SóProvas



Questões de Operações das instituições financeiras bancárias


ID
19702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A expansão do crédito favorece a produção de bens e serviços e o consumo. Nesse sentido, atento às novas demandas, o setor financeiro cumpre seu papel primordial de intermediação e promove forte expansão do crédito aos clientes por meio de empréstimos e financiamentos. No referente às modalidades e características das operações de crédito, julgue os itens subseqüentes.

Tanto o empréstimo de hot-money quanto o de capital de giro não têm destinação obrigatória.

Alternativas
Comentários
  • empréstimo não têm vinculação e financiamento têm vinculação
  • hot money e emprestimo e nao tem destinacao especifica ja o capital de giro nao e emprestimo e sim um financiamento  portanto ele tem destinacao especifica
  • CREIO EU QUE O GABARITO ESTA ERRADO. POIS O CAPITAL DE GIRO TEM DESTINAÇAO.
  • TÍTULO  : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 CAPÍTULO  : Normas Básicas - 1 SEÇÃO  : Operações de Crédito - 6 6. Operações de Crédito 1. Classificação das Operações de Crédito 1 - Na classificação das operações de crédito, pelos diversos títulos contábeis, deve-se ter em conta: (Circ 1273) a) a aplicação dada aos recursos, por tipo ou modalidade de operação; b) a atividade predominante do tomador do crédito. 2 - As operações de crédito distribuem-se segundo as seguintes modalidades: (Circ 1273) a) empréstimos - são as operações realizadas sem destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos.  São exemplos os empréstimos para capital de giro, os empréstimos pessoais e os adiantamentos a depositantes; b) títulos descontados - são as operações de desconto de títulos; c) financiamentos  - são as operações realizadas com destinação específica, vinculadas à comprovação da aplicação dos  recursos. São exemplos os financiamentos de parques industriais, máquinas e equipamentos, bens de consumo durável, rurais  e imobiliários.
  • Crédito Rotativo ---> Capital de Giro
     
    Em geral de 50 a 60% do total dos ativos de uma empresa representam a fatia correspondente a este capital. Além de sua participação sobre o total dos ativos da empresa, o capital de giro exige um esforço para ser gerido pelo administrador financeiro maior do que aquele requerido pelo capital fixo.
    O capital de giro precisa ser acompanhado e monitorado permanentemente, pois está sofrendo o impacto das diversas mudanças no panorama econômico enfrentado pela empresa de forma contínua.
    As dificuldades relativas ao capital de giro numa empresa são devidas, principalmente, à ocorrência dos seguintes fatores:
    - Redução de vendas
    - Crescimento da inadimplência
    - Aumento das despesas financeiras
    - Aumento de custos 
  • ´Meu Deus. O Capital de Giro claro que tem função específica: serve para giro. Do contrário chamar-se-ia apenas CAPITAL. 

  • Acredito que a destinação não é obrigatória, são opções de crédito de curtíssimo e curto prazo utilizados para captar recursos rapidamente para as empresas, mas cada uma o gasta com a finalidade que julgar necessária. Uma empresa pode estar precisando de dinheiro para pagar um fornecedor, outra para pagar um funcionário, por exemplo...assim, acredito que o motivo de pegar um empréstimo desses pode ser muito variado.

    Informações do sitio do Bacen:

    Hot-money:... No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos.(http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=603&idioma=P&idpai=GLOSSARIO)

    Capital de giro: Operações de crédito destinadas ao financiamento de curto prazo das empresas.(http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=1602&idioma=P&idpai=GLOSSARIO)

  • Comparando essa questão com a Q6701. Tive as seguintes conclusões

         Hot money ---------------------------- Empréstimo     
        Capital de giro ------------------------ Financiamento.
    Capital de giro BB ------------------ Empréstimo/Financiamento

    No site do BB em uma infinidade de produtos eles tanto colocam capital de giro como empréstimo quanto financiamento o qual entra em desacordo com o glossário do Bacen. Mas acredito que o examinador tirou a questão de lá pois o capital de giro linha empréstimo no BB não tem direcionamento (o que é lógico). 

    Já que o examinador disse "tanto o empréstimo.....quanto...." o termo empréstimo vale para as duas (particularmente eu jamais ia imaginar que k de giro pudesse ser empréstimo).
    Eu pediria anulação uma vez que não foi especificado que se referia aos produtos ofertados pelo BB.
    Quem quiser pode conferir no BB em: site do BB > Empresa > Corporate > Crédito > Capital de Giro > Empréstimo.

    "Se a sua empresa precisa de capital de giro sem direcionamento específico, o Banco do Brasil tem excelentes soluções." 

    Fonte: Banco do Brasil. http://www.bb.com.br/portalbb/page100,106,5712,10,1,1,2.bb?codigoNoticia=2239&codigoMenu=102&codigoRet=1033&bread=1_2. Acesso em 17 set 2014.
  • HOT MONEY - Dinheiro quente.

    Essa sigla porque o juros é altissimo, é destino a pessoa juridica, prazo curtissimo de no máximo 30 dias. 

  • A questão está certa, pois não está se referindo a quem pode pegar o dinheiro e sim o destino do capital.

  • Se o CESPE diz que tá certo, pra que discutir??? Não adianta nada!!!

  • Mas o empréstimo do capital de giro não tem como destino melhorar a saúde financeira da empresa com destino ao caixa? Anotei errado a resolução e não sei onde meu raciocínio se perdeu.

  • Embora sejam modalidades de financiamento de giro, de fato não há destinação obrigatória. O tomador de recursos poderá usá-lo para reposição de estoques, salários, comprar mercadorias, entre outras despesas operacionais.

    Resposta: Certo


ID
20101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quando os jornais anunciaram que o Brasil teve superavit nas contas públicas no ano de 2006, correspondente a 4,84% do PIB, referiam-se ao chamado superavit primário - sem os juros e custos da dívida pública - e mostravam o grande esforço arrecadador do governo. As instituições financeiras têm responsabilidades legais na estruturação tributária, seja como contribuintes, seja como responsáveis tributários. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem, relativos a serviços e produtos bancários.

Sobre operações de empréstimos em conta-corrente incide IR segundo tabela regressiva de alíquotas.

Alternativas
Comentários
  • Tabela regressiva são nas operações que incidem IOF.
  • IR, como o nome já diz.... é combrado sobre RENDA... não existe RENDA na conta corrente.... 

  • tabela regressiva, o banco vai lá ajudar ninguém?

  • IOF

  • O FG do IR subsiste na mais valia, no acréscimo patrimonial. O empréstimo não representa acréscimo patrimonial. Assim como transferências de uma conta para outra. Simples ingressos que não geram acréscimo patrimonial, não são alcançados pelo IR.

    Resposta: Errado


ID
20107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os produtos e serviços financeiros têm características próprias e particulares; apesar disso, não é incomum tentar agrupá-los por afinidade. Os bancos procuram atender seus clientes oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços, desde os mais comuns até aos mais sofisticados. Acerca de produtos e serviços financeiros, julgue os itens seguintes.

Vendor finance é um tipo de financiamento a vendas no qual a empresa utiliza seu crédito para incrementar o prazo do cliente sem onerar o caixa. Em geral, há beneficio fiscal pela redução no preço da mercadoria.

Alternativas
Comentários
  • Vou citar um exemplo de forma prática sobre Vendor Finance. Digamos que a Nokia seja o fornecedor da loja TIM, a Nokia pela sua necessidade de recursos em caixa pretende vender à vista e a loja TIM pretende comprar parcelados essa compra diretamente com o fornecedor. Então a Nokia faz um Vendor Finance com uma instituição financeira, onde a mesma paga a Nokia o valor da mercadoria à vista e passa a receber da loja TIM as devidas parcelas com juros. O benefício fiscal ocorre, pelo fato dos impostos serem incidido pelo valor total da venda, se à vista for R$100 pagará um imposto que incide por este valor, que será bem menor de um valor financiado a R$150 no total. Esse é o benefício fiscal de redução de preço da mercadoria.
  • VENDOR FINANCE Operação realizada visando permitir à empresa vendedora o recebimento à vista devendas realizadas a prazo, com a intermediação de uma instituição financeira.A grande vantagem da empresa vendedora é que, como a venda não é financiada diretamente por ela, a base de cálculo para a cobrança de impostos,comissão de vendas e royalties, no caso de fabricação sob licença, torna-se menor,reduzindo a carga de IPI, ICM, PIS e Cofins que incide sobre o valor da Nota Fiscal da empresa vendedora.
  • Ñ entendi...
    ao meu ver, na operação de vendor fiance quem da o crédito é a instituição financeira e não a empresa.
    Portanto, a empresa não utiliza o seu crédito, como diz a questao, já que esse crédito é dado pela Instituição financeira ao cliente.
    se alguem puder me ajudar...?
  • Lucas, a VENDOR FINANCE é uma operação em que a empresa vendedora recebe à vista e a empresa pagadora paga a prazo e com juros.
    O vendedor se torna o fiador do comprador, sendo ele quem contrata o crédito com o banco, e quem paga é o comprador. O vendedor assume o risco, caso o comprador não honre o compromisso.
    Existe o benefício fiscal em razão do vendedor comprar à vista (mais barato), pagando assim menos impostos.
  • É uma operação de financiamento de vendas baseada no principio de cessão de crédito, que permitem a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento a vista.

    Ex: Minha casa minha vida

  • A "redução no preço da mercadoria" acontece pois quando se vende a vista tem o preço menor do que vender a prazo. É a mágica da matemática financeira.

    Ou seja, empresa vai receber o valor da mercadoria com menor preço, pois no VENDOR FINANCE ela recebe normal, e o cliente paga com o prazo através do banco somente.

  • Pensei como o Lucas " no qual a empresa utiliza seu crédito para incrementar o prazo ". Muito confuso e enunciado.

  • Vendor Finance

    É uma operação de financiamento de vendas baseadas no princípio da cessão de crédito, que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista.

    A operação de Vendor supõe que a empresa compradora seja cliente tradicional da vendedora, pois será esta que irá assumir o risco do negócio junto ao banco.

    A empresa vendedora transfere seu crédito ao banco e este, em troca de uma taxa de intermediação, paga o vendedor à vista e financia o comprador.

    A principal vantagem para a empresa vendedora é a de que, como a venda não é financiada diretamente por ela, a base de cálculo para a cobrança de impostos, comissões de vendas e royalties, no caso de licença de fabricação, torna-se menor.

  • CERTO


    Vendor Finance

     

    É uma operação de financiamento de vendas baseadas no princípio da cessão de crédito, que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista.

     

    A operação de Vendor supõe que a empresa compradora seja cliente tradicional da vendedora, pois será esta que irá assumir o risco do negócio junto ao banco.

     

    A empresa vendedora transfere seu crédito ao banco e este, em troca de uma taxa de intermediação, paga o vendedor à vista e financia o comprador.

    Como em todas as operações de crédito, ocorre a incidência do IOF, sobre o valor do financiamento, que é calculado proporcionalmente ao período do financiamento. 

  • A empresa vendedora contrata o banco – utilizando seu crédito – para que o cliente possa comprar a prazo, sem onerar o seu caixa – pois recebe à vista. Devido a venda ser feita “à vista”, o preço pode reduzir.

    Resposta: Certo


ID
21268
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Nos mercados financeiro e de capitais brasileiros, atuam várias instituições com uma complexa gama de operações e produtos. Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

B O SELIC é o depositário central dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo BACEN. Nessa condição, processa a emissão, o resgate, o pagamento dos juros e a custódia desses títulos. Processa também a liquidação das operações definitivas e compromissadas realizadas em seu ambiente, conforme denominação utilizada em relatórios do Bank for International Settlements (BIS).

Alternativas
Comentários
  • Questão certíssima. O texto diz em outras palavras as funções da SELIC, já demonstradas em outras questões.
  • "Os princípios básicos de funcionamento do sistema de pagamentos brasileiro foram estabelecidos por intermédio da Resolução 2.882, do Conselho Monetário Nacional, e seguem recomendações feitas, isolada ou conjuntamente, pelo BIS - Bank for International Settlements..."Quer dizer todas as liquidações do SFN seguem os relatórios do BIS. Ele só colocou pra confundir quem não estudou muito Sistema de Pagamentos Brasileiro.Fonte:Sistema de Pagamentos Brasileiro - texto do DEBAN/BACEN. http://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/spb-textocompleto-pdf.pdf
  • Questão desatualizada! o BACEN não emite mais Titulos Publicos federais!
  • O site deveria tirar essas questões que não tem mais validade!!!
  • Já estava ficando preoculpada...seria muito bom que pelo menos a ferramenta excluir questões desatualizadas funcionasse.
  • Não dá para excluir esta questão porque ela não está desatualizada. A SELIC ainda trabalha com títulos públicos federais emitidos pelo bacen - até 2002 (o bacen está proibido de emitir títulos público desde maio de 2002 segundo lei complementar 101/2000).
  • SELIC ainda mantém a custodia dos Titulos que foram emitidos pelo BACEM
  • a questao encontra-se desatualizada
    comforme a Lei complementar 101/2000 (lei de resposabilidade Fiscal), no seu artigo 34,proibiu o Banco Central de emitir titulos publicos a parti de maio de 2002..
    Bola pra fente,firme e forte nos estudos,,
    abraços

ID
28762
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O certificado de depósito bancário (CDB) é o título de renda fixa emitido por instituições financeiras, com a finalidade de captação de recursos para carregá-los em outras carteiras de investimento, visando ao ganho financeiro e/ou ganho de intermediação. Considerando as características do CDB, analise as afirmações a seguir.

I - No CDB Rural, existe a possibilidade, para o investidor, de repactuar a cada 30 dias a taxa de remuneração do CDB, dentro de critérios já estabelecidos no próprio contrato.
II - Quando a perspectiva é de queda da taxa de juros, a modalidade de CDB mais indicada para aplicação é a prefixada.
III - O CDB não pode ser negociado antes do seu vencimento, devendo o cliente esperar o final do contrato para sacar o dinheiro.
IV - No CDB prefixado, no momento da aplicação, o investidor já conhece o percentual de valorização nominal de seu investimento.
V - As taxas de rentabilidade do CDB são determinadas pelos próprios Bancos, de acordo com o CDI.

Estão corretas APENAS as afirmações

Alternativas
Comentários
  • CDB - Pré-fixado
    Os CDBs pré-fixados são títulos não tem prazo mínimo , não podendo ter o seu vencimento em sábados, domingos, ou feriados. A rentabilidade destes títulos é determinada na hora da aplicação, e portanto, você saberá previamente o quanto irá receber no vencimento. Nos momentos de crise, com tendência à elevação das taxas de juros, os bancos darão preferência à captação de recursos em CDB pré-fixado de prazo longo.

    RURAL CDB FIX PRÉ

    CDB com taxa pré-fixada, prazo fechado e valor de resgate pré-estabelecido. Portanto, o título é liquidado no vencimento, não se permitindo resgate antecipado.

    RURAL CDB FIX PÓS

    CDB com taxa pós-fixada, prazo, taxa e liquidez negociados de acordo com a carência, escalonamento ou repactuação. O título é liquidado no vencimento ou antecipadamente, de acordo com negociação de taxa e prazo.

  • com os juros altos a modalidade mais indicada é a pós-fixada com o indicador IGP-M (inflação).
  • wiwi, o CDB é transferível por endosso nominativo.
  • - o CDB é negociável e transferível por endosso. - o RDB é nominativo e não transferível.CDB pre-fixado garante o rendimento em um cenário de quedas dos juros, caso a perspectiva fosse contraria o ideal seria o CDB pós.
  • CDB é transferível por endosso nominativo, podendo, portanto, ser resgatado antes do prazo final; porém, normalmente a Instituição Financeira exige um deságio (diferença para menos entre o valor nominal de um título e sua cotação no mercado) para a realização dessa operação.

    Já o RDB não é transferível, mas pode ser rescindido em carater excepcional, se houver acordo da instituição depositária; porém, nesse caso, só será devolvido o valor aplicado sem nenhum rendimento.
  • CDB Rural: São títulos cuja captação é específica dos bancos comerciais e múltiplos com carteira comercial. Seus prazos são idênticos aos do CDB. A diferença fundamental é que os recursos captados por este títulos devem ser obrigatoriamente utilizados para o financiamento da comercialização de produtos agropecuários e/ou máquinas e equipamentos agrícolas. a comprovação desta utilização se dá através de mapas enviados ao BC. CDB com taxa flutuante: Nas aplicações com prazo mínimo de 30 dias, existe a possibilidade, para o investidor, de repactuar a cada 30 dias a taxa de remuneração do CDB, dentro de critérios já estabelecidos no próprio contrato.
  • Depósitos à Prazo
     
    CDB - Pré-fixado
    Os CDBs pré-fixados são títulos com prazo mínimo de 30, 60 ou 90 dias, não podendo ter o seu vencimento em sábados, domingos, ou feriados. A rentabilidade destes títulos é determinada na hora da aplicação, e portanto, você saberá previamente o quanto irá receber no vencimento. Nos momentos de crise, com tendência à elevação das taxas de juros, os bancos darão preferência à captação de recursos em CDB pré-fixado de prazo longo.

    CDB - Pós-fixado
    Os CDBs pós-fixados podem ser oferecidos pelos bancos com ou sem liquidez diária, rendem de acordo com o desempenho de indicadores como os Certificados de Depósito Interbancário (CDI) ou a Taxa de Referência (TR). Estes títulos são populares em momentos onde existe perspectiva de aumento nos juros.

     
  • Resposta LETRA C
  • I - ñ existe a possibilidade de repactuar a cada 30 dias a taxa de remuneração.

    II - Correto.

    III - O CDB pode ter resgate antecipado
    IV - Correto.
    V - Correto.

  • I. Errado. Não pode ser repactuado haja visto que é um valor mobiliário.

    II. Correto. Pois os demais indicadores acompanham indiretamente a taxa de juros. Mas vale lembrar que quando há queda da taxa de juros, o consumo aumenta e isso ocasiona uma pressão inflacionária. O que leva os títulos como CDB de 1 ano atrelados a indices de preços a se tornarem mais atraentes. 

    III. Errado. Os CDBs tem liquidez diária. 

    IV. Correto. Somente nos CDBs pós fixados é que não há certeza da rentabilidade. 

    V. Correto. CDBs com: 

                                         1 dia ---------------------- Selic ou CDI 

                                       1 mês -------------------- TR ou TJLP 

                                        2 meses ----------------- TBF 

                                       1 ano -------------------- IPCA, IGPM  

  • A modalidade de RDB ( recibo de depósito bancário) é que não pode ter antecipado, por essa razão possui um rendimento melhor


ID
85990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sob o ponto de vista das instituições financeiras bancárias, as
operações podem ser classificadas como passivas, ativas, de
serviços financeiros e de captação de recursos. Acerca das
operações das instituições financeiras bancárias, julgue os
próximos itens.

As principais operações passivas correspondem a empréstimos em conta corrente, crédito pessoal, desconto de títulos, adiantamento a depositante, cheque especial, capital de giro, repasse do BNDES, e operação de crédito rural.

Alternativas
Comentários
  • Operações PASSIVAS= são as que o banco utiliza na captação de recursos, aqueles em que figura como devedor, tem uma obrigação para com terceiros.Conta-corrente,repasse do BNDES, ->CERTASCrédito pessoal, desconto de títulos, adiantamento a depositante,cheque especial,capital de giro, operação de crédito rural. -> ERRADAS, nesses casos o banco se figura como um credor, tendo o direito de receber posteriormente os valores correspondentes.
  • nessa questão apenas conta corrente e repasse do BNDES são passivas...as demais são ativas.
  • Eu acho que "EMPRÉSTIMO EM CONTA CORRENTE" é operação ativa também. O Banco concede um empréstimo a seu cliente, creditando o valor diretamente na sua conta.
  • Bom vamos lá:

    Operação Ativa ---> Para clientes DEFICITÁRIOS. (empresta dinheiro do banco/empréstimo)

    Operação Passiva ---> Para clientes SUPERAVITÁRIOS. (empresta dinheiro para o banco/investimento)

     Empréstimos em conta corrente, crédito pessoal, desconto de títulos, adiantamento a depositante, cheque especial, capital de giro, repasse do BNDES, e operação de crédito rural. Todas as opções em análise, são operações Ativas e não Passivas.

    Portanto questão ERRADA.

  • Operações ativas

    As operações ativas são aquelas em que o banco oferece crédito aos clientes, ou seja, aquelas em que a instituição bancária empresta dinheiro. São elas:

    • Abertura de crédito, simples e em conta-corrente;
    • Desconto de títulos;
    • Concessão de crédito rural;
    • Concessão de empréstimo para capital de giro;
    • Aplicações (próprias) em títulos e valores mobiliários;
    • Depósitos interfinanceiros;
    • Operações de repasses e refinanciamentos
    • Concessões de financiamentos de projetos do Programa de Fomento à Competitividade Industrial.

    Operações passivas

    As operações passivas são aquelas em que os clientes deixam seu dinheiro sob responsabilidade ou administração dos bancos, seja depositando em conta, investindo em CDB etc.

    • Depósitos a vista (de pessoas físicas ou jurídicas);
    • Depósitos a prazo fixo (de pessoas físicas ou jurídicas);
    • Obrigações contraídas no país e no exterior relativas a repasses e refinanciamentos;
    • Emissões de certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDIs).


    Fonte: Gigaconteudo

  • PASSIVAS:

      *Depósito à vista (Conta Corrente);

      *Depósito a prazo (CDB/RDB);

      *Depósito para poupança;

      *Letras Financeiras.

    ATIVAS:

      *Crédito Rotativo (Cheque Especial e Cartão de Crédito Conta Garantida);

      *Compror e Vendor Finance;

      *Capital de Giro e Capital Fixo;

      *Hot Money.

    SERVIÇOS:

      *Fundos de Investimento;

      *Leasing;

      *Tarifas;

      *Cartão de Crédito (menos Conta Garantida).

  • Operações ativas

    As operações ativas são aquelas em que o banco oferece crédito aos clientes, ou seja, aquelas em que a instituição bancária empresta dinheiro. São elas:

    Abertura de crédito, simples e em conta-corrente;

    Desconto de títulos;

    Concessão de crédito rural;

    Concessão de empréstimo para capital de giro;

    Aplicações (próprias) em títulos e valores mobiliários;

    Depósitos interfinanceiros;

    Operações de repasses e refinanciamentos

    Concessões de financiamentos de projetos do Programa de Fomento à Competitividade Industrial.

     

     

    Operações passivas

    As operações passivas são aquelas em que os clientes deixam seu dinheiro sob responsabilidade ou administração dos bancos, seja depositando em conta, investindo em CDB etc.

    Depósitos a vista (de pessoas físicas ou jurídicas);

    Depósitos a prazo fixo (de pessoas físicas ou jurídicas);

    Obrigações contraídas no país e no exterior relativas a repasses e refinanciamentos;

    Emissões de certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDIs).

     

     

    Operações acessórias ou especiais

    As operações tidas como acessórias ou especias geralmente são aquelas em o banco atua como intermediador entre duas pessoas, sejam físicas ou jurídicas.

    Operações de câmbio;

    Custódia de títulos e valores;

    Prestação de fianças e outras garantias;

    Operações compromissadas (de mercado aberto ou open market)

    Compra e venda no mercado (físico) de ouro;

    Administração de fundos de investimentos.

  • As principais operações ativas correspondem a empréstimos em conta corrente, crédito pessoal, desconto de títulos, adiantamento a depositante, cheque especial, capital de giro, repasse do BNDES e operação de crédito rural.

  • de uma maneira mais facil de entender..OPERAÇÕES ATIVAS QUANDO O BANCO "DÁ" AO CLIENTE(EMPRESTA,PAGA)

    OPERAÇÕES PASSIVAS quando o banco recebe dos clientes.o cliente empresta ao banco

  • OPERAÇÕES ATIVAS: SÃO AQUELAS QUE O BANCO TEM A RECEBER.

    OPERAÇÕES PASSIVAS: SÃO AQUELAS QUE O BANCO TEM A PAGAR.

    BASICAMENTE É ISSO!

  • Crédito rural é uma operação ativa para o banco


ID
86416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Bolsas de valores são associações privadas civis, sem finalidade
lucrativa. No que se refere às bolsas de valores, julgue os itens
que se seguem.

As bolsas de valores são organizadas pelo Ministério da Fazenda e fiscalizadas por seus membros e pelo BACEN.

