SóProvas


ID
1559056
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma das subdivisões do mercado financeiro que pode ser definido como aquele onde são negociados ativos financeiros públicos e privados, de prazo inferior a 1 ano, de elevado grau de liquidez, e marcado também pelo controle da liquidez exercida pelo Banco Central, é o Mercado

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar porque não é a letra A ? 

  • Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos TÍTULOS DE EMISSÃO DE EMPRESAS e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

    Mercado monetário é um componente do mercado financeiro, relativo à concessão de empréstimos de CURTO PRAZO, com prazos de VENCIMENTO INICIAL DE UM ANO OU MENOS. A negociação nos mercados monetários envolve títulos do Tesouro, papel comercial, aceitação dos banqueiros, certificados de depósito, dos fundos do banco central, hipotecas de curto prazo.

  • Mercado de capitais não envolve títulos públicos. e também em alguns casos (como lançamento de ações) como de médio e longo prazo.


  • wagner, destaque para a parte em que diz ( e marcado também pelo controle da liquidez exercida pelo Banco Central) se fosse mercado de capitais seria pela CVM.

  • O mercado monetário é, portanto, um ramo dentro do mercado financeiro onde se negoceiam activos financeiros (certificado de depósitos, etc.) a curto prazo. A sua finalidade é dar aos agentes económicos a possibilidade de transformar a sua riqueza em títulos ou valores com alto grau de liquidez.

    Ou seja mercado monetário é o mercado para realização de financiamento de curto ou curtíssimo prazo, como os bilhetes de tesouro nacional, e o papel comercial. Sendo os títulos públicos os papéis mais negociados.

  • LETRA C CORRETA

    Mercado de capitais: Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras (bancos, corretoras e seguradoras) que negociam papéis (ações e títulos) em longo prazo. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e até para o governo. Está, portanto, relacionado ao crescimento econômico do País.

    Mercado de ações: Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.

     

    Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro fixo. Rede formada pelo mercado de capitais e pelo mercado monetário.

     

    Mercado monetário: Conjunto formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito que também participam do mercado de capitais. A diferença é que operam no curto ou curtíssimo prazo.

     

    Mercados financeiros: Instituições financeiras mediante as quais os poupadores podem suprir diretamente fundos para quem deseja tomar empréstimos.