Errada!

  • Comentário do professor sobre a alternativa D  - Incorreto. O caráter orgânico liga o documento à instituição. Não se considera a ligação do documento com "quem o produziu" (setor, divisão, núcleo, unidade administrativa, etc.), mas sim "com a atividade que o produziu" (estudo, auditoria, acordo, investigação, etc.), independente da estrutura organizacional. Por exemplo: um documento produzido no RH da UFF não pertence ao setor de RH, mas sim à UFF como instituição.

  • ARQUIVO NÃO FAZ COLEÇÃO. Dessa nunca mais esqueci.

  • A) não se considera arquivo uma coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa. Considera-se acervo e não arquivo (uma coleção de manuscritos históricos). Lembrando também que um acervo de documentos é considerado um arquivo.

  • Coleção tem a ver com biblioteca e não com arquivo.