Alternativas
Comentários
  • ...São especialmente organizadas e fiscalizadas por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários [CVM]
  • ...especialmente organizada e fiscalizada por seus membros e pela comissão de valores mobiliários.
  • As bolsas de valores são associações privadas civis, onde é que o ministerio da fazenda entra na jogada?!?!?!?!?! ela é supervisionada pelo Bacen, mas fiscalizada pelos seus menbros e CVM.ERRADA
  • Só uma pequena correção, no segundo semestre de 2007 a Bovespa e a BM&F deixaram de ser sociedades civis e passaram a ser sociedades anônimas.
  • As bolsas de valores são sociedades anônimas OU associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa (Resolução CMN 2.690, de 2000).http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/bv.asp
  • São sociedades anonimas ou associações civis, especialmente organizadas  e fiscalizadas por seus menbros e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
  • Cabe a CVM, entre outras, disciplinar as seguintes matérias:
    - Registro de companhias abertas;
    - Registro de distribuições de valores mobiliários;
    - Credenciamento de auditores independentes e administradores de carteiras de valores mobiliários;
    - Organização, funcionamento e operações das bolsas de valores;
    - Negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários;
    - Administração de carteiras e a custódia de valores mobiliários;
    - Suspensão ou cancelamento de registros, credenciamentos ou autorizações;
    - Suspensão de emissão, distribuição ou negociação de determinado valor mobiliário ou decretar recesso de bolsa de valores;
    A Lei também atribui à CVM competência para apurar, julgar e punir irregularidades eventualmente cometidas no mercado. Diante de qualquer suspeita a CVM pode iniciar um inquérito administrativo, através do qual, recolhe informações, toma depoimentos e reúne provas com vistas a identificar claramente o responsável por práticas ilegais, oferecendo-lhe, a partir da acusação, amplo direito de defesa.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cvm

  • As bolsas de valores são sociedades anonimas ou associaçoes civis como o obejtivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus menbros e a realização entre eles de compras e venda de titulos e valores imobiliarios,em mercado livre  e aberto,especialmente organizado e fiscalizado por seus menbros e pela CVM. Possuiem autonomia financeira,patrimonial e administrativa.
  • Cuidado amigos, as Bolsas de Valores são fiscalizadas pelos seus próprios membros e pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que é o conselho do sistema normativo que tem por função fiscalizar e controlar os Valores Monetários.

  • O correto seria: As bolsas de valores são organizadas pela CVM e fiscalizadas por seus membros e pela CVM.

    Bons estudos!!!


  • As bolsas de valores não são instituições financeiras e portanto não podem ser fiscalizadas pelo BACEN. São fiscalizadas e organizadas pela CVM.

  • As bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa (Resolução CMN 2.690, de 2000).

  • A Cespe ficou Maluca!! Pelo menos uma de graça...quem me dera se fosse assim...

  • Lembrando que quem disciplina as matérias das Bolsas de Valores é o CMN, enquanto que quem fiscaliza é a CVM e os membros da Bolsa. 

    "Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:

     XXI - Disciplinar as atividades das Bolsas de Valores e dos corretores de fundos públicos;"

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4595compilado.htm

  • Lembrando que quem disciplina as matérias das Bolsas de Valores é o CMN, enquanto que quem fiscaliza é a CVM e os membros da Bolsa. 

    "Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:

     XXI - Disciplinar as atividades das Bolsas de Valores e dos corretores de fundos públicos;"

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4595compilado.htm

  • A CESPE não é tão ruim como dizem....Olha aí uma questão de graça!
    Questão ERRADA


  • As bolsas de valores são sociedades anônimas ou associações civis, com o objetivo de manter local ou sistema adequado ao encontro de seus membros e à realização entre eles de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, em mercado livre e aberto, especialmente organizado e fiscalizado por seus membros e pela Comissão de Valores Mobiliários. Possuem autonomia financeira, patrimonial e administrativa (Resolução CMN 2.690, de 2000).


ID
91027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação a produtos e serviços financeiros, julgue os itens a
seguir.

As operações de hot money constituem empréstimos de curtíssimo prazo que utilizam como referencial de custo a taxa do certificado de depósito interbancário (CDI) diária, acrescida de tributos.

Alternativas
Comentários
  • Hot money, em sua origem, designa fundos aplicados em ativos financeiros, em diversos países, que atraem pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais. São operações de curtíssimo prazo, em que os recursos podem ser deslocados de um mercado para outro com muita rapidez. Esses recursos são administrados por especuladores no mercado de câmbio (Foreign Exchange Market) e caracterizam-se por alta volatilidade, em oposição às aplicações de bancos centrais, bancos de investimento ou investidores domésticos. Por essa particularidade, são considerados causadores de turbulências nos mercados financeiros, em algumas situações.No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos, sem contrato de empréstimo de caráter complexo.http://www.bcb.gov.br/glossarioLista.asp
  • Complementando o que o colega disse, o a formação da taxa de hot money é definida pela taxa do cdi do dia da operação acrescido dos curstos do PIS (0,75%) e do COFINS (2%) sobre o faturamento da operação.
  • Hot money


    Hot money, em sua origem, designa fundos aplicados em ativos financeiros, em diversos países, que atraem pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais. São operações de curtíssimo prazo, em que os recursos podem ser deslocados de um mercado para outro com muita rapidez. Esses recursos são administrados por especuladores no mercado de câmbio e caracterizam-se por alta volatilidade, em oposição às aplicações de bancos centrais, bancos de investimento ou investidores domésticos. Por essa particularidade, são considerados causadores de turbulências nos mercados financeiros, em algumas situações. No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos. http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=603&idioma=P&idpai=GLOSSARIO

    Bora passar domingo? Boa sorte a todos! :)

  • Hot money é o empréstimo de curtíssimo prazo, com prazo mínimo de um dia máximo de 29 dias.
    Normalmente é realizado por um dia.Têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos, sem contrato de empréstimo de caráter complexo. A formação de taxa para o hot money é definida levando em conta a taxa do Certificado de Depósito Interbancário (ou interfinanceiro) CDI do dia da operação, tributos e ganho pretendido.

  • CERTO


    Hot Money

    Representa um empréstimo de curtíssimo prazo (até 29 dias para critérios informativos do BACEN). Para o cliente (pessoa jurídica), consiste em uma linha de crédito para o financiamento da sua necessidade momentânea de recursos.


  • HOT MONEY -------> CDI


ID
109084
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Caio, cliente do Banco Argent, contraiu empréstimo de quarenta mil reais para pagamento em trinta e seis meses, com juros de 1,76% ao mês, correção monetária pela TR e multa de 2% em caso de mora ou inadimplemento. Passados oito meses, Caio resolveu quitar parcialmente sua dívida, antecipando dez parcelas, e pediu o desconto dos juros. De acordo com o caso descrito, o(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    Resolução no 002878/2001

    Art. 7º As instituições referidas no art. 1º, nas operações de crédito pessoal e de crédito direto ao consumidor, realizadas com seus clientes, devem assegurar o direito à liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros." (NR); 
  • Ana Carolina, esta resolução foi REVOGADA pela Resolução 3.634 de 26/03/2009. Mas nesta última não consta nada sobre pagamento antecipado. Alguém sabe em que norma está previsto agora?
  • Ana, este texto foi tirado da propria Res. 2892, que também foi revogada. Olha só o link do site do Bacen com a Resolução 3694, não tem esta cláusula, inclusive vai só até o art. 5º. 
    http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/normativo.asp?tipo=Res&ano=2009&numero=3694
    I
    sso é bom, porque esta nova resolução está bem mais concisa, melhor para estudar. E se cair alguma coisa das resoluções revogadas a questão pode ser anulada. Pelo menos no Edital do BB (que eu estou focando) já foi retificado, retirando as resoluções 2878 e 2892. Bom, obrigado pela atenção. Que Deus abençoe seus estudos!
  • olá, nos comentarios diz apenas CDC, esta lei não "serve" para outro emprestimos como os de pessoa juridica por ex?
  • O Código de Defesa do Consumidor se aplica a serviços oferecidos por instituições bancárias, financeiras, de crédito e securitárias, e diz que:
    Art. 52. No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre:
    I - preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional;
    II - montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros;
    III - acréscimos legalmente previstos;
    IV - número e periodicidade das prestações;
    V - soma total a pagar, com e sem financiamento.
    § 1° As multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigações no seu termo não poderão ser superiores a dois por cento do valor da prestação
    § 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.
  • § 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.


ID
110941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das operações bancárias, julgue os itens a seguir.

As operações bancárias passivas, conhecidas como funding, são usadas pelo banco na busca de recursos para lastrear as suas operações ativas.

Alternativas
Comentários
  • Através das operações passivas (captação de recursos) o banco obtém recursos para realizar suas operações ativas (repasse de recursos). Portanto, as operações ativas são lastreadas pelas operações passivas. O lucro do banco é o juros da operação ativa.
  • Lembre-se que a contabilidade bancária é o inverso. Para um banco, "empréstimo bancário" é um direito (e não uma obrigação, no caso de uma empresa).Como o banco obtém dinheiro? Através de operações passivas, que são obrigações pelas quais ele terá que pagar no futuro (por exemplo: os juros de uma caderneta de poupança). O dinheiro arrecadado nessas operações passivas são utilizadas para que ele obtenha seu lucro, utilizando-o em operações ativas que gerarão direitos (por exemplo: o pagamento do principal e dos juros de um empréstimo concedido). Questao CORRETA
  • Funding:refere-se à obtenção de recursos para uma empresa, normalmente para o crescimento dela.

  • Alguém poderia falar um pouco mais sobre Funding?

  • FUNDING nada mais é do que um "Financiamento" !

  • correto.. nas operações passivas (captação de recursos) o banco obtém recursos para realizar suas operações ativas (repasse de recursos). Portanto, as operações ativas são lastreadas pelas operações passivas. O lucro do banco é o juros da operação ativa.

    regrinha legal:

    Quando o banco dá = operação ativa.......ex:empréstimos e financiamentos

    Quando o banco recebe (vende) = operação passiva.......ex: depósitos à vista, CDB, RDB., venda de um seguro, etc

    "adiantamento" significa que o banco está"dando" algo a alguém,logo = operação ATIVA

  • O banco cria moeda escritural ao emprestar.

    Essa criação precisa ser lastreada em pelo menos 15% de acordo com o acordo de basileia.

    O lastreio vem de operações passivas, ou seja a receber.


ID
110944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das operações bancárias, julgue os itens a seguir.

Entre as operações bancárias ativas relacionadas à aplicação dos recursos captados, incluem-se o desconto bancário, o cheque especial, os empréstimos a pessoas físicas e a cobrança simples.

Alternativas
Comentários
  • A cobrança simples é uma operação passiva.
  • Operação ativa: o banco repassa recursos captados para outra pessoa.Operação Passiva: o banco capta recursos de pessoas superavitárias.Portanto, a cobrança simples não pe uma operação ativa, ele somente faz a cobrança e recebe um valor pelo serviço prestado
  • São operações ATIVAS quando o banco "libera" recursos na conta do cliente (ele vai ganhar com os juros cobrados sobre esse recurso liberado). Ex: Empréstimos, Crédito Pessoal, Cheque Especial, Desconto Bancário, etc.A Cobrança Simples não implica recursos liberados na conta do cliente. Cobrança Simples é prestação de serviço. É operação acessória.
  • OPERAÇÕES:ATIVA:*descontar títulos;*abertura de crédito simples ou em conta corrente;*crédito rural, de câmbio e comércio internacional;PASSIVA:*captar depósitos à vista.
  • esquecam o que a paula campos escreveu,aproveitem so o cheques especial que e e realmente emprestimo.
  • Cobrança simples não é operação ativa, mas acessória.

  • o q eh COBRANÇA SIMPLES?????

  • A cobrança simples é uma prestação de serviços que a instituição financeira 

    fará para seu cliente. A responsabilidade das instruções de cobrança serão 

    do cliente, prazo, multa, correção monetária e protesto. Cabe à instituição 

    financeira efetuar a cobrança e creditar o valor na conta do cliente.


  • cobrança simples é a carteira bancaria podendo se simples quando o banco tem conhemento que foi feito pagamento e registrado quando tem conhecimento que emitiu o boleto.

  • A cobrança simples é uma operação acessória.


ID
110950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das operações bancárias, julgue os itens a seguir.

Empréstimos tomados pelos bancos de outras instituições financeiras, do país ou do exterior, é uma modalidade em que o banco cria moeda para suas aplicações em operações ativas.

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa correta. O banco capta recursos através de empréstico a um juros "x" e repassa esse recurso a um juros "y". O ato de contrair o empréstimo é uma operação passiva, e o ato de repassar é uma operação ativa.
  • Tem nada a ver com a questao a definição. Estamos falando de criar moeda escritural. o poder multiplicador do dinheiro e nao operações ativas e passivas.

    O correto, em minha opnião, seria dizer que a questão esta correta por que ao tomar um emprestimo a instituição que emprestou usou o dinhero da pessoa A para emprestar a pessoa B. Entretanto, se A quiser sacar seu dinheiro ela o tera e B ja esta em posse do seu credito. Este e o fator. Acabei errando ao responder por nao entender a fundo a pergunta.

    Resumindo, o ato de tomar dinheiro emprestado em uma instituição financeira ela acaba criando moeda escritural.


ID
317266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca de finanças, julgue os itens de 37 a 45.

Entre os tipos de ordem de negociação utilizados no mercado à vista, a ordem denominada on stop refere-se à compra ou à venda utilizada para limitar perdas ou ganhos de operações de mercado, enquanto a ordem de negociação discricionária é executada de imediato ao melhor preço, considerando-se as características dos títulos ou direitos definidos pelo investidor, bem como sua quantidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA ALTERNATIVA

    stop e uma ordem limitada, o investidor indica uma quantidade limitada que não podera ser ultrapassada ..no caso de venda um valor minmo estipulado, e no caso de compra um valor maximo a ser utilizado.

    ja a ordem on stop determina que a ordem deve ser vendida quando atingir o valor alcancado,igual ou superior

    a ordem disicricionaria e aquela que o adminstrador de uma carteira, pessoa fisica ou juridica,ou representante de varios clientes estabelece condiçoes para execução de uma ordem estipulando nome de investidores, quantidade de titulos e vpreço da transação

    .

    Confira os tipos de ordens possíveis para negociar papéis na Bovespa - InfoMoney

    Veja mais em: 


ID
701488
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito da constituição e do funcionamento das instituições financeiras, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a - Quando uma empresa tem como atividade acessória a custódia de valores cambiais de propriedade de terceiros, ela deve ser considerada instituição financeira, para efeito da legislação em vigor. Correta.

    b - Uma pessoa física pode ser equiparada às instituições financeiras, desde que exerça atividade típica dessas instituições.

    c - As sociedades corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários constituir-se-ão sob a forma de sociedades anônimas ou sociedades de quotas de responsabilidade limitada.

    d - As instituições financeiras são obrigadas a levantar balanços gerais em 31 de dezembro e em 30 de junho também (obrigadas nas duas datas).

    e - Apenas as instituições financeiras de SA poderão emitir debêntures.

  • Vimos que é considerada instituição financeira as pessoas jurídicas públicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custódia de valor de propriedade de terceiros, como descrito na alternativa A.

    Vejamos o erro das demais alternativas:

    • b) Equiparam-se às IFs as pessoas físicas que exerçam qualquer das atividades referidas acima, de forma permanente ou eventual.
    • c) Apenas sociedades anônimas
    • d) As instituições financeiras levantarão balanços gerais a 30 de junho e 31 de dezembro de cada ano, obrigatoriamente, com observância das regras contábeis estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.

    e) É vedada às IFs a emissão de debêntures.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
701842
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Atualmente, os bancos possuem diversos tipos de produtos para financiar as relações comerciais, desde as realizadas por microempresas até as realizadas por grandes empresas.

Qual é o nome da operação realizada quando pequenas indústrias vendem para grandes lojas comerciais e estas procuram os bancos para dilatar o prazo de pagamento mediante a retenção de juros?

Alternativas
Comentários
  • Operação de Compror Finance
    - É a operação inversa do Vendor Finance;
    - Destinado somente a pessoa jurídica;
    - O cliente do banco compra a vista, e paga a prazo;
    - O risco é todo do comprador, não havendo o direito de regresso contra o vendedor;
    - É uma operação muito utilizada quando pequenas indústrias vendem para grandes lojas comerciais.
  • Vendor Financce// Compror Finance
    - Vendor: financia suas vendas; quem contrata e garante o crédito é o vendedor do bem, quem paga o crédito é o comprador.
    - Compror: financia suas compras; quem contrata e garante o crédito é o comprador do bem, quem paga o credito é o vendedor.

    Nas duas operações incidem IOF e Juros.
  • Primeiro descubra quem procurou o banco, e pra que

    Se pequenas indústrias vendem para grandes lojas, significa que essas lojas COMPRAM, e são estas lojas que procuram o banco para comprar ,portando será um financiamento de compra : compror finance.

  • Quem procura o banco neste caso é o comprador (grandes lojas comerciais). Portanto, é operação de compror.

    resposta: A

  • Pensem assim: Quem manda são os GRANDES. 

    Portanto :

    Quando a GRANDE empresa compra, o nome da operação é COMPROR finance.

    Quando a Grande empresa vende, VENDOR finance.

  • Questão óbvia. Apenas reparar que o ''estas procuram os bancos para dilatar o prazo de pagamento mediante a retenção de juros'' se referem as lojas comerciais, que são as compradoras das pequenas indústrias. Logo, a operação que é contratada pela empresa compradora é o compror finance LETRA A

    OBS: Errei a questão pela interpretação de texto, pois na primeira leitura deduzi que o ''estas procuram os bancos para dilatar o prazo de pagamento mediante a retenção de juros'' estava se referindo as pequenas industrias que são as vendedoras, na ocasião, marquei a alternativa B.

    ATENÇÃO!

  • Eu  fiz a mesma coisa que voce Rafael.

  • Na primeira leitura realmente dá essa impressão, Rafael. O "estas" parece se referir às pequenas indústrias, contudo quem contrata a operação são as grandes lojas. Também caí essa!

  • - Compror: financia suas compras; quem contrata e garante o crédito é o comprador do bem, quem paga o credito é o vendedor.

    - O risco é todo do comprador, não havendo o direito de regresso contra o vendedor;

    Quem procura o banco neste caso é o comprador (grandes lojas comerciais)

  • Na situação apresentada, grandes lojas comerciais querem comprar de pequenas indústrias e pagar a prazo. Portanto, trata-se do Compror Finance.

    DICA: Para diferenciar o Vendor do Compror Finance, veja o que a grande loja está fazendo.

    Resposta: A

  • Estamos falando de pequenas industrias de fornecedores vendendo para lojas. Do ponto de vista da loja que contratará a operação financeira, ela está financiando a sua COMPRA.

  • isso é o mesmo que fomento mercantil?

ID
965671
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Segundo a Resolução CMN no3.849/2010, no tocante à instituição do componente organizacional de ouvidoria, o estatuto ou contrato social da Instituição Financeira deve conter, de forma expressa,

Alternativas
Comentários
  •  Art.  3º   O  estatuto ou o contrato social das instituições referidas  no caput do art. 1º deve conter, de forma expressa,  entre outros, os seguintes dados:                                               
        I - as atribuições da ouvidoria;    
                                
         II  - os critérios de designação e de destituição do ouvidor e o tempo de duração de seu mandato; e   
                                  
           III - o compromisso expresso da instituição no sentido de:       
     
      a)   criar  condições  adequadas  para  o  funcionamento  da ouvidoria,   bem  como  para  que  sua  atuação  seja  pautada   pela transparência, independência, imparcialidade e isenção; e   
                
          b)   assegurar   o   acesso  da  ouvidoria  às   informaçõesnecessárias  para  a elaboração de resposta adequada  às  reclamaçõesrecebidas,   com  total  apoio  administrativo,  podendo   requisitarinformações e documentos para o exercício de suas atividades.        

  • Típica questão para nenhum candidato gabaritar a prova. São centenas de resoluções do CMN que inviabilizam o estudo de todas. No máximo as mais recentes.

  • Vamos lá tentar analisar e responder a questão por eliminação:

    O enunciado diz que se refere ao ESTATUTO ou CONTRATO social de uma OUVIDORIA.

    a) Para quê é necessário conter o nome do ouvidor em um Estatuto? O Estatuto será aquele definido, mesmo após a mudança de vários ouvidores que passarem pela instituição. Ex.: O Estatuto da Criança, não há a necessidade do nome de nenhum conselheiro tutelar nele. No entanto, para confundir, é colocada uma parte da Resolução... mas esse nome do ouvidor deve ser enviada ao Banco Central e não contida em Estatuto.

    b) CORRETA

    c) Aqui a questão está citando uma das atribuições da ouvidoria: fazer relatórios semestrais. Ou seja, o relatório semestral deve ser feito semestralmente pela ouvidoria, não deve conter no Estatuto. Estatuto não é uma coisa que você modifica semestralmente, logo não pode conter relatórios semestrais.

    d) Inicialmente está correta, um estatuto deve conter as obrigações da instituição, mas não para dificultar o acesso e sim para facilitar o acesso da ouvidoria...

    e) Mais uma vez, um Estatuto não deve conter relatórios.

    Resumindo: o Estatuto ou Contrato Social da Instituição financeira, referente ao componente organizacional da ouvidoria deve conter (lembre-se dessas 3 palavras): ATRIBUIÇÕES, CRITÉRIOS E COMPROMISSOS.

    logo, letra b = "o compromisso expresso da instituição" ....

    Espero ter ajudado.

    Aliás essa Resolução do CMN é bem pequena (6 páginas), de fácil entendimento e sempre cobrada em concursos de banco. ;)

  • Art. 3º O estatuto ou o contrato social das instituições referidas no caput do art. 1º deve conter, de forma expressa, entre outros, os seguintes dados:

    I - as atribuições da ouvidoria; II

    - os critérios de designação e de destituição do ouvidor e o tempo de duração de seu mandato; e

    III - o compromisso expresso da instituição no sentido de: a) criar condições adequadas para o funcionamento da ouvidoria, bem como para que sua atuação seja pautada pela transparência, independência, imparcialidade e isenção;

    Letra B


    mais hoje a uma nova resolução a 4433/15 ... esta outra não vem mais nas provas do BB

  • Dentre as formalidades exigidas na Resolução nº. 4..860/2020, exige-se que a instituição preveja no estatuto social/contrato social algumas diretrizes sobre a ouvidoria. Vamos relembrá-las:

    Art. 8º O estatuto ou o contrato social, conforme a natureza jurídica da sociedade, deve dispor, de forma expressa, sobre os seguintes aspectos:

    I - a finalidade, as atribuições e as atividades da ouvidoria;

    lI - os critérios de designação e de destituição do ouvidor; 

    IlI - o tempo de duração do mandato do ouvidor, fixado em meses; e

    IV - o compromisso formal no sentido de:

    a) criar condições adequadas para o funcionamento da ouvidoria, bem como para que sua atuação seja pautada pela transparência, independência, imparcialidade e isenção; e

    b) assegurar o acesso da ouvidoria às informações necessárias para a elaboração de resposta adequada às demandas recebidas, com total apoio administrativo, podendo requisitar informações e documentos para o exercício de suas atividades no cumprimento de suas atribuições.

    § 1º Os aspectos mencionados no caput devem ser incluídos no estatuto ou no contrato social na primeira alteração que ocorrer após a constituição da ouvidoria.

    § 2º As alterações estatutárias ou contratuais exigidas por esta Resolução relativas às instituições que optarem pela faculdade prevista no art. 5º, incisos I e IlI, podem ser promovidas somente pela instituição que constituir a ouvidoria.

    § 3º As instituições que não constituírem ouvidoria própria em decorrência da faculdade prevista no art. 5º, incisos lI e IV, devem ratificar a decisão na primeira assembleia geral ou na primeira reunião de diretoria realizada após tal decisão.

    Alternativa A. Errado. Não há essa exigência.

    Alternativa B. Certo. Descreve o Art. 8, IV, a.

    Alternativa C. Errado. Não há essa exigência. Além disso, a elaboração do relatório semestral é obrigatória. Não existe essa condição proposta pela alternativa “sempre que identificada ocorrência relevante”.

    Alternativa D. Errado. A instituição não deve dificultar o acesso da ouvidoria, bem como deve apoiá-la na realização das suas atividades. 

    Alternativa E. Errado. Não há essa exigência.

    Gabarito: B

  • Art. 8º O estatuto ou o contrato social, conforme a natureza jurídica da sociedade, deve dispor, de forma expressa, sobre os seguintes aspectos:

    I - a finalidade, as atribuições e as atividades da ouvidoria;

    II - os critérios de designação e de destituição do ouvidor;

    III - o tempo de duração do mandato do ouvidor, fixado em meses; e

    IV - o compromisso formal no sentido de:

    a) criar condições adequadas para o funcionamento da ouvidoria, bem como para que sua atuação seja pautada pela transparência, independência, imparcialidade e isenção; e

    b) assegurar o acesso da ouvidoria às informações necessárias para a elaboração de resposta adequada às demandas recebidas, com total apoio administrativo, podendo requisitar informações e documentos para o exercício de suas atividades no cumprimento de suas atribuições.

    gabarito: B de Bola

  • Alternativa B é a correta.


ID
990373
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em Setembro de 2005, o Banco XXX emitiu um CDB por um prazo de 6 meses, a uma taxa pós fixada de IPCA + 7% a.a.. No Balanço Patrimonial de 31/12/2005, o valor contábil deste título deveria estar registrado

Alternativas
Comentários
  • "As operações ativas e passivas contratadas com rendas e encargos pós-fixados ou flutuantes contabilizam-se pelo valor do principal, a débito ou a crédito das contas que as registram. Essas mesmas contas acolhem os juros e os ajustes mensais decorrentes das variações da unidade de correção ou dos encargos contratados, no caso de taxas flutuantes."


