SóProvas


ID
1558555
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto ao grau de sigilo, os documentos públicos podem ser

Alternativas
Comentários
  • Letra C!

    Ultrassecretos, secretos, confidenciais e reservados
    De acordo com a lei 4.553/2002

    Ultrassecreto: informações referentes à soberania e à integridade territorial nacionais, a planos e operações militares, às relações internacionais do país, a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico de interesse da defesa nacional e a programas econômicos, cujo conhecimento não-autorizado possa acarretar dano excepcionalmente grave à segurança da sociedade e do Estado. Prazo máximo: 30 anos, prorrogáveis.
    Secreto: informações referentes a sistemas, instalações, programas, projetos, planos ou operações de interesse da defesa nacional, a assuntos diplomáticos e de inteligência e a planos ou detalhes, programas ou instalações estratégicos, cujo conhecimento não-autorizado possa acarretar dano grave à segurança da sociedade e do Estado. Prazo máximo: 20 anos.
    Confidencial: informações que, no interesse do Poder Executivo e das partes, devam ser de conhecimento restrito e cuja revelação não-autorizada possa frustrar seus objetivos ou acarretar dano à segurança da sociedade e do Estado. Prazo máximo: 10 anos.
    Reservado: informações cuja revelação não-autorizada possa comprometer planos, operações ou objetivos neles previstos ou referidos. Prazo máximo: 5 anos.    
  • Questão facilmente anulável. De acordo com a nova legislação os documentos se classificam em: reservado, secreto e ultrassecreto.
  •  

    É só lembrar do nome  CRUS

    Confidencial

    Reservado

    Ultra - secreto

    Secreto

     

  • Gabarito: C (atualmente a questão seria anulada)

     

    De acordo com a Lei no 12.527/2011, artigo 24, “a informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta e reservada.”


    Atualmente esta questão seria anulada, devido à mudança ocorrida na legislação.

    Esta Lei começou a vigorar apenas no dia 16 de maio de 2012, apesar de ter sido sancionada pela Presidente da República Dilma Rousseff no dia 18 de novembro de 2011.

    O grau de sigilo confidencial não existe mais.

     

     

    Renato Valentini - Arquivologia para Concursos, 4ª Edição.