SóProvas


ID
1558672
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Ipatinga - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III
     Soa como clichê, é imagem algo desgastada, mas o fato é que, em 1969, quando chegamos à Lua e de lá observamos nosso planeta, algo começou a mudar em nossa mente. Porém, apesar da contundente imagem na televisão e nas páginas de revistas e jornais, a vida real continuou a mesma. Afinal, éramos meros 3,6 bilhões de pessoas. Não pensávamos em nossa “pegada ecológica", mas, se o fizéssemos, veríamos que só 70% da capacidade da Terra era utilizada. Como caubóis, víamos um vasto mundo a ser ocupado e usufruído sem receio. Buscávamos nosso oeste apoiados nas descobertas da ciência. Em apenas quarenta anos, tudo mudou.
        Hoje somos quase 7 bilhões de seres humanos, e tiramos da Terra 30% mais do que ela pode dar, exaurindo rapidamente o patrimônio de cuja renda dependemos. Descobrimos que já não somos caubóis, mas astronautas. Vivemos isolados numa grande nave, com recursos finitos e limitado espaço para dejetos. A realidade que conhecíamos – mas não sentíamos – agora se impõe, sob a forma de mudanças climáticas, montanhas de lixo, conflitos por água, petróleo e outros recursos.
(Veja, 12/2009, “Especial", p. 258 / com adaptações)

O trecho “Como caubóis, víamos um vasto mundo a ser ocupado e usufruído sem receio. Buscávamos nosso oeste apoiados nas descobertas da ciência." constitui:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que é uma comparação, pois o termo comparativo está explícito, diferente da metáfora em que ele é implícito.

  • Questão ruim, elaboração péssima! =/

  • Alternativa "A" pecou quando disse denotação. Na minha opinião. 

  • Confesso que acertei no chute. O gabarito é B, mas a alternativa E também poderia ter sido considerada a correta, haja vista a alusão à conquista do oeste pelos americanos. Quem não se lembra das aulas de História em que o(a) professor(a) falava do "Destino Manifesto"? Fiquei realmente em dúvida, mas escolhi a D porque pensei que só essa menção não sustenta a argumentação textual.