ID
990382
Banca
FCC
Órgão
BACEN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco BXY adquiriu em 30/10/2005 um BBC (Bônus do Banco Central) tendo a expectativa de negociá-lo no mercado. De acordo com a Circular 3068 (Banco Central- nov/2001), no balanço do encerramento de 31/12/2005, se o banco ainda mantiver esse título na sua carteira, ele deverá avaliá-lo pelo seguinte critério:

Alternativas

ID
1000507
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

São aplicações financeiras de renda fixa

Alternativas
Comentários
  • Os títulos de renda fixa são documentos que comprovam um empréstimo feito pelo investidor ao emissor, que 

    obrigam este último agente ao pagamento de certa rentabilidade. Neles, são estabelecidas as condições da 

    operação: o prazo, a taxa de juro, a forma de pagamento dos juros, dentre outras. Podem ser pré-fixados, pós-fixados ou misto. Exemplos de títulos pré-fixados mais comuns são: CDBs, Fundos de renda fixa, Títulos públicos e etc. 

    Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou o retorno de capital não pode ser identificados no momento da aplicação, podendo variar para mais ou para menos, de acordo com as flutuações de mercado. Os mais comuns: Abertura de um novo negócio; Investimentos em ações; fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas), e Commodities (ouro, soja, moeda e outros).


    Resposta letra E.


    Fontes: http://www.campograndenews.com.br/colunistas/financas-e-investimentos-sem-complicacao/entenda-qual-a-diferenca-entre-renda-fixa-and-renda-variavel

    http://www.slw.com.br/docs/guia/GUIA_RENDA_FIXA_E_SEUS_RISCOS.pdf

  • Olá pessoal alguém pode me indicar material bom para conhecimentos bancários, estou começando agora e achei que teria aulas voltadas para esse conhecimento aqui no Qconcursos

  • Luzenir Lagasse  eu indico as apostilas da casa do concurseiro... e só colocar no google e depois baixar...e gratuita.

  • Obrigada Rafael...

  • A respeito das LETRAS DE CAMBIO:

    As letras de câmbio estão entre as mais rentáveis formas de investimento em Renda Fixa.

    Apesar de possuir a palavra “Câmbio” no seu nome, elas não tem nada a ver com investimento em moedas e suas oscilações. O termo “Câmbio” do nome Letra de Câmbio, vem da forma de cobrança destes créditos que podem ser via Ação Cambial 

  • Só saber que derivativos é renda variável que você mata a questão.


ID
1071385
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito de produtos e serviços bancários, títulos de crédito, sistema de pagamentos e compensação e garantias do sistema financeiro nacional, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    O erro está na expressão "efetuando-se a devida cobrança de custos financeiros, dependendo do risco da operação". A alternativa estaria correta se o trecho fosse substituído por "sem custos financeiros".

  • Para que haja liquidez e consequentemente um melhor funcionamento do sistema de pagamentos no ambiente de liquidação em tempo real, três aspectos são especialmente importantes:

    - o BCB concede, às instituições financeiras participantes do STR, crédito intradia na forma de operações compromissadas com títulos públicos federais, sem custos financeiros;

    - utilização pelos bancos dos saldos do recolhimentos compulsórios ao longo do dia para fins de liquidação de obrigações, já que a verificação de cumprimento é feita com base em saldos de final do dia; e

    - acionamento pelo BCB de rotina para otimizar o processo de liquidação das ordens de transferência de fundos mantidas em filas de espera no âmbito do STR.

    Avante!

  • Complementando o gabarito na letra c, a operação Redesconto Intradia é uma espécie de empréstimo de recursos, no qual os mesmos devem ser devolvidos no mesmo dia. Logo não há juros. O participante beneficiado deve em contra partida comprar títulos do Tesouro Nacional do BACEN (que compra e revende) como garantia de pagamento.

    Gabarito

    c) X

  • A questão pede a Incorrete. Deveria ter sido anulada, pois a letra (A) também está incorreta, já que o aval não pode ser dado em contratos, jamais.

  • A letra A também está incorreta. Aval não pode ser dado em contrato, nunca, jamais. Portanto era para ter sido anulada.


ID
1071406
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

“Na reforma do Estado, as atividades exclusivas de Estado devem, naturalmente, permanecer dentro do Estado. Podemos distinguir dentro dela, verticalmente, no seu topo, um núcleo estratégico e, horizontalmente, as secretarias formuladoras de políticas públicas, as agências executivas e as agências reguladoras.”

Tendo o trecho como caráter motivador, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Funções do BCB

    - Formulação, execução e acompanhamento da política cambial

    - Organização e fiscalização do SFN

    - Formula normas, autoriza e fiscaliza

    - Controle do meio circulante

    - Satisfazer demanda por $ indispensável à atividade econômica.

    Avante!


ID
1162249
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as características dos principais tipos de aplicações financeiras no Brasil, assinale a opção VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • Remuneração pré-fixada

    Os CDBs com remuneração pré-fixada são títulos cuja rentabilidade final pode ser determinada no momento da aplicação. Tal rentabilidade normalmente é descrita indicando a remuneração do título em intervalos comuns de tempo, como uma taxa de juros a ser aplicada mensal ou anualmente sobre o montante aplicado (por exemplo, 1% ao mês, 15% ao ano, etc.). Assim, a rentabilidade final do título pode ser determinada no momento da aplicação calculando os juros compostos da taxa acordada considerando o período em que o dinheiro permanecerá aplicado.

     

    Remuneração pós-fixada

    Os CDBs com remuneração pós-fixada são títulos cuja rentabilidade não pode ser determinada com momento da aplicação, pois sua remuneração está associada ao desempenho de indicadores da economia, como o CDI, SELIC, IPCA, entre outros. A rentabilidade desses títulos normalmente é descrita apresentando a fórmula que será utilizada para o cálculo da rentabilidade final em função de um indicador econômico previamente selecionado (por exemplo, IPCA + 5% a.a., 110% do CDI, etc.).

    Como o desempenho dos indicares econômicos dependem de análises que serão realizadas no futuro, não é possível determinar com precisão o valor da remuneração final desses títulos, sendo possível apenas estimá-lo através de previsões de mercado.

    Algumas instituições financeiras oferecem ainda uma modalidade alternativa de CDB com remuneração pós-fixada conhecida como "CDB com swap". Nessa modalidade, é permitido que o portador altere a forma como a rentabilidade do título será calculada, normalmente selecionando um novo indicador financeiro dentre uma lista de opções determinada pela instituição.

  • por que a letra b estaria errada ?

  • Carlos eduardo, caso o valor depositado na poupança seja sacado nesse período inferior a um mês, não haverá lucro algum, logo é ilógico pensar que se receberá lucros proporcionais ao tempo em que o dinheiro ficou depositado, uma vez que lucro em poupança não é diário

  • O CDB é um título de renda fixa que pode ser pré-fixado ou pós-fixado.

  • qual o erro da letra E ?

  • A) está incorreta porque o rendimento das contas de poupança é de 0,5% a.m. + T.R (Taxa Referencial), enquanto a meta da taxa Selic for superior a 8,5% e 70% da Selic + T. R (Taxa Referencial), enquanto a meta da taxa Selic for igual ou inferior a 8,5%. (independente do banco)

    B) incorreta. Imagine que você abre uma conta poupança e realiza o primeiro depósito na conta no dia 15 de janeiro. Como o depósito foi feito no dia 15, está data será a data de aniversário daquele depósito. Se, e somente se, você deixar seus recursos depositados até o dia 15 do próximo mês

    (fevereiro no exemplo), você receberá uma rentabilidade. Se houver saque antes, não há nenhum tipo de rentabilidade.

    C) resposta correta

    D) incorreta porque O FGC garante até R$ 250.000 contra uma mesma instituição financeira ou conglomerado.

    E) incorreta porque o CDB não pode ser "ao portador" porque um título ao portador significa que o título de crédito não tem nome do credor designado. Ou seja, para transmitir o título, bastaria entregar o papel para outra pessoa.

    Como regra, o título ao portador é proibido no Brasil em razão da Lei 8.021/90.

    Além disso, o CDB só pode ser transferido via endosso em preto. Isso significa que o endossante discriminou, no título, o nome do endossatário (quem vai receber).

  • O que diferencia o CDB do RDB

    O CDB é um título de crédito, portanto é negociável e nominativo aos respectivos depositantes ( e não ao portador) e transferíveis por endosso. São escriturais e custodiados na CETIP – Câmara de Custódia e Liquidação, razão pela qual a negociação dos certificados no mercado de balcão só pode ser feita mediante a intermediação de instituição financeira e do sistema distribuidor de títulos e valores mobiliários.

    O RDB é um recibo nominativo e inegociável antes do vencimento acertado. Ambos são emitidos pelos bancos de investimento, bancos comerciais, bancos múltiplos e caixas econômicas e representativos de depósitos a prazo feitos pelo cliente. O RDB, por se tratar de recibo representativo de depósito a prazo em instituição financeira, não possui a cambiaridade típica dos títulos de crédito, como no caso dos CDB. 


ID
1162279
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere as assertivas de I a V:

I. No sistema de Leasing , ao final do contrato de arrendamento, o arrendatário tem as seguintes opções: comprar o bem por valor previamente contratado; renovar o contrato por um novo prazo, tendo como principal o valor residual ou devolver o bem ao arrendador;
II. As administradoras de cartão de crédito se assemelham a uma instituição financeira, estando, portanto, sujeitas a autorização e fiscalização por parte do Banco Central;
III. Fundo de Investimento é um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por uma instituição financeira, com rendimento diferenciado pelo valor da aplicação;
IV. Os empréstimos do tipo Hot Money estão isentos do pagamento de CPMF;
V. A utilização do limite do cheque especial pelo cliente lhe dá direito a compensar o IOF pago na declaração de seu Imposto de Renda anual.

Marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão muito antiga

    Gabarito: B

    "Tudo que você quiser você pode ter, por isso reivindique e trabalhe duro p/ conseguir". -Denzel Washington

  • Qual o erro da terceira assertiva?

    III. Fundo de Investimento é um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por uma instituição financeira, com rendimento diferenciado pelo valor da aplicação;

    Os fundo de investimento podem ser administrados por instituição financeira, SDTVM, SCTVM...

    O rendimento varia de acordo com o número de cotas que o aplicador adquiriu.

    Não vi erro nessa assertiva.

  • No entendimento do Superior Tribunal de Justiça e do Banco Central do Brasil (Bacen) (REsp nº 1.359.624, publicado em 26/06/2020), empresas operadoras/administradoras de cartão de crédito não são Instituições Financeiras, pois, não financiam seus clientes com recursos próprios.

    Questão desatualizada!


ID
1191544
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

À luz das normas que regulam a alienação fiduciária imobiliária, considera-se objeto desse negócio a

Alternativas
Comentários
  • O bem, móvel ou imóvel, ficará em poder do devedor (fiduciante) alienando ao financiador (fiduciário) em garantia do pagamento da dívida. Ou seja, o bem que comprei a prazo e estou devendo é garantia do débito. Um exemplo comum de alienação fiduciária é a compra de uma carro financiado.

  • Direito real sobre coisa alheia

  • A intenção deles é justamente essa, mano: confundir a gente. Não espere moleza... 

  • Sobre a alienação fiduciária e o direito de superfície, assim leciona Melhim Namem Chalhub:

    “Assim, podem ser objeto de alienação fiduciária quaisquer bens imóveis, sejam terrenos, com ou sem acessões, o domínio útil de imóveis ou a propriedade superficiária, bem como o direito de uso especial para fins de moradia e o direito real de uso, desde que suscetível de alienação, ressalvado que a propriedade fiduciária sobre o direito real de uso e sobre a propriedade superficiária tem duração limitada ao prazo da respectiva concessão (Art. 22 da Lei nº 9.514/97, § 1º, incisos I a IV, e § 2º, com a redação dada pela Lei nº 11.481/2007).


    Fonte: irib.org.br/html/noticias/noticia-detalhe

  • O objeto é a propriedade do Superficiário: que é proprietário das construções e/ou plantações.

  • O artigo 22 da Lei 9.514/1997 responde em seu:

    § 1o  A alienação fiduciária poderá ser contratada por pessoa física ou jurídica, não sendo privativa das entidades que operam no SFI, podendo ter como objeto, além da propriedade plena: (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 11.481, de 2007)

    I - bens enfitêuticos, hipótese em que será exigível o pagamento do laudêmio, se houver a consolidação do domínio útil no fiduciário; (Incluído pela Lei nº 11.481, de 2007)

    II - o direito de uso especial para fins de moradia; (Incluído pela Lei nº 11.481, de 2007)

    III - o direito real de uso, desde que suscetível de alienação; (Incluído pela Lei nº 11.481, de 2007)

    IV - a propriedade superficiária.

  • Galera mas o artigo 22 foi revogado 

    http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/104133/lei-9514-97

  • Para quem tiver dúvida assista esse vídeo : 
    https://www.youtube.com/watch?v=68lvgBoLrVQ

  • o que garante a alienaçao fiduciária é o patrimonio ( bens materiais) que podem ser móveis ou imóveis e a  propriedade é bem material.letra b)

  • LETRA B CORRETA

    Alienação fiduciária se trata da transferência de bens como garantia para realizar o pagamento de uma dívida, a partir de um acordo estabelecido entre o credor e o devedor. Quando colocada em prática a alienação fiduciária o credor toma para si o bem acordado como garantia, por vias jurídicas.

    A alienação Fiduciária faz com que o credor tenha maior segurança com relação ao pagamento do devedor. No Brasil esse tipo de transação é comum como meio para financiar um veículo. Quando vai financiar um veículo o cliente assina um contrato com o banco ou financiadora, ele coloca como garantia o próprio veículo e passa a ter dívidas com essa instituição. Segundo os trâmites do contrato, o carro se torna propriedade do cliente apenas quando o veículo é totalmente quitado.

    Até que a última parcela seja paga, o veículo é propriedade do banco ou financeira, podendo ocorrer assim a busca e apreensão, em caso de atraso de parcela. Quando feita uma alienação fiduciária e o devedor não cumpre com suas obrigações, o credor pode tomar para si o bem alienado, porém não pode ficar com o bem, deve vende-lo ou leiloa-lo para que a operação seja finalizada. E a finalidade principal é garantir o pagamento do devedor.

  • Os comentários falando de alienação fiduciária e a resposta propriedade superficiaria... nexo 0

ID
1202770
Banca
IADES
Órgão
SEAP-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta operações bancárias ativas.

Alternativas
Comentários
  • Operações ativas--> banco emprestando dinheiro

  • Operações ativas

    As operações ativas são aquelas em que o banco oferece crédito aos clientes, ou seja, aquelas em que a instituição bancária empresta dinheiro. São elas:

    Abertura de crédito, simples e em conta-corrente; Desconto de títulos; Concessão de crédito rural; Concessão de empréstimo para capital de giro; Aplicações (próprias) em títulos e valores mobiliários; Depósitos interfinanceiros; Operações de repasses e refinanciamentos Concessões de financiamentos de projetos do Programa de Fomento à Competitividade Industrial. 


    Operações passivas

    As operações passivas são aquelas em que os clientes deixam seu dinheiro sob responsabilidade ou administração dos bancos, seja depositando em conta, investindo em CDB etc.

    Depósitos a vista (de pessoas físicas ou jurídicas);Depósitos a prazo fixo (de pessoas físicas ou jurídicas); Obrigações contraídas no país e no exterior relativas a repasses e refinanciamentos;Emissões de certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDIs). Operações acessórias ou especiais

    As operações tidas como acessórias ou especias geralmente são aquelas em o banco atua como intermediador entre duas pessoas, sejam físicas ou jurídicas.

    Operações de câmbio; Custódia de títulos e valores; Prestação de fianças e outras garantias; Operações compromissadas (de mercado aberto ou open market) Compra e venda no mercado (físico) de ouro;  Administração de fundos de investimentos.Fonte:http://www.gigaconteudo.com/operacoes-ativas-passivas-e-acessorias-dos-bancos


ID
1215613
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Leia o texto a seguir, extraído da home page do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB):

“A atividade que define uma instituição financeira é a concessão de crédito”. Porém, para cumprir a missão de desenvolvimento em uma região com muitas potencialidades ainda não exploradas, o Banco do Nordeste entende que o crédito é necessário, mas não deve ser o único serviço oferecido.

Com esta convicção, o Banco criou diversos instrumentos que lhe possibilitaram atuar mais próximo dos clientes e ampliar suas atividades, indo além da intermediação financeira, buscando contribuir para garantir a sustentabilidade dos empreendimentos financiados, associada à melhoria das condições de vida da população nordestina.

São ações antecedentes e subsequentes à concessão de crédito que vêm contribuindo para maior efetividade dos recursos aplicados, seja por darem maior capilaridade ao Banco, possibilitando maior aproximação com o cliente e conhecimento de seu negócio, seja por favorecerem a identificação de parceiros para implementação de iniciativas conjuntas, por exemplo, nas áreas de pesquisa, assistência técnica e apoio à comercialização”.

Com relação às ações e instrumentos utilizados pelo Banco do Nordeste, analise os itens a seguir:

(I) O Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar na Zona da Mata - PROMATA - de apoio aos pequenos produtores;
(II) As políticas de desenvolvimento territorial;
(III) O Crediamigo, programa de microcrédito produtivo orientado que facilita o acesso ao crédito a milhares de empreendedores;
(IV) Os agentes de desenvolvimento e as agências itinerantes.

Assinale se:

Alternativas
Comentários
  • nao tava entendendo nada kkkkkkkk mesmo assim li o texto e respondi acertando kkkkk o filtro está errado, essa questao foi de conhecimentos especificos. 

  • Pessoal,

    Registrem o erro na questão, para que possam corrigir. 

    A disciplina tá errada.

  • Há mais 40 dias o filtro está errado? Já notifiquei duas vezes nesta semana e nada.


  • Resposta: Letra " D "

    Dentre as ações e instrumentos criados pelo Banco, destacam-se: os Agentes de Desenvolvimento, as Agências Itinerantes, as Políticas de Desenvolvimento Territorial, o Crediamigo e o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste -PRODETUR, no apoio à infra-estrutura turística regional.

  • 6 anos depois e o filtro continua errado


ID
1215655
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação aos serviços bancários e financeiros, considere as seguintes afirmativas:

(I) A conta especial de depósitos à vista (conta simplificada para clientes de baixa renda) é individual (apenas um titular). Cada cliente pode ter apenas uma conta e não pode ser correntista em qualquer outra instituição financeira. Essa conta está isenta de tarifa e possui franquia mensal de cinco extratos, cinco depósitos e cinco saques.
(II) Bancos de investimento captam depósitos à vista e depósitos de poupança, atuando mais fortemente no crédito agrícola.
(III) Depósitos a prazo, tais como CDB e RDB, são modalidades de investimento, geralmente classificadas em pós-fixadas, pré- fixadas e flutuantes.
(IV) Só é possível a abertura de conta de investimento ao cliente que possuir pelo menos uma conta corrente de depósitos à vista, ainda que em instituição distinta.

Assinale se:

Alternativas
Comentários
  • I – Certo. A conta simplificada é uma conta bancária de depósito à vista movimentada apenas por meio de cartão ou outro instrumento eletrônico de pagamento ou de transferências eletrônicas.

    Esse sistema não exige valor mínimo para abertura e não tem tarifa de manutenção. Além disso a isenção é garantida para até quatro saques, quatro depósitos e quatro extratos por mês, sem talão de cheque.

    Somente podem ser abertas para pessoas físicas e mantidas na modalidade de conta individual, vedados o fornecimento de talonários de cheques e a manutenção de outra conta de depósitos à vista de mesma titularidade, na própria instituição financeira ou em outra.

    A conta simplificada não pode ter saldo superior, a qualquer tempo, a R$2.000,00 (dois mil reais), nem somatório dos depósitos efetuados em cada mês superior a esse mesmo valor, exceto no caso de o correntista ser beneficiário de operação de microcrédito, hipótese em que os limites ficam ampliados pelo mesmo valor do crédito concedido.

    Admite-se, apenas em caráter excepcional, o uso de cheque avulso ou de recibo emitidos no ato da solicitação de saque.

    Na hipótese de o saldo ou o somatório dos depósitos exceder o valor referido, a conta estará sujeita a bloqueio pela instituição financeira.

    II – Errada - Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados.

    III – Certa

    IV – Errada. A Conta Investimento (CI) foi criada em 1º Outubro de 2004 e revogada pelo BACEN em 4 de maio de 2010, funcionava como uma conta de depósito que permitia ao investidor, seja ele pessoa física ou jurídica, migrar de um investimento para outro.

  • vc marcou que o item 1 está certo.E vc mesmo explicou que a conta dá direito a 4 extratos e na questão foi mencionado 5.

  • A questão 1 esta correta porque?


  • Questão anulada Sirla :)


ID
1215718
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Num contrato bancário de concessão de crédito com garantia hipotecária de bem imóvel de propriedade do mutuário Cooperativa do Vale do Rio Pardo, cujo valor de avaliação é de R$4.590.000,00 (quatro milhões quinhentos e noventa mil reais), é imprescindível que:

Alternativas
Comentários
  • http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/cooperativas.htm

    COMO FUNCIONAM AS COOPERATIVAS? 
    CARACTERÍSTICAS GERAIS DA SOCIEDADE COOPERATIVA 
    A sociedade cooperativa apresenta os seguintes traços característicos:

    9) Constitui-se por intermédio da assembleia dos fundadores ou por INSTRUMENTO PÚBLICO, e seus atos constitutivos devem ser arquivados na Jun­ta Comercial e publicados.

  • A constituição da hipoteca se faz mediante registro em Registro de Imóveis do município onde se localiza o bem dado em garantia, ou em outro específico. Portanto, é imprescindível que seja lavrada escritura pública de hipoteca, tendo em vista o valor do imóvel e o negócio jurídico ser constitutivo de garantia real.

    GABARITO: LETRA B

    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-e-recursos-da-prova-de-conhecimentos-especificos-bnb/

  • Hipoteca = Registro de Imóveis -- Escritura Pública -- Garantia Real

    As garantias reais são: hipoteca, alienação fiduciária e penhor.

    Escritura pública é aquela realizada em cartório.

     

    Instrumento particular é aquele realizado fora do cartório.

    Mesmo sendo um leigo, nunca vi alguém comprando ou hipotecando uma casa sem registrar em cartório! Por eliminação fica fácil: Letra B.

     

  • Conforme dispõe textualmente o Código Civil de 2002, em seu artigo 108: "Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.

    Portanto é obrigatória a lavratura de escritura pública no exemplo dado e, somente um alternativa fala
    deste tipo de obrigação.

    Gabarito: Letra B





  • Alguém sabe me dizer se a hipoteca, independente do valor, deve ser registrada no Cartório de Registro de Imóveis?

  • Toda transação acima de 30 salários mínimos são obrigatório o usar escritura pública.


ID
1268299
Banca
IADES
Órgão
CONAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito do crédito rural, é correto afirmar que ele possui as finalidades de crédito

Alternativas
Comentários
  • Como se classifica o custeio?

    custeio agrícola;

    custeio pecuário;

    custeio de beneficiamento ou industrialização.

     

    http://www.bcb.gov.br/?CREDITORURALFAQ

  • As finalidades do crédito rural podem ser descritas como:

    • Crédito de custeio – destina-se a cobrir despesas normais dos ciclos produtivos, da compra de insumos à fase de colheita.
    • Crédito de investimento – destina-se a aplicações em bens ou serviços cujo benefício se estenda por vários períodos de produção. Por exemplo na aquisição de um trator.
    • Crédito de comercialização – destina-se a viabilizar ao produtor rural ou às cooperativas os recursos necessários à comercialização de seus produtos no mercado.
    • Crédito de industrialização – destina-se à industrialização de produtos agropecuários, quando efetuada por cooperativas ou pelo produtor na sua propriedade rural.


ID
1338901
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O gerente de uma empresa (A) solicita à sua secretária que realize uma transferência de R$ 5.000,00 para a empresa (B). O gerente ressalta que o valor deve estar disponível na conta B no mesmo dia. Conhecendo os trâmites bancários e os serviços eletrônicos, sua secretária deve:

Alternativas
Comentários
  • DOC (D+1)......................1 dia útil

    TED (D+0)....................... mesmo dia. Praticamente em tempo real (após alguns minutos a transação é concluída)

  • Valor minimo para TED R$750,00

  •  O valor mínimo da TED caiu recentemente de R$ 750,00 para R$ 500,00

  • Júnior Gomes, poderia citar a fonte da informação?? Grata.

  • A Diferença entre DOC e TED


    O DOC
    O dinheiro estará disponível para a outra pessoa somente no dia seguinte;O valor a ser enviado deve ser de até R$ 4.999,00;Horário para enviar o DOC: até 21h59. Se passar do horário, você pode agendar o DOC para o dia seguinte.
    O TED
    O dinheiro estará disponível para a outra pessoa em alguns minutos;O valor a ser enviado deve ser a partir de R$ 500,00.Horário limite para enviar TED: até às 17h00 (o banco pode adotar um horário mais cedo que esse, depende de cada um).

