SóProvas


ID
1558675
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Ipatinga - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO III:
Soa como clichê, é imagem algo desgastada, mas o fato é que, em 1969, quando chegamos à Lua e de lá observamos nosso planeta, algo começou a mudar em nossa mente. Porém, apesar da contundente imagem na televisão e nas páginas de revistas e jornais, a vida real continuou a mesma. Afinal, éramos meros 3,6 bilhões de pessoas. Não pensávamos em nossa “pegada ecológica”, mas, se o fizéssemos, veríamos que só 70% da capacidade da Terra era utilizada. Como caubóis, víamos um vasto mundo a ser ocupado e usufruído sem receio. Buscávamos nosso oeste apoiados nas descobertas da ciência. Em apenas quarenta anos, tudo mudou.
Hoje somos quase 7 bilhões de seres humanos, e tiramos da Terra 30% mais do que ela pode dar, exaurindo rapidamente o patrimônio de cuja renda dependemos. Descobrimos que já não somos caubóis, mas astronautas. Vivemos isolados numa grande nave, com recursos finitos e limitado espaço para dejetos. A realidade que conhecíamos – mas não sentíamos – agora se impõe, sob a forma de mudanças climáticas, montanhas de lixo, conflitos por água, petróleo e outros recursos.
(Veja, 12/2009, “Especial”, p. 258 / com adaptações)

Tal como referido no texto, a exploração da Terra de “30% mais do que ela pode dar” é apresentada como
causa para o fato de que:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica porque B e não D?

  • Concordo com vocẽ Nayara. Pra mim essa questão é passível de anulação.

  • Que resposta absurda, deveria ter sido anulada.

  • Cada gabarito que essa banca dá! Também marquei D.

    Mas tentando entender vi que:

    1) por mais que limitado = finito, o texto fala que os recursos são finito e limitado é o espaço para dejetos.


    2) A realidade que conhecíamos – mas não sentíamos – agora se impõe ( porque tiramos da Terra 30% mais do que ela pode dar), sob a forma de mudanças climáticas, montanhas de lixo, conflitos por água, petróleo e outros recursos

  • Não há nada de absurdo no gabarito da banca. Percebe-se claramente que ao tirar da Terra 30% mais do que ela pode dar, descobrimos que já não somos caubóis, mas astronautas. Em outras palavras, descobrimos que nossos recursos são finitos e há limitado espaço para dejetos. A realidade que conhecíamos – mas não sentíamos – agora se impõe, sob a forma de mudanças climáticas, montanhas de lixo, conflitos por água, petróleo e outros recursos (alternativa B).


    Para deixar claro: Se na alternativa D a resposta fosse "Descobrimos que recursos dos quais dispomos são finitos e limitados" aí estaria correto. Como a afirmação dada pela banca retira a descoberta dos humanos de que os recursos são limitados, a resposta se torna errada, o que faz da B o gabarito da pergunta.