  • "A partir desta sexta-feira, 16, passa a vigorar o novo valor mínimo de R$ 500,00 para a Transferência Eletrônica Disponível (TED), informou nesta sexta a Federação Brasileira de Bancos (Febraban)."

    fonte:http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/valor-minimo-da-transferencia-eletronica-e-de-r-500

  • Fazendo o deposito na boca do caixa o dinheiro também entraria na hora.  Só que a questão menciona sobre os serviços eletrônicos e por isso esta questão esta errada.

  • A partir de hoje (16), passa a vigorar o novo limite mínimo de R$ 500,00 para a Transferência Eletrônica Disponível – TED. A Federação Brasileira Bancos – FEBRABAN informa que as instituições financeiras reduziram o valor da TED para facilitar ainda mais a vida de quem precisa transferir dinheiro, no mesmo dia, entre bancos diferentes. 

    Em outras formas de movimentação financeira, como o Documento de Crédito – DOC ou o cheque é preciso aguardar pelo menos um dia para a conclusão da operação. “Os bancos estão trabalhando para que haja mais uma redução no limite da TED ainda este ano”, contou Walter de Faria, diretor adjunto de operações da FEBRABAN. 

    De acordo dados da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, tem crescido a preferência dos clientes por transferências eletrônicas – DOC e TED. Em 2009 elas representavam 28% do volume de transações. Já em 2013, o número subiu para 46%. “Com a TED, o cliente não precisa sacar em espécie para fazer a transferência, basta acessar o Internet Banking ou outros canais eletrônicos de autoatendimento para efetuar a operação”, avaliou Walter. 

    Linha do tempo: Redução do Limite para TED
    Ano Limite 
    2002 R$ 5.000.000,00 
    2003 R$ 5.000,00 
    2010 R$ 3.000,00 
    2012 R$ 2.000,00 
    2013 R$ 1.000,00 
    2014 R$ 750,00 
    2015 R$ 500,00 
    Fonte: FEBRABAN 

    http://www.febraban.org.br/Noticias1.asp?id_texto=2545

  • OBS: Lembrando que para a prova do Banco do Brasil deste ano devemos considerar ainda o valor da TED de 750, pois as atualizações previstas no conteúdo só podem ser consideradas até a data de publicação do edital 19/12/2014. Alterações após essa data não devem ser consideradas, vale também para a prova de atualidades

  • Doc: até 4.999,99 reais ( 1 dia útil seguinte)

    Ted : à partir de reais ( liquidação no mesmo dia)

  • Alguém poderia esclarecer a razão da alternativa A não ser correta também?

    Sei que a questão induz ao uso dos serviços eletrônicos, contudo é clara ao dizer "Conhecendo os trâmites bancários e os serviços eletrônicos, sua secretária deve: " o que nos leva a crer que o uso do caixa (como trâmite bancário) também seria válida.

    Quando se processa o depósito na conta (na agência do recebedor, na agência do depositante e no caso dos bancos do recebedor e do depositante serem diferentes ou o mesmo)?

  • TED 250,00 a partir de 03/07/2015.

  • Danielle Calente, pode informar a fonte da mudança do valor mínimo da TED?

  • Amora12, desculpe-me por não ter citado a fonte. Eu tive conhecimento do valor mínimo para o TED de R$ 250,00 através do cursinho que faço (LacConcursos). Na aula, o professor Luiz Antônio de Carvalho, informou essa mudança e deu como fonte o citidiretc (canal eletrônico), porém entrei no site agora para colar aqui o link e a página está fora do ar. 

  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2016-01/emissao-de-ted-nao-tera-mais-limite-minimo-diz-febraban

     

    A partir de sexta-feira (15), não haverá mais limite mínimo para a emissão de Transferência Eletrônica Disponível (TED), informou hoje (13) a Federação Brasileira Bancos (Febraban). Até amanhã, o valor mínimo ainda é R$ 250,00.

    Segundo a Febraban, o objetivo da mudança é facilitar a vida do consumidor na hora de fazer transferências de dinheiro entre bancos diferentes. Criada em 2002, a TED foi instituída com o novo Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB).

  • Deve fazer uma transferência via TED que cai no mesmo dia.

    C.

  • GABARITO OFICIAL: LETRAAAAAA D

  • O gerente pediu que seja uma transferência, portanto, já eliminamos as alternativas A, B e E pois não se tratam de transferências.

    O DOC possui um limite de R$4.999,99. Portanto, a melhor alternativa é a TED, que não possui limites.

    Resposta: D


ID
1406197
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os produtos e serviços oferecidos pelas instituições financeiras evoluíram de acordo com a necessidade do mercado. Tais instituições realizam desde operações simples a operações mais complexas, que é o caso da área de corporate finance.
Nos bancos, as operações de corporate finance estão relacionadas à

Alternativas
Comentários
  • Resposta C.

    'A área de Corporate Finance destaca-se pela atuação em processos de fusões e aquisições no mercado das empresas de grande e médio portes, assessorando compradores e vendedores, sejam de origem nacional, internacional e/ou multinacional.'

  • A explicação do colega está correta, mas a alternativa correta é a letra B e não a C.

  • A área de Corporate Finance destaca-se pela atuação em processos de fusões e aquisições no mercado das empresas de grande e médio portes, assessorando compradores e vendedores, sejam de origem nacional, internacional e/ou multinacional.

    Gab B


  • Rafael suas explicações são ótimas, brigada.


  • Disponha Ana Ferreira, que bom que ajuda. :)  Bons estudos


ID
1416541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em relação às operações ativas e passivas das instituições financeiras, julgue o item que se segue.

Na captação de recursos para realização de operações ativas vinculadas, é vedada a prestação de qualquer tipo de garantia pela instituição financeira contratante, postergando-se todos os pagamentos ao credor, inclusive a título de encargos ou amortização, em caso de inadimplemento da operação ativa à qual se vincula a captação.

Alternativas
Comentários
  • Para realização de operações ativas vinculadas, umas das condições é que haja postergação de qualquer pagamento ao credor, inclusive a título de encargos ou amortização, em caso de inadimplemento na operação ativa vinculada (VI), observando-se ainda que na captação de recursos para realização de operações ativas vinculadas, não pode ser prestado qualquer tipo de garantia pela instituição financeira contratante (Parágrafo 1º) 

    https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadNormativo.asp?arquivo=/Lists/Normativos/Attachments/46980/Res_2921_v1_O.pdf


ID
1416544
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue o item subsequente considerando a legislação relativa ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e ao Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

No financiamento imobiliário garantido pela alienação fiduciária de coisa imóvel, o devedor segue, na esfera extrajudicial, com obrigações relativas à operação de crédito contratada, ainda que, no segundo leilão público do bem alienado fiduciariamente, o maior lance oferecido seja inferior ao valor da dívida.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o parágrafo 5° do art. 27 da lei 9.514/97, considera-se extinta a dívida se no segundo leilão o maior lance oferecidonão bastar a saldar a dívida e os encargos respectivos, devendo o credor em cinco dias dar ao devedor quitação da dívida. 

  • No geral é ao contrario, o banco é que repassa o valor excedente da divida.

    Imagina oferece de garantia sua casa: de 200.000 e pega 170.000 no banco, paga algumas parcelas...

    e depois o banco leva sua casa a leilão..

    por 150... nao faz sentido nenhum... só no primeiro momento ele ja ganhou 30.000 ;D

    digamos que ele venda por 150 e ainda vá cobrar mais 20.000 da pessoa... fora as parcelas pagas...

    por isso a lei nao permite que depois do leilão o banco ainda cobre dinheiro, pois a operação já se pagou...


ID
1416550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Como parte de ações voltadas à prevenção do superendividamento das famílias, o Banco Central do Brasil editou regras relacionadas ao pagamento das faturas de cartões de crédito. Acerca dessas regras, julgue o item seguinte.

Com exceção das modalidades de cartões de crédito cujos contratos preveem a consignação da fatura diretamente em folha de pagamento, o valor mínimo da fatura de cartão de crédito, a ser pago a cada mês, deve corresponder a percentual não inferior a 15% do respectivo saldo mensal total.

Alternativas
Comentários
  • A questão está desatualizada, hoje quem define o percentual mínimo são os próprios bancos. https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/04/nova-regra-para-cartao-de-credito-pode-elevar-endividamento.shtml

  • mais uma desatualizada,pessoal do site está de férias!

  • Questão desatualizada

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

  • O PERCENTUAL É PACTUADO!


ID
1446850
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A transmissão da NF-e é correta afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito dessa questão está errado, a NF-e pode sim ser alterada após o envio. As alterações são realizadas através das cartas de correções.

    Nesse caso o GAB deve ser "C".

  • http://www.sefaz.go.gov.br/portal_nota_fiscal/descricao.asp

  • Pode sim ser alterada através da carta de correção 

  •                 Quais são as condições para o cancelamento de uma NF-e?

     

          Para uma Nota ser cancelada, precisa ter recebido a “Autorização de Uso” e a mercadoria ainda não pode ter saído em direção ao destinatário ou circulado de qualquer forma. O prazo para o cancelamento é de um dia.

          Assim como a própria emissão, o cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica deve ser assinado digitalmente e autorizado pela Secretaria da Fazenda. Caso não sejam cumpridas todas essas especificações, o estabelecimento fica passível de receber uma multa da Receita Federal.

     

                    O que é e quando utilizar uma carta de correção?

     

          Uma vez lançada e autorizada uma Nota Fiscal Eletrônica, não é mais possível realizar quaisquer alterações em suas informações, mesmo que existam erros de preenchimento em alguns dos dados. Para isso foi criada a Carta de Correção.

          Ou seja, esta ferramenta é que possibilita ao emitente corrigir erros em campos específicos da NF-e.

          É importante ressaltar que, caso o erro seja detectado antes da mercadoria estar em trânsito e de receber a “Autorização de Uso”, o emitente pode trocar as informações que desejar na nota.

                                                                                                                     Fonte: https://www.erpflex.com.br/blog/nota-fiscal

  • A NF-e original não pode ser alterada, pode ser corrigida, cancelada ou sujeita a uma nota fiscal eletrônica complementar ou de ajuste. A retificação, através da CC-e (carta de correções) se dá via um evento "anexado" à NF-e original.

  • É possível alterar uma Nota Fiscal Eletrônica emitida?

    Após ter o seu uso autorizado pela SEFAZ, uma NF-e não poderá sofrer qualquer alteração, pois qualquer modificação no seu conteúdo invalida a sua assinatura digital. O emitente poderá:

    • cancelar a NF-e, por meio da geração de um arquivo XML específico para isso. Da mesma forma que a emissão de uma NF-e de circulação de mercadorias, o pedido de cancelamento de NF-e também deverá ser autorizado pela SEFAZ. O leiaute do arquivo de solicitação de cancelamento poderá ser consultado no Manual de Integração do Contribuinte. Antes deve-se observar se o cancelamento atende a legislação tributária vigente.
    • emitir nota fiscal eletrônica complementar, ou uma nota fiscal eletrônica de ajuste, conforme o caso. Antes deve observar se está de acordo com a legislação tributária vigente.
    • sanar erros em campos específicos da NF-e, por meio de Carta de Correção Eletrônica - CC-e transmitida à Secretaria da Fazenda. Este serviço foi implantado em algumas Secretarias de Fazenda e nas duas SEFAZ Virtuais da NF-e (SVAN e SVRS), o contribuinte deve se informar em seu estado sobre esta disponibilização. Nos estados em que a CC-e ainda não foi implantada a empresa emitente de NF-e poderá emitir Carta de Correção, em papel, conforme definido através do Ajuste Sinief 01/07.

    fonte: https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/perguntasFrequentes.aspx?tipoConteudo=7zEQFBPObw0=#:~:text=%C3%89%20poss%C3%ADvel%20alterar%20uma%20Nota,arquivo%20XML%20espec%C3%ADfico%20para%20isso.


ID
1446916
Banca
INAZ do Pará
Órgão
BANPARÁ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Refere-se à deslocação de fundos ou capital de um país para outro por forma a conseguir ganhos rápidos devido a grandes diferenças nas taxas de juros.

Alternativas
Comentários
  • Hot money, em sua origem, designa fundos aplicados em ativos financeiros, em diversos países, que atraem pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais. São operações de curtíssimo prazo, em que os recursos podem ser deslocados de um mercado para outro com muita rapidez. Esses recursos são administrados por especuladores no mercado de câmbio e caracterizam-se por alta volatilidade, em oposição às aplicações de bancos centrais, bancos de investimento ou investidores domésticos. Por essa particularidade, são considerados causadores de turbulências nos mercados financeiros, em algumas situações. No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos.

    gab. C


    http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=603&idioma=P&idpai=GLOSSARIO

  • Hot Money (registrado no português brasileiro como dinheiro quente) é um termo geralmente usado nos mercados financeiros para se referir à deslocação de fundos ou capital de um país para outro por forma a conseguir ganhos rápidos devido a grandes diferenças nas taxas de juros e/ou à antecipação de diferenças cambiais. Estas deslocações de capital são chamadas de dinheiro quente porque podem deslocar-se muito rapidamente de um mercado para outro, podendo provocar instabilidade nos mesmos.

    Gabarito: C


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hot_money

  • Gabarito: C

    A Letra de Câmbio → Errado. As LCs são títulos de crédito emitido pelas Financeiras para que elas possam emprestar os recursos captados a seus clientes.

    B TED → Errado. O TED (Transferência Eletrônica Disponível) é uma modalidade de transferência entre contas. O saldo cai no mesmo dia se feito até às 17h.

    C Hot Money → Certo. Hot money pode ser tanto a deslocação de capital de um país para outro como também a operação de crédito, que é feita por bancos comerciais, tem menos de 29 dias e, além disso, é utilizada para financiar o capital de giro das empresas.

    D SISCOMEX → Errado. O SIXCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) é um sistema informatizado responsável por integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, através de um fluxo único e automatizado de informações

    E SWAP → Errado. SWAP é uma operação em que há troca de posições quanto ao risco e à rentabilidade. O mais conhecido é o SWAP cambial, realizado entre o BACEN e os investidores. Tem como objetivo o controle da valorização/desvalorização do dólar.

    Caso esteja errado, corrijam-me.

    Bons estudos! :)

  • Lembrando que hot money tem duas definições. Uma delas, essa que a questão cobra da transferência de fundos. A outra, empréstimo de curtíssimo prazo para despesas urgentes.


ID
1454698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação à regulamentação da resolução bancária no Brasil, julgue o item subsequente.

A decretação de intervenção em instituição financeira pode se dar em função de prejuízo resultante de má gestão, mas, para a decretação de liquidação extrajudicial, é necessária a declaração prévia de falência.

Alternativas
Comentários
  • Art . 1º As instituições financeiras privadas e as públicas não federais, assim como as cooperativas de crédito, estão sujeitas, nos termos desta Lei, à intervenção ou à liquidação extrajudicial, em ambos os casos efetuada e decretada pelo Banco Central do Brasil, 

     Art . 19. A liquidação extrajudicial cessará:

    d) se decretada a falência da entidade.

    http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/L6024.htm

    Avante!

  • A assertiva está errada porque, para a decretação de liquidação extrajudicial, não é necessária a

    declaração prévia de falência. Essa exigência não está na Lei nº

    6.024/74 e é, aliás, incompatível com a lógica legislativa que ampara

    a decretação da liquidação extrajudicial, regime especial que, de

    acordo com a lei de regência, ao invés de suceder uma declaração

    prévia de falência, pode, ao contrário, anteceder, nos termos

    do art. 19, d, da Lei nº 6.024/74, a decretação da falência da entidade

    .


ID
1556950
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Deve o título de crédito conter:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    O título perderá seu caráter cambiário, porém não se torna uma obrigação inexistente, ou juridicamente ineficaz, pois o documento está viciado mas continua valendo como prova de uma obrigação comum escrita anteriormente, porém destituída de rigor cambiário, estando tutelada pelo direito comum, pois o negócio jurídico que originou o título não se torna inválido, continua existindo.


    Código Civil Art. 889–Deve o título de crédito conter a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do emitente.


    LEI No 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002.


    Bons estudos.

  • O direito, pois, não desaparece com o desaparecimento do título de crédito.

  • Deve o título de crédito conter a data da emissão, a indicação precisa dos direitos que confere, e a assinatura do emitente.

    É à vista o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.

    Considera-se lugar de emissão e de pagamento, quando não indicado no título, o domicílio do emitente.


ID
1556953
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

É correto afirmar que o título de crédito que NÃO contenha indicação de vencimento:

Alternativas
Comentários
  • A omissão de qualquer requisito legal, que tire ao escrito a sua validade como título de crédito, não implica a invalidade do negócio jurídico que lhe deu origem.

    É à vista o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.

  • É à vista o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.

  • É à vista o título de crédito que não contenha indicação de vencimento.

  • Título sem vencimento é considerado à vista.


ID
1559056
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma das subdivisões do mercado financeiro que pode ser definido como aquele onde são negociados ativos financeiros públicos e privados, de prazo inferior a 1 ano, de elevado grau de liquidez, e marcado também pelo controle da liquidez exercida pelo Banco Central, é o Mercado

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar porque não é a letra A ? 

  • Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos TÍTULOS DE EMISSÃO DE EMPRESAS e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

    Mercado monetário é um componente do mercado financeiro, relativo à concessão de empréstimos de CURTO PRAZO, com prazos de VENCIMENTO INICIAL DE UM ANO OU MENOS. A negociação nos mercados monetários envolve títulos do Tesouro, papel comercial, aceitação dos banqueiros, certificados de depósito, dos fundos do banco central, hipotecas de curto prazo.

  • Mercado de capitais não envolve títulos públicos. e também em alguns casos (como lançamento de ações) como de médio e longo prazo.


  • wagner, destaque para a parte em que diz ( e marcado também pelo controle da liquidez exercida pelo Banco Central) se fosse mercado de capitais seria pela CVM.

  • O mercado monetário é, portanto, um ramo dentro do mercado financeiro onde se negoceiam activos financeiros (certificado de depósitos, etc.) a curto prazo. A sua finalidade é dar aos agentes económicos a possibilidade de transformar a sua riqueza em títulos ou valores com alto grau de liquidez.

    Ou seja mercado monetário é o mercado para realização de financiamento de curto ou curtíssimo prazo, como os bilhetes de tesouro nacional, e o papel comercial. Sendo os títulos públicos os papéis mais negociados.

  • LETRA C CORRETA

    Mercado de capitais: Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras (bancos, corretoras e seguradoras) que negociam papéis (ações e títulos) em longo prazo. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e até para o governo. Está, portanto, relacionado ao crescimento econômico do País.

    Mercado de ações: Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.

     

    Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro fixo. Rede formada pelo mercado de capitais e pelo mercado monetário.

     

    Mercado monetário: Conjunto formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito que também participam do mercado de capitais. A diferença é que operam no curto ou curtíssimo prazo.

     

    Mercados financeiros: Instituições financeiras mediante as quais os poupadores podem suprir diretamente fundos para quem deseja tomar empréstimos.


ID
1568413
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As instituições do mercado financeiro, ao realizarem suas análises, se baseiam em metodologias objetivas e subjetivas. De acordo com a metodologia de Weston e Brigham, os C’s do Crédito avaliam e classificam:

Alternativas
Comentários
  • Conhecido como os "5 C´s do crédito", este é um famoso modelo para concessão de crédito:

    1. Caráter: referente ao histórico do solicitante quanto ao cumprimento de suas obrigações financeiras e contratuais.
    2. Capacidade: referente ao potencial do solicitante para quitar o crédito solicitado.
    3. Capital: referente à solidez financeira do solicitante.
    4. Colateral: referente ao montante de bens colocados à disposição pelo solicitante para garantir o crédito.
    5. Condições: referente às condições econômicas e setoriais vigentes, assim como elementos especiais que possam vir a afetar tanto o solicitante como o credor.


    Ver no site: http://www.creditoecobranca.com/forum/quais-sao-os-cs-do-credito

  •  os "5 C´s do crédito"

    1. Caráter
    2. Capacidade
    3. Capital 
    4. Colateral
    5. Condições


    gab. D


ID
1568452
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

De acordo com o Art. 5º da Lei Complementar nº 105/2001, o Poder Executivo disciplinará, inclusive quanto à periodicidade e aos limites de valor, os critérios segundo os quais as instituições financeiras informarão à administração tributária da União, as operações financeiras efetuadas pelos usuários de seus serviços. Consideram-se operações financeiras, para os efeitos desse artigo:


I. Contratos de mútuo.


II. Aquisições de moeda estrangeira.


III. Operações de arrendamento mercantil.


IV. Operações com cartão de crédito.


V. Conversões de moeda estrangeira em moeda nacional.


VI. Operações com ouro.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • São operações realizadas pelas empresas com o objetivo de gerar recursos financeiros (dinheiro).

    1.1.1 Modalidades

    São diversas as modalidades das operações financeiras, destacando-se:

    Aplicações Financeiras

    Empréstimos Bancários

    Operações com Duplicatas

    Factoring

  • Atenção, pois o rol é não exaustivo:

    § 1o Consideram-se operações financeiras, para os efeitos deste artigo:
    (...)
    XV – quaisquer outras operações de natureza semelhante que venham a ser autorizadas pelo Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários ou outro órgão competente.


ID
1568866
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à seguinte definição: “intervalo de tempo durante o qual o empréstimo é transferido do credor para o devedor”.

Alternativas
Comentários
  • A) Período de carência: Corresponde ao período compreendido entre o prazo de utilização e o pagamento da primeira amortização.

    B) Prazo de utilização: Corresponde ao intervalo de tempo durante o qual o empréstimo é transferido do credor para o devedor (prazo para você utilizar).

    C) Prazo de amortização: É o intervalo de tempo durante o qual são pagas as amortizações.

    D) Prazo total: O nome diz tudo!

    E) Período de amortização: é o intervalo de tempo existente entre duas amortizações sucessivas.

    Avante!

    • Prazo de utilização: Corresponde ao intervalo de tempo durante o qual o empréstimo é transferido do credor para o devedor.

  • Credor ou mutuante: É a pessoa física ou jurídica que mutua, ou seja, que cede o empréstimo.

    Devedor ou mutuário: É a pessoa física ou jurídica que recebe alguma coisa por empréstimo.

    Taxa de juros: É a taxa acordada entre as partes. É sempre calculada sobre o saldo devedor, também é chamada de custo do dinheiro.

    Período de carência: Corresponde ao período compreendido entre o prazo de utilização e o pagamento da primeira amortização.

    Prazo de utilização: Corresponde ao intervalo de tempo durante o qual o empréstimo é transferido do credor para o devedor.

    Prazo de amortização: É o intervalo de tempo durante o qual são pagas as amortizações.

    Parcelas de amortização: Correspondem às parcelas de devolução do principal.

    Prestação: É a soma da amortização acrescida de juros e encargos.

    Prestação é uma divida.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Amortiza%C3%A7%C3%A3o

  • Credor ou mutuante: É a pessoa física ou jurídica que mutua, ou seja, que cede o empréstimo.

    Devedor ou mutuário: É a pessoa física ou jurídica que recebe alguma coisa por empréstimo.

    Taxa de juros: É a taxa acordada entre as partes. É sempre calculada sobre o saldo devedor, também é chamada de custo do dinheiro.

    Período de carência: Corresponde ao período compreendido entre o prazo de utilização e o pagamento da primeira amortização.

    Prazo de utilização: Corresponde ao intervalo de tempo durante o qual o empréstimo é transferido do credor para o devedor.

    Prazo de amortização: É o intervalo de tempo durante o qual são pagas as amortizações.

    Parcelas de amortização: Correspondem às parcelas de devolução do principal.

    Prestação: É a soma da amortização acrescida de juros e encargos.

    Prestação é uma divida.


ID
1578166
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Regulação e auto-regulação são modalidades de intervenção na economia que:

Alternativas
Comentários
  • Complicado saber qd eles querem o q deve ser ou oq realmente é....¬¬

  • A resposta cabe apenas para o conceito de Aurregulação.

    Autorregulação é uma modalidade de ação regulatória exercida pelos próprios agente a que se destina. Os Agentes se autorregulam porque são os maiores interessados na qualidade da regulação de sua atividade, e, por serem os maiores conhecedores do ramo que atuam, conseguem efetivamente estabelecer padrões de qualidade e normas de conduta de forma mais eficiente que o Estado seria capaz.


    1. Em 12/02/2016, às 22:29:06, você respondeu a opção A.Errada!
    2. Em 03/02/2016, às 00:29:19, você respondeu a opção D.Errada!
    3. Em 26/01/2016, às 04:52:43, você respondeu a opção A.Errada!
    4. Em 20/01/2016, às 00:40:05, você respondeu a opção D.Errada!
    Como eles querem equiparar regulação com a autorregulação? Sempre paro nessa questão e empaco... que ruim hein

  • Kkkkkk!!!

    Beatriz, decore a seguinte frase: regulação e auto-regulação facilitam a prevalência dos interesses dos regulados na modelagem das normas.

    Pra esse tipo de questão, não tem outra solução :(


  • regulação leva em conta os seguintes fundamentos:

    ·    Interesse Público: A transferência de recursos entre os investidores e os agentes econômicos é indispensável à contínua formação de capital, quando se contempla uma sociedade como a brasileira, que exerceu opção clara pelo modelo capitalista, baseado na livre iniciativa e na economia de mercado. É através desse processo de transferência de recursos que se obtém o investimento e o crescimento das unidades econômicas e, em decorrência, do conjunto da sociedade. Portanto, é do interesse público o bom funcionamento do mercado de valores mobiliários.

    ·    Confiabilidade: A existência e o crescimento do mercado dependem da confiança que seus diversos protagonistas depositem no sistema. Se o propósito do órgão regulador é favorecer o crescimento do mercado, de modo que ele possa atender sempre às crescentes exigências da sociedade, torna-se imperativa a observação deste fundamento. A regulação deve se dar de forma a criar uma base de confiança que assegure ao detentor de poupança a certeza de que pode atuar no mercado, incorrendo exclusivamente nos riscos próprios do negócio em que quer operar.

    ·    Eficiência do mercado: É característica de um mercado livre a sua capacidade de atuar como mecanismo apto a direcionar a poupança da sociedade aos projetos econômicos mais adequados a suas expectativas. Este é um aspecto que se tem de observar e perseguir no trabalho de regulação, na medida em que só assim se consegue o melhor atendimento de anseios da sociedade. Da mesma forma, a minimização dos custos da intermediação desses recursos responde tanto ao interesse das companhias, como dos indivíduos que nelas investem, e será através da eficiência do mercado que tais objetivos poderão ser alcançados: eficiência alocacional e operacional.

    ·    Competitividade: A eficiência do mercado depende do grau de competição que se estabeleça entre os seus participantes. Portanto, a regulação terá que se manter sempre atenta a este fundamento, não só evitando ações que venham a inibir a competitividade, mas também assegurando que ela se dê de forma sadia. Além disso, a competição ativa minimiza a necessidade de regulação.

    ·    Mercado Livre: A liberdade de atuação no mercado e de acesso a seus mecanismos é pré-condição de existência de um mercado capaz de desempenhar adequadamente o seu papel. No processo de regulação do mercado de valores mobiliários, devem estar presentes, permanentemente, o respeito à livre atuação das forças de mercado e o livre acesso ao exercício de atividades e às operações que nele se processem.

  • A Autorregulação

    Para aumentar a eficiência da atividade regulatória, a CVM adota o sistema de autorregulação para determinadas atividades no mercado de valores mobiliários, evitando, assim, a centralização excessiva do poder de editar normas e fiscalizar seu cumprimento.

    A autorregulação está fundamentada nos seguintes pressupostos:

    ·    A ação eficaz do órgão regulador sobre os participantes do mercado de valores mobiliários implica em custos excessivamente altos quando se busca aumentar a eficiência e abrangência dessa ação.
    ·    Uma entidade autorreguladora, pela sua proximidade das atividades de mercado e melhor conhecimento das mesmas, dispõe de maior sensibilidade para avaliá-las e normatizá-las, podendo agir com maior presteza e a custos moderados.
    ·    A elaboração e o estabelecimento, pela própria comunidade, das normas que disciplinam suas atividades fazem com que a aceitação dessas normas aumente e a comunidade se sinta mais responsável no seu cumprimento, diminuindo-se a necessidade de intervenção do órgão regulador.

     


ID
1578190
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Dizer companhia aberta significa:

Alternativas
Comentários
  • Para ser acionista, basta pagar à companhia o valor que ela está pedindo por suas ações, qualquer pessoa pode pegar suas economias e converter em propriedade de empresas (ações). A distribuição dos valores é pública, não privada. Isso é captar poupança popular. E ao falar valores mobiliários no geral, engloba qualquer empresa que tenha emitido quaisquer valores, açoes, debentures, etc. Ou seja: quaisquer valores em emissão publica (poupança popular) = S.A. aberta. .

     

    Além do que, vamos lá: letra A fala sociedade limitada, e é anônima – letra B fala só de debêntures, mas pode ter S.A. aberta só com ações, sem debêntures – letra C peca pelas “restrições”, pois o conceito de capital aberto tem a ver justamente com a fungibilidade dos sócios, a transferência da propriedade a qualquer momento. – comandita por ações é outro tipo de empresa, não sociedade anônima.


ID
1578301
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A autorregulação, no mercado financeiro, significa:

Alternativas
Comentários
  • Autorregulação: Capacidade das entidades estabelecerem suas próprias regras de funcionamento.


ID
1578316
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A globalização dos mercados financeiros facilita:

Alternativas
Comentários
  • O examinador esqueceu de colocar a alternativa:

    f) Todas as alternativas anteriores.

    OBS: O significado do termo supranacional expressa um poder de mando superior aos Estados, resultando da transferência de soberania operada pelas unidades estatais em benefício da organização comunitária, permitindo-lhe a orientação e a regulação de certas matérias, sempre tendo em vista anseios integracionistas. 

    avante!

  • A percepção da necessidade de regulação sistêmica supranacional, é demonstrada, por exemplo, com a recente proposta de alteração das normas

    que regem as operações realizadas no âmbito do mercado financeiro internacional, especialmente por bancos, conhecido como Basiléia III.

    Resumidamente a proposta apresentada em 12 de setembro de 2010 pelo Comitê da Basiléia aumenta as exigências de capital dos bancos, mas

    principalmente, melhora sua qualidade, para ampliar a capacidade das instituições absorverem perdas e resistirem mais a apertos de liquidez, a

    exemplo do ocorrido ao longo da crise financeira internacional ocorrida no fim de 2008


ID
1585030
Banca
Makiyama
Órgão
Banestes
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Saldo em moeda estrangeira registrado em nome de uma instituição autorizada que tenha efetuado vendas, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial, em valores superiores às compras.


O exposto acima diz respeito ao(à): 


Alternativas
Comentários
  • O que é posição de câmbio vendida?

    A posição de câmbio vendida é o saldo em moeda estrangeira registrado em nome de uma instituição autorizada que tenha efetuado vendas, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial, em valores superiores às compras.

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/mercCam.asp#11


    gab C

  • Reservas cambiais são os meios de pagamento de que dispõem as autoridades monetárias de um país ou o montante de moeda estrangeira de que dispõe o país. Originam-se de superávits nos balanços de pagamentos e destinam-se a cobrir eventuais déficits das contas internacionais.

    O que é posição de câmbio comprada?

    A posição de câmbio comprada é o saldo em moeda estrangeira registrado em nome de uma instituição autorizada que tenha efetuado compras, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial, em valores superiores às vendas.

    O que é posição de câmbio vendida?

    A posição de câmbio vendida é o saldo em moeda estrangeira registrado em nome de uma instituição autorizada que tenha efetuado vendas, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial, em valores superiores às compras

    Avante!.

  • Câmbio Paralelo é uma posição cambial ILEGAL, não sendo reconhecida pelo Banco Central nem Pelo Conselho Monetário Nacional, pelo contrário, é atribuído a este mercado a conotação de "Mercado Negro". 

     

    Câmbio Pronto é a operação em que há a compra ou a venda de moeda estrangeira à vista, comercial ou financeira, através da contratação de câmbio para liquidação em até 2 dias úteis, contados da data da operação, respeitando-se as determinações regulamentares do Banco Central do Brasil.

     

    Posição de câmbio vendida é o saldo em moeda estrangeira registrado em nome de uma instituição autorizada que tenha efetuado vendas, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial, em valores superiores às compras.

     

    Posição de câmbio comprada é o saldo em moeda estrangeira registrado em nome de uma instituição autorizada que tenha efetuado compras, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial, em valores superiores às vendas.

    Créditos: Aline Carolina Batista Silva Q528354

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Kennedy Sophia Jr

    As operações do mercado de câmbio são definidas de acordo com o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI), dado pela Resolução BACEN 3.568/2008 e suas alterações posteriores.

    ===

    A - Reserva de moeda cambial.

    • ERRADA.

    • A reserva de moeda cambial não representa o conceito apresentado na questão.

    • A reserva de moeda cambial, também conhecida como reservas internacionais, são os meios de pagamento ou montante de moeda estrangeira de que o país dispõe.

    ===

    B - Saldo de moeda registrada.

    • ERRADA.

    • A afirmação é falsa. O conceito apresentado não tem relação com o termo desta alternativa.

    • Na verdade o termo "saldo de moeda registrada" não possui um conceito específico ligado ao mercado de câmbio.

    • As operações de câmbio possuem sempre dois operadores, e suas posições podem assumir três status: comprada, vendida ou neutra.

    ===

    C - Posição de câmbio vendida.

    • CORRETA.

    • A afirmação é verdadeira. A posição de câmbio vendida ocorre quando o montante de operações vendidas supera as compradas.

    • A posição de câmbio é representada pelo saldo das operações de câmbio, prontas ou para liquidação futura, de moeda estrangeira, de títulos e documentos que as representem e de ouro-instrumento cambial. Além da posição vendida objeto da questão em análise, a posição também pode ser comprada ou neutra.

    ===

    D - Resgate de moeda cambial.

    • ERRADA.

    • A afirmação é falsa. O conceito apresentado não tem relação com o termo desta alternativa.

    • Na verdade o termo "resgate de moeda cambial" não possui um conceito específico ligado ao mercado de câmbio.

    • Aproveitando o espaço para lembrar que quem controla o mercado de câmbio é o BACEN, portanto, todas as operações cambiais regulares são registradas no BACEN através de operadores devidamente registrados e autorizados para tal.

    ===

    E - Média acumulada mensal em moeda.

    • ERRADA.

    • A afirmação é falsa. Como o próprio nome da alternativa apresenta, uma média não necessariamente terá o volume de venda superior ao de compra, pois a média poderia ser o inverso, sem problemas.

    • O termo que representa uma posição em que as vendas superam as compras é posição de câmbio vendida. O contrário, onde o volume de compra supera o volume de venda, chamado de posição de câmbio comprada.


ID
1585036
Banca
Makiyama
Órgão
Banestes
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que diz respeito à conta-salário, avalie as afirmativas abaixo:


I É movimentável por meio de saques em caixa físico ou eletrônico, e por meio de cheques.

II Trata-se de um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.

III Foi criada para estimular a economia popular, visto que permite a aplicação de pequenos valores que passam a gerar rendimentos mensalmente.

IV Sua titularidade é vedada ao menor de 18 (dezoito) anos.


Está CORRETO apenas o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • I - não é movimentado por cheques. (errado)
    II - correto

    III - não foi criada para estimular a economia (isso e da poupança) (errado)

    IV - não é vedada para menores de 18. (errado)



    http://www.bcb.gov.br/?CONTASALARIOFAQ


    gab C

  • A conta salário é uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador para efetuar o pagamento de salários aos seus empregados. Essa conta não é uma conta de depósitos à vista (por isso não é movimentável por cheques), pois somente pode receber depósitos do empregador, não sendo admitidos depósitos de quaisquer outras fontes. Pode ser utilizada também para o pagamento de proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.

  • questao deveria ser anulada, n tem resposta - ja trabalhei em instituição financeira q o credito da conta salario somente poderia ser da fonte pagadora, nao dava por exemplo para o correntista passar o numero da conta salario para recebimento de aposentadoria e pensao, o credito era devolvido pra instituicao q tentou efetuar o pagamento.

  • nada haver coelga Sasá... a questão esta correta e clara;;;; não e pq trabalhou em um IF que a questão deva ser anulada ... prova de concurso de banco e mt diferente da vida do dia a dia de quem trabalha nessa área.


ID
1585072
Banca
Makiyama
Órgão
Banestes
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades de crédito, financiamento e investimento, também conhecidas por financeiras, foram instituídas pela Portaria do Ministério da Fazenda 309, de 30 de novembro de 1959. São instituições financeiras privadas que têm como objetivo básico a realização de financiamento para a aquisição de bens, serviços e capital de giro. Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Crédito, Financiamento e Investimento". Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de ___________________ e ____________________.

                                                                                                                                Fonte: http://www.bcb.gov.br


Preenchem as lacunas acima as designações apresentadas em: 


Alternativas
Comentários
  • Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio e Recibos de Depósitos Bancários

     

    Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio - LC (Resolução CMN 45, de 1966) e Recibos de Depósitos Bancários – RDB (Resolução CMN 3454, de 2007). Podem, também, as financeiras, realizar repasses de recursos governamentais, financiarem profissionais autônomos legalmente habilitados e conceder crédito pessoal. Não podem manter contas correntes e os seus instrumentos de captação restringem-se às letras de câmbio, que são títulos de crédito sacados pelos financiados e aceitos pelas financeiras para colocação junto ao público.


     

     

    GAB A

     

  • Agora tbm captam por intermédio da DPGE

  • Gabarito Letra A

    Captam recursos por meio de aceite:

    Letras de Câmbio - Tem garantia FGC

    Recibo de Depósito Bancario - RDB - Tem garantia FGC

    Depósitos Interfinanceiros -DI

    Garantia Especial do Fundo Garantidor de Créditos – DPGE

  • Desatualizada!

  • As sociedades de crédito, financiamento e investimento (financeiras) captam recursos através de letras de câmbio, recibos de depósitos bancários, depósitos interfinanceiros, cessão de créditos e depósitos a prazo com garantia especial do fundo garantidor de créditos – DPGE.

    GABARITO: A


ID
1624009
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto aos segmentos do mercado financeiro, segundo Megliorini e Vallim (2009), classifique cada uma das afirmativas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

( ) Mercado Monetário: Segmento onde são realizadas as operações de curto e curtíssimos prazos.

( ) Mercado de Crédito: Atende solicitações de financiamento de bens duráveis pelos consumidores e de capital de giro pelas empresas.

( ) Mercado de Capitais: Atende solicitações de crédito de médio e longo prazo, em especial aquelas relacionadas a investimentos em ativos imobilizados.

( ) Mercado Cambial: Realiza operações de compra e venda de moedas estrangeiras conversíveis.

Alternativas
Comentários
  • Fiz por eliminação, o mercado cambial está correto.  A única alternativa que tem a IV como verdadeira é a letra E. Sugiro que alguem comente com mais propriedade as demais questões.

  • Mercado de Capitais: Atende solicitações de crédito de médio e longo prazo, em especial aquelas relacionadas a investimentos em ativos imobilizados

    Não seria MOBILIÁRIOS ??

  • Não seria MOBILIÁRIOS ?? também fiquei na duvida !!!!!

  • o cara copiou e colou daqui.... a examinador preguiçoso rrsrs... jogou no google e copiou o que viu kkkkk e complicado assim viu um cara que não conhece nada do SFN ....dai sai umas pérolas dessa ai. dai ele achou o que a outra pessoa ta certa e colou na prova.... bem tem que ver se foi anulada esta questão depois... senão ta valendo ne rsrs

    http://www.cursosonlinesp.com.br/product_downloads/b/administracao_de_financas__25985.pdf

  • Em contabilidade, o ativo fixo ou ativo imobilizado de uma empresa é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das suas atividades, sendo caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, etc.). São, portanto, bens que a empresa não tem intenção de vender a curto prazo ou que dificilmente podem ser convertidos imediatamente em dinheiro. Têm, pois, um caráter de permanência, sendo chamados bens patrimoniais

    Fonte: pt.m.wikipedia.org 

  • O mercado de capitais opera com valores mobiliários, títulos de cá e de lá, bolsa de valores, etc...

     

    Mas para que servem esses títulos em última instância?

     

    Os títulos servem para as empresas captarem dinheiro no mercado, oferecendo títulos e investindo os valores na área produtiva; máquinas, tecnologia, etc! Aí temos que está correta a assertiva III.

     

    Outra obervação é a relação que isso possui com a taxa base de juros da economia. Lembram-se da curva IS-LM? Quanto maiores os juros, menor é o investimento por parte das empresas e maior são as poupanças, dado que é mais vantajoso guardar dinheiro que produzir algo. Quando a taxa de juros cai, floresce o mercado de capitais, pois o produtor vê em sua firma a oportunidade de trazer lucros maiores que deixando seu capital aplicado. Dessa forma faz sentido, também, buscar dinheiro no mercado de capitais e investir em produção. 

  • LETRA E CORRETA

    Mercado de capitais: Rede formada pelas Bolsas de Valores e instituições financeiras (bancos, corretoras e seguradoras) que negociam papéis (ações e títulos) em longo prazo. Sua função é direcionar recursos para financiamentos ao comércio, indústria e até para o governo. Está, portanto, relacionado ao crescimento econômico do País.

    Mercado de ações: Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.

     

    Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médios, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro fixo. Rede formada pelo mercado de capitais e pelo mercado monetário.

     

    Mercado monetário: Conjunto formado por bancos comerciais e empresas financeiras de crédito que também participam do mercado de capitais. A diferença é que operam no curto ou curtíssimo prazo.

     

    Mercados financeiros: Instituições financeiras mediante as quais os poupadores podem suprir diretamente fundos para quem deseja tomar empréstimos.


ID
1677940
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A modalidade do mercado de derivativo, na qual, por meio de um contrato, as partes envolvidas trocam um índice de rentabilidade por outro é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Em finanças, swap (em português, "permuta") é uma operação em que há troca de posições quanto ao risco e à rentabilidade, entre investidores. O contrato de troca pode ter como objeto moedas, commodities ou ativos financeiros.[1]

    As swaps mais comuns no mercado brasileiro são:[2]

    swap de taxa de juros: troca da taxa de juros prefixados por juros pós-fixados (conforme a variação dos CDIs, por exemplo, que é um ativo financeiro corrigido pela taxa diária de juros) ou o inverso, para quem quer evitar o risco de uma futura alta nos juros. swap cambial: troca de taxa de variação cambial (variação do preço do dólar americano) por taxa de juros pós-fixados.

    Também conhecida como hedge (cobertura de risco) cambial, a swap cambial é uma operação de câmbio em que há simultaneamente a compra e a venda de moedas. Os valores iniciais, ou seja, o tamanho do contrato, os indicadores e a data de vencimento são livremente pactuados entre as partes.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Swap​

    gab B

  • Swap é uma operação com troca de posições em risco e rentabilidade entre investidores.

  • Gente, é um macete bobo que o professor explicou, mas resolve a questão..
    Swap = "Swing" kkk (troca de fluxo de caixa) registrado na Cetip.

  • Tipos de mercados derivativos

    São quatro: a termo, futuro, de opções e de swap. Alguns analistas não consideram os swaps uma modalidade de derivativo devido a sua semelhança com o mercado a termo.

    Mercado a termo

    Como comprador ou vendedor do contrato a termo, você se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço fixado, ainda na data de realização do negócio, para liquidação em data futura. Os contratos a termo somente são liquidados integralmente no vencimento. Podem ser negociados em bolsa e no mercado de balcão.

    Mercado futuro

    Deve-se entender o mercado futuro como uma evolução do mercado a termo. Você se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço estipulado para a liquidação em data futura.

    A definição é semelhante, tendo como principal diferença a liquidação de seus compromissos somente na data de vencimento, no caso do mercado a termo. Já no mercado futuro, os compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado referentes ao preço futuro daquele bem, por meio do ajuste diário (mecanismo que apura perdas e ganhos). Além disso, os contratos futuros são negociados somente em bolsas.

    Mercado de opções

    No mercado de opções, negocia-se o direito de comprar ou de vender um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço fixo numa data futura. Quem adquirir o direito deve pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo de seguro.

    Mercado de swap

    No mercado de swap, negocia-se a troca de rentabilidade entre dois bens (mercadorias ou ativos financeiros). Pode-se definir o contrato de swap como um acordo, entre duas partes, que estabelecem a troca de fluxo de caixa tendo como base a comparação da rentabilidade entre dois bens. Por exemplo: swap de ouro x taxa prefixada. Se, no vencimento do contrato, a valorização do ouro for inferior à taxa prefixada negociada entre as partes, receberá a diferença a parte que comprou taxa prefixada e vendeu ouro. Se a rentabilidade do ouro for superior à taxa prefixada, receberá a diferença a parte que comprou ouro e vendeu taxa prefixada. Você deve observar que a operação de swap é muito semelhante à operação a termo, uma vez que sua liquidação ocorre integralmente no vencimento.

     

    fonte: http://www.investmax.com.br/iM/content.asp?contentid=785

     

  • Em uma operação com swap são trocadas taxas de rentabilidade. Uma pessoa vende a rentabilidade de um título público, enquanto a outra vende a rentabilidade do Real em relação ao Dólar no mesmo período.

    Swap = troca.

  • Mercado a termo

    Como comprador ou vendedor do contrato a termo, você se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço fixado, ainda na data de realização do negócio, para liquidação em data futura. Os contratos a termo somente são liquidados integralmente no vencimento. Podem ser negociados em bolsa e no mercado de balcão.

    Mercado futuro

    Deve-se entender o mercado futuro como uma evolução do mercado a termo. Você se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço estipulado para a liquidação em data futura.

    A definição é semelhante, tendo como principal diferença a liquidação de seus compromissos somente na data de vencimento, no caso do mercado a termo. Já no mercado futuro, os compromissos são ajustados financeiramente às expectativas do mercado referentes ao preço futuro daquele bem, por meio do ajuste diário (mecanismo que apura perdas e ganhos). Além disso, os contratos futuros são negociados somente em bolsas.

    Mercado de opções

    No mercado de opções, negocia-se o direito de comprar ou de vender um bem (mercadoria ou ativo financeiro) por um preço fixo numa data futura. Quem adquirir o direito deve pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo de seguro.

    Mercado de swap

    No mercado de swap, negocia-se a troca de rentabilidade entre dois bens (mercadorias ou ativos financeiros). Pode-se definir o contrato de swap como um acordo, entre duas partes, que estabelecem a troca de fluxo de caixa tendo como base a comparação da rentabilidade entre dois bens. Por exemplo: swap de ouro x taxa prefixada. Se, no vencimento do contrato, a valorização do ouro for inferior à taxa prefixada negociada entre as partes, receberá a diferença a parte que comprou taxa prefixada e vendeu ouro. Se a rentabilidade do ouro for superior à taxa prefixada, receberá a diferença a parte que comprou ouro e vendeu taxa prefixada. Você deve observar que a operação de swap é muito semelhante à operação a termo, uma vez que sua liquidação ocorre integralmente no vencimento.


ID
1677976
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A completa administração de um fundo de investimento é segmentada por responsabilidades atribuídas a algumas instituições.

A instituição responsável pelas políticas e decisões de investimento é a instituição

Alternativas
Comentários
  • Cada fundo é composto basicamente por:

    > Gestor – é a empresa gestora do fundo, que toma as decisões de onde os recursos serão aplicados.

    > Administrador – é a empresa responsável pelo funcionamento do fundo. Controla todos os prestadores de serviços e defende os interesses dos cotistas com relação aos demais.

    > Custodiante – é a instituição financeira responsável pela "guarda" dos ativos do fundo de investimento.

    > Auditor – é a empresa responsável por fiscalizar se o fundo está de acordo com as normas legais de operação.

    > Distribuidor – é a empresa que vende as cotas dos fundos, ou seja, que faz a ponte entre o investidor interessado em investir e o fundo onde será feito o investimento.

    http://andrebona.com.br/como-e-por-que-investir-em...​

    gab C

  • Foi no chute, gestora

  • Se for pra chutar vamos chutar certo.

  • Fundo de investimento é uma comunhão de recursos, constituída sob forma de condomínio, destinado à aplicação em ativos financeiros no mercado financeiro e de capitais. O valor da cota do fundo de investimento é recalculado periodicamente. A remuneração varia de acordo com os rendimentos dos ativos financeiros que compõem o fundo. Não há, geralmente, garantia de que o valor resgatado será superior ao valor aplicado. Todas as características de um fundo devem constar de seu regulamento. O funcionamento dos fundos de investimento depende de prévia autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

  • A

    distribuidora: " fica responsável pela distribuição das cotas"

    B

    cotista: " quem tem cota no fundo "parte

    C

    gestora: toma as decisões de investimentos etc..

    D

    custodiante : "guarda" as cotas

    E

    Nem tem

    Investidor é o próprio participante do fundo


ID
1677982
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – DTVM – são instituições auxiliares do mercado financeiro.

Dentre suas atividades básicas, encontra-se a

Alternativas
Comentários
  • ​ As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada, devendo constar na sua denominação social a expressão "Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários". Algumas de suas atividades: intermedeiam a oferta pública e distribuição de títulos e valores mobiliários no mercado; administram e custodiam as carteiras de títulos e valores mobiliários; instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimento; operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros; fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias; efetuam lançamentos públicos de ações; operam no mercado aberto e intermedeiam operações de câmbio. São supervisionadas pelo Banco Central do Brasil (Resolução CMN 1.120, de 1986). ​

    http://www.bcb.gov.br/Pre/composicao/sdtvm.asp​

    gab. c

  • LETRA C.


    Intermediam a oferta publica e distribuicao de titulos e valores mobiliarios no mercado;

    administram e custodiam as carteiras de títulos e valores mobiliários; 

    instituem, organizam e administram fundos e clubes de investimento; 

    operam no mercado acionário, comprando, vendendo e distribuindo títulos e valores mobiliários, inclusive ouro financeiro, por conta de terceiros;

     fazem a intermediação com as bolsas de valores e de mercadorias;

     efetuam lançamentos públicos de ações;

    operam no mercado aberto e intermedeiam operações de câmbio. 

  •  a)   emissão de títulos e valores mobiliários (bancos de investimentos)

     b)   operação de crédito direto ao consumidor (bancos comerciais,financeiras,etc)

    c)    intermediação da colocação de emissões de capital no mercado     (correta)

     d)  realização de empréstimo para capital de giro. (bancos comerciais,financeiras,etc)

     e)   captação de recursos através de debêntures ( A captação de recursos no mercado de capitais, via emissão de debêntures, pode ser feita por Sociedade por Ações (S.A.), de capital fechado ou aberto. Entretanto, somente as companhias abertas, com registro na CVM - Comissão de Valores Mobiliários, podem efetuar emissões públicas de debêntures.)
  • Eu achei que quem emitia os títulos e valores mobiliários eram as próprias S.A. Estou errado?

  • Correto Jonathan Menezes !!!

  • Quem emite os títulos e valores mobiliários são as empresas.

    SDTVM possui o dever de fazer a intermediação e colocá-los no mercado de capitais.

  • Uma das principais atividades das DTVMs é intermediar a oferta pública e distribuição (colocação) de títulos e valores mobiliários no mercado.

    Ações são frações do capital de uma empresa. Por isso, no mercado financeiro, é de uso comum a expressão “emissão de capital” para se referir a uma oferta inicial de ações.

    Atenção: cuidado com a letra “a”!

    As DTVMs não emitem títulos e valores mobiliários. Quem os emite é a companhia emissora. As DTVMs apenas intermedeiam a emissão e distribuição dos papéis.

    GABARITO: C

  • Lembrem o seguinte. quem emite debentures e ações são empresas. o enunciado pergunta o que as sociedades Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários fazem, logo a única resposta plausível é a que da uma ideia de intermediação entre essas empresas e os interessados nas ações, debentures etc.

    LEMBREM QUE O CAPITAL DE GIRO SAO OS RECURSOS, CAIXA DA EMPRESA EM TODA SUA AMPLITUDE, OU SEJA SAO SEUS FUNDOS LIQUIDOS, PAGAMENTOS A RECEBER DE SEUS CLIENTES ETC.

  • *intermediação da colocação de Emissão de capital no mercado* ,é só para confundir.

     Agente underwriter (subscritores) - instituição financeira que realiza operações de lançamento de ações ,Debênture e commercial paper no mercado primário .

    Faz a intermediação entre as empresas que precisam de capital para financiar os projetos (agente deficitário ) e investidores (agente superavitário) .

    Empresa S.A de capital aberto emite um título (título de propriedade - ações ou títulos de crédito - Debênture e commercial paper) . Já os Agente underwriter (subscritores) que são as DTVM ,CTVM, Banco de investimentos e bancos múltiplos com carteira de investimento , vai apresentar (vender) esses títulos para o mercado (investidores) ,

    assumindo uma parte do risco ou compromisso , assumindo 100% do risco ou sem assumir o risco de não vender(vai depender do contrato ) .

    Isso, porque o underwriting (contrato de subscrição ) podem ser de 3 tipos :

    • Underwriting de melhores esforços (best efforts) .
    • Underwriting de stand-by. ...
    • Underwriting firme (straight).

    LETRA C.

  • Palavra chave - intermediar

  • Eu não acredito, que ainda confundo isso, pelo o tempo que estou estudando isso.

    Quem emite esse titulo (Ações e Debenturas) - São as sociedades anônimas

    • As distribuidora e corretoras de valoras imobiliários - Realiza intermediação dos recurso terceiro.

ID
1677985
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As instituições financeiras que captam recursos para serem repassados às pessoas físicas e às pessoas jurídicas na forma de empréstimos, através da emissão de certificado de depósito bancário – CDB, são as(os)

Alternativas
Comentários
  • ​A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo - cdb e rdb


    gab E


    Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral.


    A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo.


    Deve ser constituído sob a forma de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão "Banco" (Resolução CMN 2.099, de 1994).


  • Essa foi dada!

  • Nenhuma questão é fácil! O que a torna tranquila de ser resolvida é a dedicação diária nos estudos.

  • Dentre as opções listadas, banco comerciais são os únicos que podem captar recursos via certificado de depósito bancário – CDB.

    GABARITO: E

  • muito bom João Nascimento...parabéns
  • CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO -CDB conhecendo o significado da sigla você já teria uma boa chance de acertar.
  • Podem emitir CDB os bancos comerciais, múltiplos, de investimento, de desenvolvimento , a Caixa Econômica Federal e, a partir de 04/05/2020, as sociedades de crédito, financiamento e investimento . 

  • OS CDB´S FUNCIONAM COMO UM EMPRÉSTIMO AO BANCO.

  • depósito a prazo(CDB)

    bancos: comercial, desenvolvimento, investimento

    financeiras SFFI


ID
1693135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito de tipos de títulos financeiros, precificação e gerência de carteiras de renda fixa, julgue o item que se segue.

As notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B), cujo valor nominal é atualizado pelo índice geral de preços do mercado (IGP-M), são títulos públicos federais com pagamento de cupom semestral de 6% ao ano.

Alternativas
Comentários
  • NTN-B é atualizado pelo IPCA

  • As Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B) são títulos com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros definidos no momento da compra.

    Por se tratar de um título pós-fixado, a rentabilidade a ser recebida pelo investidor variará até a data de vencimento.

    O pagamento do principal é realizado em uma única parcela, na data de vencimento do título, porém o pagamento dos juros ocorre em fluxos periódicos, sob a forma de cupons semestrais.

    As Notas do Tesouro Nacional série B são indicadas para o investidor que deseja obter uma rentabilidade pós-fixada periódica indexada à variação do principal indicador inflacionário do Brasil (IPCA).

     

     

    http://br.advfn.com/educacional/titulos-publicos/nota-do-tesouro-nacional-serie-b

  • pelo ipca e fluxos semestrais

  • São títulos NTN (B) Títulos conhecidos agora como Tesouro IPCA + Juros, sendo eles pós-fixados ao IPCA, acrescidos também com uma taxa de juros.

    Como são remunerados semestralmente, pode-se dizer que são pagos cupons.


ID
1693171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca dos fundamentos do risco e retorno e da análise do risco de mercado, julgue o item a seguir.

O risco relativo a uma carteira composta por dois ativos com correlação inferior a 1 é menor do que a média dos riscos destes dois ativos, caso eles sejam medidos individualmente.

Alternativas
Comentários
  • No caso, se a correlação fosse igual a um, o risco médio da carteira seria igual à média dos riscos. Perceba a diferença: o risco médio é o risco da carteira, a média dos riscos é apenas um resultado estatístico dos mesmos separadamente.


ID
1693177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca dos fundamentos do risco e retorno e da análise do risco de mercado, julgue o item a seguir.

Testes de estresse são técnicas de simulação empregadas para verificar a reação dos portfólios a diferentes cenários hipotéticos e avaliar a resistência de instituições às crises econômico-financeiras.

Alternativas
Comentários
  • Testes de estresse são simulações utilizadas para estimar as perdas resultantes

    da ocorrência de eventos extremos, porém plausíveis, e avaliar a estabilidade de

    uma instituição ou do sistema financeiro.

    ATENÇÃO: Nao confundir com testes de estresse REVERSO


ID
1693180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca dos fundamentos do risco e retorno e da análise do risco de mercado, julgue o item a seguir.

A medida comumente utilizada para medir o risco de um ativo ou carteira é o coeficiente de variação.

Alternativas
Comentários
  • As medidas mais utilizadas para medir o risco de um ativo são:

    1 - Intervalo (análise de sensibilidade) - mede o próprio grau de incerteza e de risco das conclusões obtidas;

    2 - Variância;

    3 - Desvio padrão;

    4 - Coeficiente de variação.

  • As principais medidas de dispersão usadas em finanças são o desvio-padrão, a variância e o coeficiente de variação. Detalhamos abaixo cada uma delas.

    O desvio-padrão é a medida de dispersão mais importante no estudo de finanças. Ele mostra qual o desvio, em valores absolutos, de um conjunto de dados em relação à sua média.

    Fonte: Estratégia Concurso


ID
1700980
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As instituições financeiras são obrigadas a divulgar, em local e formato visível ao público, nas suas dependências e nas respectivas páginas na internet: tabela com os serviços essenciais (os que não podem ser cobrados); tabela com os serviços prioritários; tabelas contendo informações sobre os pacotes padronizados; tabelas de demais serviços prestados pela instituição, inclusive pacotes de serviços; esclarecimento de que os valores das tarifas foram estabelecidos pela própria instituição; outras informações estabelecidas pela regulamentação em vigor. São exemplos de serviços prioritários:

I. o fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

II. exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF);

III. emissão de cheque administrativo;

IV. prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos;

V. realização de consultas mediante utilização da internet.

É correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Quais são os serviços prioritários?

    São exemplos de serviços prioritários: o fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); emissão de cheque administrativo. 

    Quais são os serviços diferenciados?
    São exemplos de serviços diferenciados: o aditamento de contratos; aval e fiança; outros serviços de câmbio não previstos na Tabela I anexa à Resolução CMN 3.919, de 2010; envio de mensagem automática relativa à movimentação ou lançamento em conta de depósitos ou de cartão de crédito; fornecimento de atestados, certificados e declarações.  Esses serviços podem ser cobrados desde que explicitadas ao cliente ou ao usuário as condições de utilização e de pagamento

    Quais são os serviços essenciais, ou seja, aqueles que não podem ser cobrados?

    Não pode haver cobrança sobre os seguintes serviços essenciais prestados a pessoas físicas:

    relativamente à conta corrente de depósito à vista:fornecimento de cartão com função débito;fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;realização de consultas mediante utilização da internet;fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;compensação de cheques;fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas; eprestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.A regulamentação estabelece também que a realização de saques em terminais de autoatendimento em intervalo de até trinta minutos é considerada como um único evento.
  • Que matéria é esta?

  • Alexsandro Correia, na verdade essa matéria é conhecimentos bancários 

  • As alternativas IV e V configuram serviços essencias (gratuitos) 

  • Quais são os serviços prioritários?

     

    Os serviços prioritários são aqueles listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, de 2010. São exemplos de serviços prioritários: o fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); emissão de cheque administrativo. Ressalte-se que apenas podem ser cobrados das pessoas físicas aqueles serviços prioritários listados na referida Tabela I.

     

    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos5.asp

  • Prioritários:

     

    Os serviços prioritários são aqueles listados na Tabela I da Resolução CMN 3.919, de 2010. São exemplos de serviços prioritários:

     

    Fornecimento de 2ª via de cartão nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; 

     

    Exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); 

     

    Emissão de cheque administrativo. 

     

    OBS: Ressalte-se que apenas podem ser cobrados das pessoas físicas aqueles serviços prioritários listados na referida Tabela I.

  • Essenciais:

     

    Não pode haver cobrança sobre os seguintes serviços essenciais prestados a pessoas físicas:

     

     

    Relativamente à conta corrente de depósito à vista:

     

    Fornecimento de cartão com função débito;

     

    Fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

     

    Realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;

     

    Realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;

     

    Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;

     

    Realização de consultas mediante utilização da internet;

     

    Fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;

     

    Compensação de cheques;

     

    Fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas; 

     

    Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

     

     

    Relativamente à conta de depósito de poupança:

     

    Fornecimento de cartão com função movimentação;

     

    Fornecimento de segunda via do cartão, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista, decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

     

    Realização de até dois saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento;

     

    Realização de até duas transferências, por mês, para conta de depósitos de mesma titularidade;

     

    Fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;

     

    Realização de consultas mediante utilização da internet;

     

    Fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;

     

    Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

  • I, II e III.

    Se incluem nos serviços prioritários:

    Exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF); 

     

    Emissão de cheque administrativo. 

     



ID
1708051
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quando a pessoa jurídica, ou a pessoa física decide abrir uma conta bancária, são necessários alguns documentos básicos da pessoa física ou da pessoa jurídica, dependendo do tipo de conta a ser solicitada a abertura. Diante desta informação, assinale a alternativa correta sobre os documentos básicos necessários que uma pessoa precisa apresentar quando da abertura de uma conta corrente de depósito à vista individual para pessoa física para:  

Alternativas
Comentários
  • O que é necessário para abrir uma conta de depósitos?

    A abertura e a manutenção de conta de depósito pressupõem contrato firmado entre as partes – instituição financeira e cliente. O banco não é obrigado a abrir ou manter conta de depósito para o cidadão. Este, por sua vez, pode escolher a instituição que lhe apresente as condições mais adequadas para firmar tal contrato.

    Para abertura de conta de depósito, é necessário preencher a ficha-proposta de abertura de conta, que é o contrato firmado entre banco e cliente, e apresentar os originais dos seguintes documentos:

    • no caso de pessoa física:
      - documento de identificação (carteira de identidade ou equivalente, como, por exemplo, a carteira nacional de habilitação nos moldes previstos na Lei 9.503, de 1997);
      - inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); e
      - comprovante de residência.

    • no caso de pessoa jurídica:
      - documento de constituição da empresa (contrato social e registro na junta comercial);
      - documentos que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatários ou prepostos a movimentar a conta;
      - inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).


    gab A


    http://www.bcb.gov.br/?CONTASFAQ

  • Comprovante de renda não é obrigatório.

  • questão passível de ser anulada, pois como vc mesmo informou Rafael, não precisa de título de eleitor, e no enunciado da questão não informa se a conta a ser aberta é PF ou PJ.

  • A questão está bem formulada e dentro dos critérios de entendimento. Nenhum momento falou-se sobre ser exclusividade e sobre ser imprescindível o comprovante de renda. De fato não é obrigatório. Mas não é proibido, pois afinal o banco registra como mais um anexo para a abertura da conta. 

    Na questão pede sim sobre abrir uma conta corrente para pessoa física, logo todas as alternativas que contiverem "CNPJ", "Contrato Social", ou qualquer documento que denote ser Pessoa Jurídica, já se tornam errada. No mais só sobrariam a B como a certa.
  • Questão pede pessoa "física" mas comprovante de renda é documento básico? achei que era CPF, RG, COMPROVANTE DE ENDEREÇO.

  • Os documentos obrigatórios são: CPF, CARTEIRA DE IDENTIDADE, COMPROVANTE DE RESIDENCIA.

    A questão pergunta quais ou documentos BASICOS e NAO OBRIGATORIO , por isso a respota certa e a B ! 

    COMPROVANTE DE RESIDENCIA  e um documento basico mas nao obrigatorio , os bancos podem pedir ou nao 

  • Gab: B

     

    Sabendo que pessoa física não possui CNPJ, mas sim CPF; já conseguimos eliminar as alternativas A, D, E. Restando assim as alternativas B e C. A alternativa C fala em Contrato Social e Registro na Junta Comercial, coisas que estão ligadas pessoas jurídicas e não a pessoas físicas. Logo, só nos resta a alternativa B.

  • Título de Eleitor não é obrigatório para abertura.

    Portantanto Gab B é o correto!

  • Por eliminação chega-se facilmente à resposta.

    Gab: B

     

    Contrato Social, Inscrição CNPJ, Registro Junta Comercial não são necessários.

     

    Bons estudos galera!

  • O início da questão procura confundir o aluno já que fala de PJ e PF, porém atentar que a pergunta em si só quer a resposta sobre pessoas físicas. Por este motivo as alternativas que falam de documentos típicos de pessoas jurídicas, ou seja, contrato social, cartão de CNPJ (como é o caso das letras A, C, D e E) devem ser descartadas, sobrando neste caso apenas a letra B.
    A única observação quanto à letra B é que o comprovante de renda não é obrigatório e portanto, a resposta não está absolutamente certa mas é a menos errada.

    Gabarito: letra B
  • Abertura de conta-corrente PF:

     

    Identidade ou equivalente 
    CPF
    Comprovante de renda
    Comprovante de residência


ID
1708054
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Um dos documentos necessário para a abertura de conta em banco é o comprovante de residência ou domicílio. Sabendo disso, assinale a alternativa correta referente ao domicílio da pessoa física: 

Alternativas
Comentários
  • Pessoa Natural

    O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo. Se a pessoa tiver várias residências regulares, onde viva, cada uma delas será considerada seu domicílio; se a pessoa não tiver residência habitual, seu domicílio será o local onde for encontrada. Também é domicílio, quanto às relações concernentes à profissão, o local onde exerça suas atividades; Se a pessoa exercitar profissão em lugares diversos, cada um deles constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.


    gab A


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Domic%C3%ADlio

  • Segundo o Código Civil, o domílio da pessoa natural (física) é o local onde ela estabele residência com ânimo definitivo.

  • A definição de domicílio é dada pelo Código Civil Brasileiro e, no caso das pessoas naturais, este conceito se confunde com o conceito de residência, salvo os casos em que a lei determina domicílios especiais, como é o caso dos funcionários públicos e militares. Nas alternativas apresentadas podemos ver alguns elementos que não têm relação alguma com domicílio que é o caso de telefone fixo, conta bancária e local de trabalho. Em suma, domicílio da pessoa natural (ou física) nada mais é do que a residência que esta pessoa demonstra disposição de lá permanecer com habitualidade. Isso inclusive pode indicar que a pessoa tenha mais de um domicílio quando, por exemplo tem residência em mais de uma cidade.

    Gabarito: letra A

  • Gabarito Letra A

    Comentário do Professor Édson Avelar:

    A definição de domicílio é dada pelo Código Civil Brasileiro e, no caso das pessoas naturais, este conceito se confunde com o conceito de residência, salvo os casos em que a lei determina domicílios especiais, como é o caso dos funcionários públicos e militares.

    Nas alternativas apresentadas podemos ver alguns elementos que não têm relação alguma com domicílio que é o caso de telefone fixo, conta bancária e local de trabalho.

    Em suma, domicílio da pessoa natural (ou física) nada mais é do que a residência que esta pessoa demonstra disposição de lá permanecer com habitualidade.

    Isso inclusive pode indicar que a pessoa tenha mais de um domicílio quando, por exemplo tem residência em mais de uma cidade.

  • Se a residência for alugada não terá ânimo definitivo, mas passageiro e sem retorno... Brincadeira, pessoal! Descontrair depois de quase 500 questões.


ID
1708060
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Conforme o Sistema de Pagamentos Brasileiros - SPB, “documento de ordem de crédito é uma ordem de transferência de fundos intercambiária por conta ou a favor de pessoas físicas ou jurídicas, clientes de instituições financeiras ou de instituições de pagamento". Com essa informação, assinale a alternativa correta a respeito do DOC:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o porquê essa questão foi anulada? Grato!! 


ID
1708123
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma das principais funções do mercado é possibilitar que as companhias ou outros emissores de valores mobiliários, com o intuito de viabilizar projetos de investimento, captem recursos diretamente do público investidor em condições mais vantajosas do que as oferecidas pelos empréstimos e financiamentos bancários. O Mercado de capitais é dividido em Mercado Primário e Mercado Secundário. Sabendo disso, assinale a alternativa correta sobre o Mercado secundário:  

Alternativas
Comentários
  • O mercado primário é aquele em os valores mobiliários de uma nova emissão da companhia são negociados diretamente entre a companhia e os investidores – subscritores da emissão -, e os recursos são destinados para os projetos de investimento da empresa ou para o caixa.

    Entretanto, alguns desses valores mobiliários, como as ações, representam frações patrimoniais da companhia e, dessa forma, não são resgatáveis em data pré-definida. Da mesma forma, outros podem ter prazos de vencimento muito longo. Essas características, entre outras, poderiam afastar muitos dos investidores do mercado de capitais, caso eles não tivessem como negociar com terceiros os valores mobiliários subscritos, dificultando o processo de emissão das companhias.

    O mercado secundário cumpre essa função. É o local onde os investidores negociam e transferem entre si os valores mobiliários emitidos pelas companhias. Nesse mercado ocorre apenas a transferência de propriedade e de recursos entre investidores. A companhia não tem participação. Portanto, o mercado secundário oferece liquidez aos títulos emitidos no mercado primário.


    http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/Menu_Investidor/funcionamento_mercado/mercado_primario.html


    GAB B

  • Gabarito letra "B"

           Mercado Primário

    É quando o título é negociado pela primeira vez, podendo ser feito na Bolsa de Valores ou no Mercado de Balcão.

    É uma forma de captação de recursos para a empresa.

           Mercado Secundário

    É quando o mesmo título for negociado mais que uma vez.

    O vendedor é o investidor, que vende as ações para reacer o seu dinheiro.

    Realizado no Mercado de Balcão.

  • Mercado primário é a primeira vez em que os papéis de uma empresa são colocados à venda. São negociados necessariamente na Bolsa de Valores e os recursos arrecadados vão para a empresa que ofertou as ações, que abriu seu capital.
    O mercado secundário acontece quando uma ação que já foi vendida uma primeira vez é novamente negociada e, neste caso, os recursos arrecadados vão para aqueles que estão vendendo estes papéis, ou seja, aqueles que as adquiriram no mercado primário. Portanto a letra B está correta ao afimar que os investidores (compradores do mercado primário) negociam estas ações entre si.

    Gabarito: letra B
  • Questão mal formulada. O mercado secundário é o local? Como assim?
  • Mercado primário -> a empresa negocia ou emite suas ações diretamente com o investidor.

    Mercado secundário -> o investidor negocia suas ações diretamente com outro investidor.


ID
1833769
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo.

I. As instituições financeiras devem fornecer tempestivamente a seus clientes cópias de contratos relativos a operações e serviços prestados, os quais devem ter redação clara, objetiva e adequada.

II. As instituições financeiras podem recusar ou dificultar, aos clientes pessoas físicas, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, desde que ofereçam atendimento alternativo ou eletrônico.

III. As instituições financeiras devem divulgar em local e formato visíveis ao público em suas dependências, bem como nos respectivos sítios eletrônicos na internet, a tabela contendo os serviços cuja cobrança de tarifas é vedada e a tabela de serviços tarifados com respectivo valor da tarifa.

IV. Às instituições financeiras é vedado oferecer a seus clientes pessoas físicas, pacotes de serviços com tarifa única mensal.

Está correto o que se afirma APENAS em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º As instituições referidas no art. 1º devem divulgar, em suas dependências e nas dependências dos estabelecimentos onde seus produtos são ofertados, em local visível e em formato legível, informações relativas a situações que impliquem recusa à realização de pagamentos ou à recepção de cheques, fichas de compensação, documentos, incusive de cobrança, contas e outros.

     

    a adequação dos produtos e serviços ofertados ou recomendados às necessidades, interesses e objetivos dos clientes e usuários

     

  • https://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/downloadNormativo.asp?arquivo=/Lists/Normativos/Attachments/47651/Res_3694_v4_P.pdf

     

    Pra quem quiser conferir.

  • A palavra tempestividade é muito usada nos meios jurídicos para designar “dentro do prazo” e segundo o dicionário Houaiss quer dizer: oportunidade, no tempo próprio, o que ocorre no momento certo, oportuno no tempo devido.

  • gabarito : C , odeio gente que fala fala fala , e nao da a resposta

  • POIS É VICTOR TB ODEIO GENTE QUE FALA DEMAIS E NÃO DAR A RESPOSTA.

  • O cara ta ajudando, e as pessoas ainda reclamam.

    Obrigada @Rafael, seus comentários me ajudam bastante.

  • Gabarito: letra C

    I. As instituições financeiras devem fornecer tempestivamente a seus clientes cópias de contratos relativos a operações e serviços prestados, os quais devem ter redação clara, objetiva e adequada.

    II. As instituições financeiras podem recusar ou dificultar, aos clientes pessoas físicas, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, desde que ofereçam atendimento alternativo ou eletrônico. (errado)

    sabendo que o ítem II está errado você elimina as letra A, B e E

    III. As instituições financeiras devem divulgar em local e formato visíveis ao público em suas dependências, bem como nos respectivos sítios eletrônicos na internet, a tabela contendo os serviços cuja cobrança de tarifas é vedada e a tabela de serviços tarifados com respectivo valor da tarifa.

    IV. Às instituições financeiras é vedado oferecer a seus clientes pessoas físicas, pacotes de serviços com tarifa única mensal. (errado)

  • O Banco Central do Brasil (BC) no artigo 3º da Resolução 3.694/2009 garante que é “vedado às instituições financeiras recusar ou dificultar, aos clientes e usuários de seus produtos e serviços, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico”.


ID
1846396
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Marque a alternativa que denomina a modalidade de operação de crédito, que se caracteriza por apresentar destinações específicas e vinculadas à comprovação da aplicação dos recursos.

Alternativas
Comentários
  • Os empréstimos distinguem-se dos financiamentos pelo fato de que estes representam um crédito vinculado à aquisição de determinado bem, podendo ter a intervenção de instituição financeira ou diretamente com o fornecedor do bem.

    Por outro lado, os empréstimos são concessões de crédito em espécie, sem vinculação específica, muito embora conste do contrato a finalidade do mesmo.

    Fonte: www.portaldecontabilidade.com.br/guia/emprestimosefinanciamentos.htm

  • Financiamento = Finalidade

    Empréstimo = Sem finalidade

  • Crédito rotativo é a desgraça do cartão de crédito

ID
2135527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que concerne às características formais dos derivativos, julgue o item seguinte.

Os contratos de swap consistem em acordos entre duas partes para a troca de risco de uma posição ativa (credora) ou de uma posição passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos pelas bolsas de valores e com ajustes diários.

Alternativas
Comentários
  • Swaps - contratos que determinam um fluxo de pagamentos entre as partes contratantes, em diversas datas futuras. Negocia-se a troca (em inglês, swap) do índice de rentabilidade entre dois ativos. Por exemplo: a empresa exportadora A tem uma dívida cujo valor é corrigido pela inflação e prevê que terá dólares em caixa. Portanto, ela pode preferir que sua dívida seja atualizada pela cotação do dólar. Já a empresa B, que só vende no mercado interno, tem um contrato reajustado em dólar, e pode preferir usar outro indexador, tal como a taxa de juros. Então, A e B, interessadas em trocar seus respectivos riscos, poderiam firmar um contrato de swap (diretamente ou mediante a intermediação de uma instituição financeira). O swap, no entanto, implica um certo risco. Variações inesperadas nos indexadores das dívidas podem eventualmente prejudicar um dos signatários, prejudicando o outro.[4] Tal como a operação a termo, a operação de swap é liquidada integralmente no vencimento.

  • Em finanças, swap (em português, "permuta") é uma operação em que há troca de posições quanto ao risco e à rentabilidade, entre investidores. O contrato de troca pode ter como objeto moedas, commodities ou ativos financeiros.[1]

    As swaps mais comuns no mercado brasileiro são:[2]

    swap de taxa de juros: troca da taxa de juros prefixados por juros pós-fixados (conforme a variação dos CDIs, por exemplo, que é um ativo financeiro corrigido pela taxa diária de juros) ou o inverso, para quem quer evitar o risco de uma futura alta nos juros.

    swap cambial: troca de taxa de variação cambial (variação do preço do dólar americano) por taxa de juros pós-fixados.

    Também conhecida como hedge (cobertura de risco) cambial, a swap cambial é uma operação de câmbio em que há simultaneamente a compra e a venda de moedas. Os valores iniciais, ou seja, o tamanho do contrato, os indicadores e a data de vencimento são livremente pactuados entre as partes.

     

     

     

     

  • O que torna essa afirmativa errada? É quando disse "em data futura"?
  • Na definição mais formal, swap consiste em um acordo para duas partes trocarem o risco de uma posição ativa (credora) ou passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos.

     

    Autor: Diego Wawrzeniak

    https://blog.bussoladoinvestidor.com.br/o-que-e-swap/

  • Os contratos de swap consistem em acordos entre duas partes para a troca de risco de uma posição ativa (credora) ou de uma posição passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos pelas bolsas de valores e com ajustes diários.

    O erro da assertiva, ao meu ver, está na afirmação de que os critérios preestabelecidos estão a cargo das bolsas de valores. Na verdade, as partes envolvidas definem os critérios da operação (como tamanho do contrato, data de vencimento e liquidação etc.) a ser feita no ambiente das bolsas de valores.

  • mercado a termo : ajuste diario ( NÃO)

     

    mercado futuro : ajuste diario ( SIM)

     

    Os contratos de swap consistem em acordos entre duas partes para a troca de risco de uma posição ativa (credora) ou de uma posição passiva (devedora), em data futura, conforme critérios preestabelecidos pelas bolsas de valores e com ajustes diários.

  • As operações de fluxo de caixa são negociadas em Mercado de balcão, com cotação livre e valor mínimo de R$ 50 mil.

    O prazo para o vencimento do contrato pode variar de 2 dias uteis a 2 anos. E liquidado no no termino dos contratos.

  • SWAP é negociado tanto no mercado de bolsa como de balcão, porém a liquidação ocorre somente no vencimento ou antecipadamente, com a concordância das partes, não havendo ajuste diário.

  • Erro da questão: critérios estabelecidos pelos envolvidos, não pela bolsa de valores.

  • ERRADO

    Swap consiste em um acordo entre duas partes para troca de risco de uma posição ativa (credoraou passiva(devedora), em data futuraconforme critérios preestabelecidos. As trocas (swaps) mais comuns são as de taxas de juro, moedas e commodities.

     A TERMO =   SEM ajustes diários.

     FUTURO = COM ajustes diários.

  • De acordo com o livro Top: Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro, os swaps são negociados principalmente no mercado de balcão e não são padronizados. Por essa característica, não existe a possibilidade de transferir a posição para outro investidor ou empresa. Com isso, quem faz um swap fica obrigado a carregar o contrato até o seu vencimento.

    "A fé na vitória tem que ser inabalável" O Rappa


ID
2135608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere aos investidores qualificados e não residentes e aos títulos corporativos, julgue o item subsequente.

Investidor profissional é considerado investidor qualificado.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    (a) Investidores Profissionais: são (i) instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; (ii) companhias seguradoras e sociedades de capitalização; (iii) entidades abertas e fechadas de previdência complementar; (iv) pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 10.000.000,00 e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor profissional mediante termo próprio; (v) fundos de investimento; (vi) clubes de investimento, cuja carteira seja gerida por administrador de carteira autorizado pela CVM; (vii) agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM, em relação a seus recursos próprios; e (viii) investidores não residentes.

     

    (b) Investidores Qualificados: são (i) investidores profissionais; (ii) pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 1.000.000,00 e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio; (iii) pessoas naturais que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários, em relação a seus recursos próprios; e (iv) clubes de investimento cuja carteira seja gerida por um ou mais cotistas que sejam investidores qualificados.

     

    Fonte: Instruções CVM 554 e 555

  • Art. 9º-A  São considerados investidores profissionais:

    I – instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil;

    II – companhias seguradoras e sociedades de capitalização;

    III – entidades abertas e fechadas de previdência complementar;

    IV – pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor profissional mediante termo próprio, de acordo com o Anexo 9-A;

    V – fundos de investimento;

    VI – clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por administrador de carteira de valores mobiliários autorizado pela CVM;

    VII – agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários autorizados pela CVM, em relação a seus recursos próprios;

    VIII – investidores não residentes.” (NR)

     

    “Art. 9º-B  São considerados investidores qualificados:

    I – investidores profissionais;

    II – pessoas naturais ou jurídicas que possuam investimentos financeiros em valor superior a R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) e que, adicionalmente, atestem por escrito sua condição de investidor qualificado mediante termo próprio, de acordo com o Anexo 9-B;

    III – as pessoas naturais que tenham sido aprovadas em exames de qualificação técnica ou possuam certificações aprovadas pela CVM como requisitos para o registro de agentes autônomos de investimento, administradores de carteira, analistas e consultores de valores mobiliários, em relação a seus recursos próprios; e

    IV – clubes de investimento, desde que tenham a carteira gerida por um ou mais cotistas, que sejam investidores qualificados.” (NR) 

     

    “Art. 9º-C  Os regimes próprios de previdência social instituídos pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou por Municípios são considerados investidores profissionais ou investidores qualificados apenas se reconhecidos como tais conforme regulamentação específica do Ministério da Previdência Social.” (NR)

     

    INSTRUÇÃO CVM Nº 554, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014, COM AS ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS PELAS INSTRUÇÕES CVM Nº 564/15 e 566/15

  • Todo investidor profissional é qualificado, porém nem todo investidor qualificado é também profissional!

    By Edgar Abreu casa do concurseiro

  • Investidor profissional é aquele com 10.000.000 aplicados

    E investidor qualificado tem 1.000.000

    vc começa como um investidor qualificado, e depois de investir muito vc se torna um profissional

  • São investidores qualificados:

    Resposta: Certo


ID
2135614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere aos investidores qualificados e não residentes e aos títulos corporativos, julgue o item subsequente.

Investidores não residentes são pessoas físicas ou jurídicas, incluindo-se os fundos ou outras entidades de investimento coletivo, com residência, sede ou domicílio no exterior e que investem no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Aplicações de investidores não residentes nos mercados financeiro e de capitais .... físicas ou jurídicas, os fundos ou outras entidades de investimento coletivo, com residência, sede ou domicílio no exterior (artigo 5º, inciso I). ... Já para pessoas físicas ou naturais, o dispositivo de referência é o artigo 70

     

    http://www.anbima.com.br/informe_legislacao/2014_023.asp

  • Investidores Não Residentes (“INR’s”) são pessoas físicas ou jurídicas, inclusive fundos ou outras entidades de investimento coletivo, com residência, sede ou domicílio no exterior e que investem no Brasil.

    A Resolução CMN nº 4.373/14 disciplina sobre as aplicações dos INR’s no Brasil, nos mercados financeiro e de capitais do país. Ainda, de acordo com o art. 4º do mesmo normativo, tais investidores estão sujeitos a registro prévio na CVM.

    Nesse sentido, a Instrução CVM n° 560/15 é a norma que atualmente trata sobre o registro destes investidores na Autarquia. Recomenda-se que os representantes dos INR’s tenham pleno conhecimento dessas duas normas.

     

    http://www.cvm.gov.br/menu/regulados/naoresidente/inv_nao_residente.html


ID
2183596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que se refere aos investidores qualificados e não residentes e aos títulos corporativos, julgue o item subsequente.

O imposto de renda incide regressivamente, até o limite de 10%, sobre os rendimentos decorrentes de investimentos em letra de crédito imobiliário.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Atualmente, a LCI é isenta de I.R

  • A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são dois tipos de investimento em renda fixa isentos de Imposto de Renda que costumam garantir retornos bem superiores ao da caderneta de poupança. Do ponto de vista do investidor, não faz muita diferença investir em LCI ou LCA – geralmente é melhor optar pelo papel mais rentável.

     

    http://www.infomoney.com.br/lci-lca

  • são isentas apenas para p.f.

  • (ERRADO)

    Fundos imobiliários (insento IR)

  • OS FUNDOS IMOBLIARIOS SÃO INSETOS DE IMPOSTO DE RENDA.

  • (ERRADO)

    LCI e LCA são isentos de I.R


ID
2435521
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Segundo Puccini (2011), a Tabela Price tem grande aceitação no mercado e é utilizada principalmente para

Alternativas

ID
2661085
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma empresa está avaliando a obtenção de empréstimo com dois bancos: X e Y. O Banco X oferece uma taxa pré-fixada de 10% ao ano, enquanto o Banco Y oferece uma taxa pós-fixada de 6% ao ano, acrescida da variação cambial.


A empresa decide tomar o empréstimo com o banco Y e fazer um swap com o Banco Z, que cobra, para o swap, uma taxa de 3% ao ano e paga a variação cambial.

A decisão tomada pela empresa foi avaliada como

Alternativas
Comentários
  • Acertei de primeira, mas não mim perguntar como...

  • Lembrando que Swap é troca
  • A questão aqui é puramente intuitiva, só observar que, ao fazer um Swap cambial (proteção) com o Banco Z, a empresa se protege da variação cambial presente no acordo com o Banco Y. No final de contas, a empresa vai pagar ¨6% a.a para o Banco Y + 3% a.a para o Banco Z, que é menor do que pagaria pelo empréstimo do Banco X, que seria 10% a.a.

    Em resumo: ¨6% + 3% < 10%.

  • 9 % óbvio. Porém incerto visto que os 6 % foram pós fixado . A grosso modo só compensou por conta do swap . Fora isso a diferença seria minima do x p y . Contudo essa diferença em milhões é relevante!

    #Opaitaon edar abreu #concurseirolive


ID
2670160
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Existe uma modalidade de financiamento às exportações por meio da qual o agente financiador, após a avaliação e aprovação da operação, formaliza um contrato de financiamento com o importador/devedor, com interveniência do exportador.


Essa modalidade de financiamento é denominada

Alternativas
Comentários
  • Supplier credit é uma espécie de refinanciamento uma vez que o vendedor utiliza o crédito que recebe para financiar o comprador (importador).

     

    Já no Buyers Credit o crédito é fornecido diretamente ao importador. Neste caso o exportador embarca seus produtos e aguarda pelo pagamento na forma e prazo previamente negociado ou recebe o valor do agente financiador do importador.

  • BNDES Exim Pós-Embarque:

    2 modalidades: 

     

    Crédito ao Exportador (Supplier Credit) - O exportador concede ao importador um financiamento por meio de carta de crédito ou títulos. Após a exportação do bem e realização dos serviços associados, os títulos recebidos pelo exportador são cedidos/endossados ao BNDES, que realiza o desconto desses títulos, liberando ao exportador o valor à vista em reais e recebendo do importador a prazo.

     

    Crédito ao Importador (Buyer Credit) - O exportador, após firmar contrato com o importador para entrega futura de bens e/ou serviços, solicita financiamento do BNDES, que deverá firmar contrato com o importador. Somente após aprovação da operação, o bem e/ou serviço é entregue e os recursos são liberados.

  • Modalidade Supplier Credit

    Nesta modalidade, o exportador concede ao importador um financiamento por meio de carta de crédito ou títulos. Após a exportação do bem e realização dos serviços associados, os títulos recebidos pelo exportador são cedidos/endossados ao BNDES, que realiza o desconto desses títulos, liberando ao exportador o valor à vista em reais e recebendo do importador a prazo.

     

    Modalidade Buyer Credit

    Nesta modalidade, o exportador, após firmar contrato com o importador para entrega futura de bens e/ou serviços, solicita financiamento do BNDES, que deverá firmar contrato com o importador. Somente após aprovação da operação, o bem e/ou serviço é entregue e os recursos são liberados.

  • Nunca ouvi falar nisso :D

  • O agente financiador=BNDES

  • BNDES Exim Pós-Embarque: 2 modalidades: 

    Crédito ao Exportador (Supplier Credit) - O exportador concede ao importador um financiamento por meio de carta de crédito ou títulos. Após a exportação do bem e realização dos serviços associados, os títulos recebidos pelo exportador são cedidos/endossados ao BNDES, que realiza o desconto desses títulos, liberando ao exportador o valor à vista em reais e recebendo do importador a prazo.

    Crédito ao Importador (Buyer Credit) - O exportador, após firmar contrato com o importador para entrega futura de bens e/ou serviços, solicita financiamento do BNDES, que deverá firmar contrato com o importador. Somente após aprovação da operação, o bem e/ou serviço é entregue e os recursos são liberados.

    Gabarito: D

  • Só sei que nada sei.

  • Chuta D de Deus e vai na fé!

  • Veio palavra em inglês na certa é uma correta.

  • D PESSOAL

  • Ave maria

  • LETRA D (BUYERS CREDIT) crédito do comprador é um crédito de curto prazo disponível para um importador de credores estrangeiros, como bancos e outras instituições financeiras, para os bens que estão importando. Os bancos estrangeiros geralmente emprestam ao importador com base na carta de conforto emitida pelo banco do importador

  • Minha tatica tambem é essa pra um tipo de questao que vc nao sabe nada. Chutar no D de Deus

  • O Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE) é um adiantamento, total ou parcial, de recursos em moeda nacional de uma exportação/prestação de serviços, porém com a diferença de que o adiantamento só é feito após o embarque das mercadorias para o exterior ou com a conclusão dos serviços.

    O Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) é uma antecipação financeira parcial ou total para empresas que venderam produtos ao exterior com entrega futura. Ou seja, o ACC funciona como uma espécie de financiamento, onde o banco adianta capital ao exportador antes do seu produto embarcar para o destinatário final.

  • D de DEUS DO CÉU, QUE QUESTÃO É ESSA!!!!!!!

    NÃO ENTENDI A DIFERENÇA DA LETRA D COM A ACC. ALGUÉM PODE SOCORRER?

  • Supplier credit é uma espécie de refinanciamento uma vez que o vendedor utiliza o crédito que recebe para financiar o comprador (importador). Já no Buyers Credit o crédito é fornecido diretamente ao importador.

  • Quando você acha que não sabe de nada, ai vem uma questão dessa, dizendo que você não sabe mais ainda. Rsrs

  • O Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE) é um adiantamento, total ou parcial, de recursos em moeda nacional de uma exportação/prestação de serviços, porém com a diferença de que o adiantamento só é feito após o embarque das mercadorias para o exterior ou com a conclusão dos serviços.

    Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACCé uma antecipação financeira parcial ou total para empresas que venderam produtos ao exterior com entrega futura. Ou seja, o ACC funciona como uma espécie de financiamento, onde o banco adianta capital ao exportador antes do seu produto embarcar para o destinatário final.

    buyer’s credit: Modalidade de financiamento de uma importação em que o crédito é concedido por um terceiro, ou seja, outro que não o exportador ou o fabricante do bem no exterior.

    Supplier credit é uma espécie de refinanciamento uma vez que o vendedor utiliza crédito que recebe para financiar o comprador (importador). 

  • Falou em contrato: Buyer Credit


ID
2672965
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Diversas são as regras e procedimentos para disponibilidade de talonário de cheque aos depositantes. Nesse sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A - Errado - "Tenha Figurado"

    B - Errado - "Depositante"

    C - Errado - "Facultado"

    D - Certo - Talão de cheques assinado...

    E - Sem Comentários..

     

  • A questão foi anulada pela FADESP.

  • A B não está errada, gildilan. Até, onde sei, é uma regra clara. 

  • A letra B esta certa,, pois é facultativo no caso de deposito a vista.

  • É vedado o fornecimento de talonário de che- ques ao depositante enquanto não verificadas as informações constan- tes da ficha-proposta ou quando, a qualquer tempo, forem constatadas irregularidades nos dados de identificação do depositante ou de seu procurador. O talonário de cheques somente poderá ser entregue mediante recibo datado e assinado pelo depositante ou porta- dor expressamente autorizado, o qual deverá ser identificado no ato da entrega. Caso seja suspenso o fornecimento de talonário de cheques, a instituição financeira deverá adotar provi- dências imediatas com vistas a retomar os cheques em poder do deposi- tante.

    https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=093198628&method=detalharNormativo

  • A) são expressamente proibidos à instituição financeira a abertura, a manutenção ou o encerramento de conta de depósitos à vista cujo titular figure ou tenha figurado no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF)

    ERRADA

    Art. 10. É facultada à instituição financeira a abertura, manutenção ou encerramento de conta de depósitos à vista cujo titular figure ou tenha figurado no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

    B) é vedado o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto figurar no CCF.

    CERTA

    Art. 10 . Parágrafo único. É proibido o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto figurar no CCF.

    C) é facultado o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto não verificadas as informações constantes da ficha-proposta ou quando, a qualquer tempo, forem constatadas irregularidades nos dados de identificação do depositante ou de seu procurador.

    ERRADA

    Art. 6º É vedado o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto não verificadas as informações constantes da ficha-proposta ou quando, a qualquer tempo, forem constatadas irregularidades nos dados de identificação do depositante ou de seu procurador.

    D) o talonário de cheques somente poderá ser entregue mediante recibo datado e assinado pelo depositante ou portador expressamente autorizado, o qual deverá ser identificado no ato da entrega.

    CERTA

    Art. 7º O talonário de cheques somente poderá ser entregue mediante recibo datado e assinado pelo depositante ou portador expressamente autorizado, o qual deverá ser identificado no ato da entrega.

    E) a instituição financeira poderá adotar providências com vistas a retomar os cheques em poder do depositante, caso seja suspenso o fornecimento de talonário de cheques.

    ERRADO

    Art. 7. Parágrafo único. Caso seja suspenso o fornecimento de talonário de cheques, a instituição financeira deverá adotar providências imediatas com vistas a retomar os cheques em poder do depositante


ID
2672974
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerado um serviço de intermediação que permite ao consumidor adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente credenciados, mediante a comprovação de sua condição de usuário. Essas características referem-se ao

Alternativas
Comentários
  • LETRA - E

    Cartão de crédito é uma forma de pagamento eletrônico. Que permite ao consumidor adquirir bens e serviços em estabelecimentos comerciais previamente credenciados, mediante a comprovação de sua condição de usuário.

  • Eu acho que também pode ser utilizada para financiamento de bens e serviços...

  • No CDC não há comprovação de usuário do crédito, como é feito no Cartão de Crédito quando se deve apresentar o cartão de crédito juntamente com senha eletrônica; mas uma nova análise de crédito que, depois de aprovada, dá condições para compra de bens e serviços.

  • E

    Cartão de Crédito


ID
2672992
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Diversos são os documentos comerciais e títulos de créditos que fazem parte das operações das instituições financeiras. Em relação a esses títulos e documentos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A)  Inverteu os conceitos:

    Título autônomo/ (emitente/devedor/subscritor/sacador/promitente) - (credor/beneficiário/tomador/sacado) .

    B) Título de crédito casual de vinculação obrigatória ( sua  emissão somente se pode dar para documentação de crédito nascido de compra e venda mercantil, prestação de serviço; de vinculação obrigatória, ou seja, o sacado = devedor, mesmo que não assine se obriga ao pagamento ao sacador = emitente).  Emitido de forma facultativa pelo vendedor contra o comprador. 

    C) Refere-se a "nota fiscal"

    D) Refere-se a "nota fiscal"

    E) Correta . Comprovante de venda a prazo, podendo conter várias notas fiscais.

     

    Fontes: Meus resumos do Estratégia/ Gran cursos. Eventuais erros, me contatar. 

     

    Força e humildade sempre, avante!

  • Gabarito: letra E

    completando

    Uma fatura é um documento comercial que representa a venda para clientes domiciliados em território nacional.

    No Brasil usa-se também como documento fiscal, quando inclui elementos da legislação fiscal, principalmente as do --. Nesse caso o formulário denomina-se "/fatura".

    fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Fatura

  • GAB. E

    A nota promissória (duplicata) é um título de crédito formal e nominativo, emitido pelo vendedor com a mesma data, valor global e vencimento da fatura que lhe deu origem, e representa um direito de crédito do sacador (vendedor) contra o sacado (comprador).

    B duplicata(promissória) é um título cambiário em que o emitente assume a obrigação direta e principal de pagar a soma constante no título ao respectivo beneficiário.

    C nota promissória (nota fiscal) é um documento fiscal, comprovante obrigatório da saída de mercadoria de um estabelecimento comercial ou industrial.

    D duplicata(nota fiscal) é um documento fiscal, comprovante obrigatório da saída de mercadoria de um estabelecimento comercial ou industrial.

    E fatura é o documento que comprova a existência de uma operação de compra e venda de mercadorias e produtos e nela podem ser incluídas várias notas fiscais.(certo)

  • Ø RESUMO:

    ·        DUPLICATA: é um título de crédito formal e nominativo, emitido pelo vendedor com a mesma data, valor global e vencimento da fatura que lhe deu origem, e representa um direito de crédito do sacador (vendedor) contra o sacado (comprador).

    ·        FATURA: é o documento que comprova a existência de uma operação de compra e venda de mercadorias e produtos e nela podem ser incluídas várias notas fiscais.

    ·        NOTA PROMISSÓRIA: é uma promessa de pagamento feita pelo devedor ao credor.

  • Nota promissória é um título cambiário em que seu criador assume a obrigação direta e principal de pagar o valor correspondente no título.

    Duplicata

    É um crédito que funciona como uma forma facilitada de pagamento e pode ser utilizada para pagar faturas e contas sem notas fiscais. Por exemplo, um credor divide uma dívida em várias duplicatas e conforme o devedor vai pagando, essas duplicatas são devolvidas ao pagador, até sua quitação total.

    Fatura -

    É um documento comercial de cobrança que representa uma conta (aquisição de algum produto ou serviço recebido). Pode também ser utilizada como controle, com informações sobre os serviços ou itens adquiridos. A fatura é emitida por uma empresa e geralmente é acompanhada do boleto bancário ou das opções para o pagamento.

    FATURA é o documento que comprova a existência de uma operação de compra e venda de mercadorias e produtos e nela podem ser incluídas várias notas fiscais.

  • fatura é o documento que comprova a existência de uma operação de compra e venda de mercadorias e produtos e nela podem ser incluídas várias notas fiscais.


ID
2672995
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto à rotina do processo de cobrança, pode-se dizer que uma ordem lógica seria:

Alternativas
Comentários
  • Para exemplificar o fluxo do processo de cobrança vamos pensar em  uma cobrança simples,  operação acessória na qual o banco atua como intermediador. O título  a ser cobrado deve ser repassado ao banco para que este emita os bloquetes, ao efetuar uma compra e realizar pagamento por meio de boleto bancário, por exemplo, nós recebemos o boleto emitido pelo banco, pagamos o boleto (somos o sacado) e, após confirmação do pagamento o banco credita o valor na conta do cedente (cliente do banco).

    Fluxo : Repasse ao banco do título a ser cobrado >> emissão dos bloquetes aos sacados>> o sacado paga>>banco credita o valor na conta do cedente. 

  • A partir de 11:38

    https://www.youtube.com/watch?v=NwjhP8KPnj0

  • GABARITO - B

    Bloquete: Aviso de cobrança de títulos emitidos pelo banco

    Sacado: Pagador

    Cedente: Recebedor (Beneficiário)

    No caso em questão o banco é o intermediário, esse recebe os títulos a serem cobrados, emite o aviso de cobrança (bloquete), o pagador (sacado) paga, e o banco credita o valor ao beneficiário (cedente)


ID
2672998
Banca
FADESP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Partindo-se do pressuposto de que cobrança bancária serve para aumentar o relacionamento instituição financeira x empresa (cliente) e que essa operação gera vantagens para ambos, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Vantagens da cobrança de títulos:

    • Para o Banco: 1. aumento dos depósitos à vista, pelos créditos das liquidações 2. aumento das receitas pela cobrança de tarifas sobre serviços 3. consolidação do relacionamento com o cliente 4. inexistência do risco de crédito.

    • Para o Cliente: 1. capilaridade da rede bancária 2. crédito imediato dos títulos cobrados 3. consolidação do relacionamento com o banco 4. garantia do processo de cobrança (quando necessário o protesto)

  • Gabarito: letra A

    Aos não assinantes e indicada para comentário do professor.

  • O secredo é a palavra vantagens...letra A

  • A

    o fluxo das cobranças bancárias permite aos bancos o aumento dos depósitos à vista pelos créditos das liquidações.


ID
2674237
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Será parte de seu trabalho no Banestes o atendimento a clientes com determinados perfis. Suponha que um cliente com certa disponibilidade de recursos e perfil mais conservador (mais avesso ao risco) lhe pergunte sobre a possibilidade de atingir a maior rentabilidade possível, líquida de imposto de renda, durante o próximo ano.

Se as projeções do Banestes indicarem a Selic em 8%, a taxa do CDI em 8% e a TR (taxa referencial) em 3% para o próximo ano, você deve dizer ao cliente que é melhor:

Alternativas
Comentários
  •   a poupança rende 70% da SELIC + TR. Ou seja, o rendimento será de 5,6% +  3% = 8,6%.

  • Alguém explica o cálculo acima..de onde veio o 5,6? (Entrando agora nesse universo)

  • O Cálculo vem de achar 70% do valor da SELIC que é de 8%. Que pode ser feito multiplicando 8 por 0,7. Ou 8 x 7/100. E depois somar pela TR de 3%.

  • Seguinte.

    A poupança tem duas formas de rendimento:

    1) Se a taxa Selic tá acima de 8,5% ao ano, a poupança vai render 0,5%a.m  + TR

    2) Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% a poupança vai render 70% da Selic + TR

    Analisando as opções:

    a) títulos renderiam 8%

    b) cdi rendendo 8%

    c) letras com renda de 8%

    d)Se a taxa selic está abaixo de 8,5% então a poupança vai render os 70% Selic + 3% da TR

    70% é o mesmo que 0,7 -----  8% é o mesmo que 0,08

    0,7*0,08 = 0,056 ----------- 0,056 é o mesmo que 5,6% (pra facilitar, vc pode encontrar 10% dos 8% da selic que é 0,8% ai multiplica por 7 que descobre quanto dá os 70% dele)

    Então a aplicação na poupança vai render 5,6% + 3% da TR ou seja, r8,6%, maior do que todas as outras opções que estão com 8%.

    Dica pra quem vai fazer prova que tem matemática financeira: aprenda a converter porcentagens em decimais, é extremamente importante.

    e) cdb rendendo tb 8%

  • A poupança é vantajosa pois alem de ter um rendimento superior com relação as outras opções é também isenta de desconto no IRPF.

  • A) investir em títulos do Tesouro Nacional que rendem a Selic; [8% - 20% de IR sobre os rendimentos = 6,4%]


    B) aplicar num CDB 100% CDI emitido pelo próprio Banestes; [8% - 20% de IR sobre os rendimentos = 6,4%]


    C) aplicar em letras financeiras se a rentabilidade projetada também for de 8%; [8% - 15% de IR sobre os rendimentos = 6,8%]


    D) aplicar numa caderneta de poupança fornecida pelo próprio Banestes; [70% * 8,5% + 3% = 8,6%]


    E) aplicar num CDB 100% Selic emitido pelo próprio Banestes. [8% - 20% de IR sobre os rendimentos = 6,4%]


    Observações adicionais:


    a) Considerada a tabela regressiva do imposto de renda pelo período de 1 ano.

    b) Considerada a tabela regressiva do imposto de renda pelo período de 1 ano.

    c) Letra financeira é uma operação a partir de 150 mil e só pode ser resgatada a partir de 2 anos.

    d) Quando a selic for menor ou igual a 8,5%, a poupança vai render 70% da selic + TR.

    e) Considerada a tabela regressiva do imposto de renda pelo período de 1 ano.




  • Errei!

  • Gabarito: Letra E.

    A palavra chave está no enunciado: "Líquida de imposto de renda".

    Das alternativas apresentadas, a única que está isenta de imposto de renda é a caderneta de poupança, levando em conta que se trata de pessoa física.

  • Bruno, gabarito letra D

    explicação certa mas letra errada

  • Se o cliente não quer a incidência de imposto de renda, a única opção, entre as apresentadas pelas alternativas, é a poupança.

    Resposta: D

  • é impressionante a má vontade do professor em responder as questoes de forma caprichada

  • D

    aplicar numa caderneta de poupança fornecida pelo próprio Banestes

  • errei

  • Fora que ainda tem IR CDB e CDI


ID
2803612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

      Segundo o Relatório de Inflação do Banco Central do Brasil de junho de 2018, as expectativas de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apuradas pela pesquisa Focus situam-se em torno de 3,9% para 2018 e 4,1% para 2019. Para 2020, as expectativas encontram-se em torno de 4,0%.

Tendo como referência as expectativas percentuais apresentadas no texto precedente e considerando as características próprias do IPCA, julgue o item subsequente.


A estimativa da inflação para o biênio 2019-2020 encontrava-se, à época do relatório, em patamar inferior a 8,2%.

Alternativas
Comentários
  • Estimativa para a inflação deste ano sobe para 4,28% e a do PIB cai para 1,35%

    Fonte: Economia - iG @ https://economia.ig.com.br/2018-09-24/estimativa-para-inflacao-aumenta.html

  • Não entendi o por que do gabarito estar errado. Se temos que levar em consideração os dados apresentados no texto. A estimativa para o biênio está sim inferior a 8,2%. na minha opinião GAB: C

    me corrijam caso eu esteja equivocado.

  • Suponhamos que um produto X custe 100 R$ no início de 2019, ao final do ano estará estimado em custar 100 * 1,041 = 104,10

    Iniciou o ano de 2020 custando 104,10. Ao final de 2020 estará custando 104,1 * 1,04 = 108,26

    Portando, ao final do biênio o referido produto estaria supostamente custando 8,26% mais caro, ou seja, superior a 8,2%.

     

    Alternativa muito falsa!!!

     

    Obrigado!

  • A meta para 2019 é de 4,25 e a meta para 2020 de 4%. Ou seja, a meta para os dois exercícios somados é de 8,25%, sendo, portanto, maior que 8,2%.

  • A meta pra inflação em 2019 é 4,25% e para 2020 é 4%


  • como já dizia dilma.vamos alcançar a meta e depois que atingir...vamos dobrar a meta..kkkkkk

  • Imaginando que o valor inicial fosse 100 (para ficar mais fácil):

    - Aumento de 4,1% em 2019: 100 * (1+0,041) = 100 * (1,041) = 1,041

    - Aumento de 4% em 2020: 1,041 * (1+ 0,04) = 1,041 * (1,04) = 1,08264

     

    0,8264 =~ 8,26%

  • 2019) 1x * (1+0,041) = 1,041x, aumento de 4,1%.

    2020) 1,041x * (1+0,04) = 1,08264x, aumento de 8,264%.

  • 4.25+ 4. Não é necessário esse cálculo exagerado mencionado acima.

  • Somente necessário realizar a soma das taxas de inflação 4,2% (2019) e 4% (2019). Entretanto não podemos somente realizar uma simples soma quando tratamos de percentuais. Por isso devemos proceder da seguinte forma

    4,1% = 4,2/100 = 0,041,

    4% = 4/100 = 0,04,

    Então somamos 1 aos valores obtidos e os multiplicamos

    if = (1+0,041)x(1+0,04) - 1

    if = 1,041 x 1,04 - 1

    if = 1,08264 - 1

    if = 0,08264

    onde "if" é a inflação acumulada no biênio 2019-2020. Logo multiplicamos "if" por 100 para obter o valor percentual

    if = 0,08264 * 100 = 8,264%

    Logo, temos que a inflação acumulada no biênio 2019-2020 é de 8,264% o que é superior a 8,2%

  • Aqui, o Cespe pergunta sobre qual seria a inflação para dois anos seguidos, 2019 e 2020. Então, temos que pegar as expectativas de inflação do texto e fazer as contas. Mas tem uma pegadinha aqui!

    Note lá no enunciado que a inflação estimada para 2019 era de 4,1% e para 2020, 4%.

    Aí o candidato que não é aluno do Direção pensaria: “Somando 4,1% com 4%, tenho 8,1%. Então, está mesmo abaixo de 8,2% e a questão é certa!”

    Mas está errado este raciocínio.

    Quando precisamos calcular a inflação para dois anos seguidos, precisamos calcular a inflação acumulada (afinal, vamos “acumular” a inflação em dois anos seguidos). A inflação acumulada tem a inflação de 2020 agindo SOBRE a base de 2019.

    Ou seja, é preciso fazer o cálculo com multiplicação ( e não somando as inflações).

    Seria assim (lembre que 4,1% é igual a 0,041 e que 4% é igual a 0,04):

    Resposta: E

  • Ou seja Bienio = somatorio de duas inflações?


ID
2833873
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Não definido
Assuntos

Quanto à taxas de juros e avaliação de obrigações, é INCORRETO afirmar:

Alternativas

ID
2845813
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em 15/12/2017, uma empresa realizou uma venda a prazo no valor total de US$ 300.000,00. Sabendo que a taxa de câmbio em 15/12/2017 era R$ 3,00/US$, em 31/12/2017 era R$ 3,50/US$ e a taxa de câmbio média do mês de dezembro de 2017 foi R$ 3,20/US$, a empresa reconheceu, no mês de dezembro de 2017, uma Receita de Vendas de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

    ATIVO: taxa de fechamento do balanço

    PASSIVO: taxa de fechamento do balanço

    RECEITA/DESPESA: taxas em vigor nas data das transações.


    Em 15/12/2017, a empresa realizou a venda de US$ 300.000. A taxa de câmbio nesse dia era de R$ 3, então:

    US$ 300.000*3 = R$ 900.000

    Agora, o valor da variação até o final do mês é considerado variação monetária e será reconhecido como receita financeira: (3,5 - 3)*300.000 = R$ 150.000


    Fonte: correção da prova feita pelos profs. Professores Gabriel Rabelo, Luciano Rosa e Julio Cardozo do Estratégia.

  • Ajuste Acumulado de Conversão:

    Taxa de fechamento (31/12): para ativo e passivo

    Taxa média: para o luco líquido

    Taxa histórica: para PL.

  • CPC 02 (R2) - Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio e conversão de demonstrações contábeis

    21. Uma transação em moeda estrangeira deve ser reconhecida contabilmente, no momento inicial, pela moeda funcional, mediante a aplicação da taxa de câmbio à vista entre a moeda funcional e a moeda estrangeira, na data da transação, sobre o montante em moeda estrangeira

    Em 15/12/2017: (US$ 300.000*R$ 3)

    D: Contas a Receber (AC)  R$ 900.000

    C: Receitas (DRE) R$ 900.000

     

    22. [...] Por motivos práticos, a taxa de câmbio que se aproxima da taxa vigente na data da transação é usualmente adotada, como, por exemplo, a taxa de câmbio média semanal ou mensal que pode ser aplicada a todas as transações, em cada moeda estrangeira, ocorridas durante o período. Contudo, se as taxas de câmbio flutuarem significativamente, a adoção da taxa de câmbio média para o período não é apropriada.

     

    23. Ao término da cada período de reporte:

    (a) os itens monetários em moeda estrangeira devem ser convertidos, usando-se a taxa de câmbio de fechamento;

    Em 31/12/2017: US$ 300.000*(R$ 3 - R$ 3,50)

    D: Contas a Receber (AC)  R$ 150.000

    C: Variação Cambial (DRE) R$ 150.000

    Gab. E

  • Letra (e)

    Pegando o gancho do excelente comentário do colega abaixo:

    Colocando em ordem cronológica, fica fácil em sintetizar a questão:

    Em 15/12/2017, uma empresa realizou uma venda a prazo no valor total de US$ 300.000,00.

    Em 15/12/2017 era R$ 3,00/US$ - taxa de câmbio

    Em 31/12/2017 era R$ 3,50/US$ - taxa de câmbio aumentou R$ 0,50

    Taxa de câmbio média do mês de dezembro de 2017 foi R$ 3,20/US$ (Só para confundir o candidato)

  • Receitas e despesas devem ser convertidas pelas taxas de câmbio vigentes nas datas de ocorrência das transações.

    Sendo assim, a Receita de Venda será evidenciada de acordo com a taxa de câmbio de R$ 3,50/US$ (data da transação).

    Receita de Venda = US$ 300.000 × R$ 3,00/US$ = R$ 900.000

    Sendo assim, em 15/12/2017 a entidade realizará o seguinte lançamento contábil:

    D – Duplicatas a Receber           R$ 900.000           (Ativo)

    C – Receita de Vendas           R$ 900.000           (Resultado)

    As variações cambiais advindas da liquidação de itens monetários ou da conversão de itens monetários por taxas diferentes daquelas pelas quais foram convertidos quando da mensuração inicial, durante o período ou em demonstrações contábeis anteriores, devem ser reconhecidas na demonstração do resultado no período em que surgirem.

    Com isso, vamos analisar o razonete da conta “Duplicatas a Receber”.

    Perceba que o seguinte lançamento realiza o ajuste nesta conta:

    D – Duplicatas a Receber            R$ 150.000             ( ↑ Ativo)

    C – Variação Cambial Ativa           R$ 150.000             ( ↑ Resultado)

    Com isso, correta a alternativa E.

  • E

    R$ 900.000,00 e Receita Financeira de R$ 150.000,00.


ID
2852464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos a riscos decorrentes do processo de concessão de crédito, com base na regulamentação em vigor.

A possibilidade de perda associada ao decréscimo dos ganhos esperados provocado pela deterioração da qualidade creditícia do tomador do crédito é uma situação contemplada no conceito de risco de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Risco de mercado: O risco de mercado pode ser definido como a variação no valor dos ativos financeiros que possam gerar perdas para instituição decorrentes da variação de parâmetros de mercado tais como cotações de câmbio, ações, commodities, taxas de juros e indexadores como os de inflação por exemplo.


    Risco de crédito: O risco de crédito é definido como a possibilidade de perdas associadas a: não cumprimento pela contraparte de suas obrigações nos termos pactuados; desvalorização em instrumento financeiro decorrente da deterioração da qualidade creditícia da contraparte, do interveniente ou do instrumento mitigador; reestruturação de instrumentos financeiros ou custos de recuperação de exposições caracterizadas como ativos problemáticos.

    Como contrapartes consideram-se o tomador de recursos, o garantidor e o emissor de título ou valor mobiliário adquirido.

  • "qualidade creditícia do tomador de crédito": risco de crédito

    C de crédito ---> C de calote

  • ERRADA A QUESTÃO O CONCEITO AI FOI DE RISCO DE CRÉDITO E NÃO DE RISCO DE MERCADO.. POIS NO RISCO DE MERCADO A INSTITUIÇÃO E QUEM TEM A PERDA POR VARIAÇOES DE MERCADO. COMO CAMBIOS E ETC..

  • Gitman afirma que o risco de mercado é a possibilidade de que o valor de um investimento caia devido a fatores de mercado que independem do investimento em si (como acontecimentos econômicos, políticos e sociais). De modo geral, quanto mais o valor de um investimento reage ao mercado, maior seu risco; e quanto menos reage, menor o risco. 

    A possibilidade de perda associada ao decréscimo dos ganhos esperados provocado pela deterioração da qualidade creditícia do tomador do crédito é uma situação contemplada no conceito de risco de crédito (ou risco de inadimplência), que é espécie do gênero risco financeiro, o qual, segundo o mesmo autor, é a possibilidade de que a empresa não seja capaz de fazer frente a suas obrigações financeiras. Seu nível é determinado pela previsibilidade dos fluxos de caixa operacionais da empresa e por suas obrigações financeiras de custo fixo. 

  • ERRADO - Risco de Credito

  • Errado! A possibilidade de ocorrência de perdas associadas a desvalorização ou redução de remunerações e ganhos esperados em instrumento financeiro decorrentes da deterioração da qualidade creditícia da contraparte, do interveniente ou do instrumento mitigador é uma das definições de risco de crédito.

    Gabarito: ERRADO


ID
2908864
Banca
FCC
Órgão
BANRISUL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No tocante à caracterização da prestação de serviços financeiros, com destaque para os serviços bancários, considere:


I. Possuem intangibilidade porque podem ser definidos como ações, esforços, ou desempenhos, e não objetos.

II. A noção de inseparabilidade está associada à simultaneidade entre produção e consumo desses serviços.

III. A heterogeneidade, ou variabilidade, refere-se ao fato de o potencial do desempenho desses serviços poder variar de uma transação para a seguinte.

IV. A perecibilidade significa que esses não podem ser estocados ou armazenados.


Está correto o que consta de

Alternativas
Comentários
  • Letra E certa.

     

    I - serviços são apenas promessas de algo que vai ser feito. Por esse motivo, não podem ser vistos, cheirados, tocados ou provados antes de serem adquiridos.

     

    II - serviços são inseparáveis porque sua produção e consumo ocorrem ao mesmo tempo. Ex: numa consulta médica, ao mesmo tempo em que o médico presta a consulta, o paciente a consome.

     

    III - serviços são variáveis porque a prestação pode variar. Podem alterar pelo fato de a demanda aumentar/diminuir, em função do prestador ou do cliente, do dia, entre outros.

     

    IV - serviços são perecíveis porque não podem ser estocados. Quando alguém marca uma consulta médica e não vai, todos os custos que o médico tinha para a consulta já foram gastos. Água, luz, tempo, tudo isso já foi gasto. Na próxima vez que esse paciente voltar a esse médico, será outra consulta.

  • Só porque vc pega o dinheiro no caixa eletrônico não que dizer que o Serv Financ. do banco é tangível

    Serviços não são tangíveis

  • vale lembrar os conceitos:

    Um serviço pode ser definido como um produto intangível, inseparável, variável e perecível que geralmente requer um maior controle de qualidade, credibilidade e adaptabilidade. É algo que uma parte oferece a outra, mas que não resulta na sua propriedade. Para facilitar a compreensão desta definição, vejamos suas principais características:

    1) Intangibilidade: Por serem intangíveis, os serviços não podem ser vistos, provados ou sentidos antes da sua aquisição. Por isso, quando pensam em adquirir um serviço, os clientes costumam procurar evidências da sua qualidade nas instalações, nos equipamentos, nos funcionários, no preço, no material de comunicação, entre outros. Estes aspectos se tornam uma forma de tangibilizar o intangível na mente do consumidor.

    2) Inseparabilidade: Os serviços são produzidos ao mesmo tempo em que são consumidos, e não existem sem a presença dos profissionais que os desempenham. Para que seja oferecido um serviço, a presença do profissional é essencial, e a do cliente que irá recebê-lo também, surgindo assim uma interação entre ambos.

    3) Variabilidade: São também altamente variáveis, já que dependem de por quem, onde e quando são fornecidos. Devido a esta variabilidade, os consumidores geralmente costumam se informar com outros (parentes, amigos, conhecidos, etc.) antes de adquirir um serviço.

    4) Perecibilidade: Por fim, os serviços não podem ser armazenados/estocados, já que ocorrem em tempo real.


ID
3052480
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere uma instituição financeira autorizada a operar três carteiras: a carteira de desenvolvimento, a carteira de crédito imobiliário e uma outra carteira. Com base apenas nessas informações, é correto afirmar que a instituição

Alternativas
Comentários
  • Banco múltiplo

    Instituição financeira que deverá constituir-se com, no mínimo, duas das seguintes carteiras, sendo uma delas obrigatoriamente comercial ou de investimento:

    I – comercial;

    II – de investimento e/ou de desenvolvimento, a última exclusiva para bancos públicos;

    III – de crédito imobiliário;

    IV – de crédito, financiamento e investimento; e

    V – de arrendamento mercantil

    → Constituídos sob a forma de sociedade anônima.

    → Os bancos múltiplos devem manter, para cada carteira com que operar, CNPJ e diretor qualificado responsável pelas respectivas operações, admitida a acumulação de cargos.

    → Quando umas das carteiras escolhidas for a comercial, a instituição poderá captar depósito à vista e, por isso, será uma instituição monetária e terá a capacidade de criar moeda.

    → É vedado ao banco múltiplo emitir debêntures.

    Gabarito: D

  • Gab. D

    A carteira de desenvolvimento somente poderá ser operada por banco público.


ID
3052489
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Resolução CMN nº 3.919/2010 classifica os serviços prestados por instituições financeiras a pessoas naturais como essenciais, prioritários, especiais e diferenciados. Considere um cliente que possui uma conta de depósitos à vista e contratou o pacote padronizado de serviços prioritários. Se, na data da cobrança da tarifa, o saldo disponível, inclusive o limite de crédito, for inferior ao valor da tarifa do pacote contratado, a instituição financeira poderá

Alternativas
Comentários
  • debita só a parte que tem na conta e qdo entrar dinheiro, debita o resto.

  • Debita a parte que tem na conta e também do limite de crédito, se houver, se mesmo assim não cobrir o valor devido, quando entrar dinheiro em conta, debita o restante.


ID
3052507
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019 revelou que, entre 2017 e 2018, as transações realizadas por meio de canais digitais cresceram 16%, totalizando 60% das transações bancárias. A respeito do uso dos canais digitais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gostaria de saber o que está errado na letra D.

  • Olá, Cristian Caldeira, o erro da letra D é o fato de ser considerado canal digital somente aquilo que é meio digital. Então, Mobile e Internet Bank são digitais, mas os canais de correspondentes bancários como casa lotéricas não são digitais.

    Estou às ordens, Vlw!

  • A letra D é o fato de ser considerado canal digital somente aquilo que é meio digital. Então, Mobile e Internet Bank são digitais, mas os canais de correspondentes bancários como casa lotéricas não são digitais.

  • Eu acertei a questão mas acho que a letra B também está correta, pois ele diz que pode ser aberta uma conta pelo internet banking.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    A alternativa “a” contém, de fato, a conclusão da Febraban a respeito do dado, que podemos considerar bastante aceitável.

    A abertura de uma conta pode ser efetuada também por aplicativos mobile, e por isso “b” está errada.

    O problema em “c” está em dizer que o mobile banking serve apenas para transações sem movimentação financeira, quando, na verdade, transferências e pagamentos são uma realidade.

    ➤ Correspondentes no país são locais físicos que prestam alguns serviços bancários em nome do banco. Os Correios, por exemplo, atuam como correspondentes do Banco do Brasil. E se tem algo com menos cara de canal digital do que os correios, eu desconheço. “d” está errada.

    Por fim, não acredito que você tenha marcado “e”, mas não custa ressaltar que mobile banking e internet banking não são excludentes. Na verdade, em muitos casos, são complementares, como quando você valida com o celular transações feitas pelo computador.

    ===

    TOME NOTA (!)

    ESTRUTURA DO BLOCO 

     Cada bloco do blockchain é composto por: 

    • index ou versão (número do bloco) 
    • hash do bloco anterior 
    • timestamp (data e hora da criação do bloco) 
    • nonce (número aleatório utilizado na mineração do bloco) 
    • raiz Merkle 

    ===

    Startup:

    • São empresas jovens 
    • Possuem um produto ou serviço facilmente escalável; 
    • Atuam em ambiente de incerteza. 

    ===

    Os modelos de negócios possíveis para uma startup são: 

    • B2C: significa “business to consumer”, e indica que a empresa tem como clientes os consumidores finais. 
    • B2B: significa “business to business”, e então o cliente da empresa é outra empresa
    • B2B2C: quer dizer “business to business to consumer”, e indica que o objetivo da empresa é realizar parcerias com outras empresas para atender ao consumidor final.

    ===

    É comum que os bancos digitais sejam considerados fintechs, mas é importante deixar claro que nem todas as fintechs são bancos digitais

    Fintech é um termo que tem origem na junção das palavras inglesas financial (financeira) e technology (tecnologia). 

  • Sobre as plataformas de acesso remoto aos serviços bancários, temos:

    a)     Exatamente. Ao usarem mais os canais digitais, os clientes mostram que têm confiado cada vez mais nessas modalidades. Este é nosso gabarito;

    b)     O termo “somente” deixou a alternativa errada. Os canais digitais de serviços bancários oferecem, entre outros serviços, a opção de abertura de conta. Estes serviços podem ser acessados tanto através de internet banking, ou seja, através de navegador (Google Chrome, Mozilla Firefox, entre outros), quanto através de mobile banking, por meio do aplicativo do banco instalado no smartphone;

    c)      Os serviços bancários disponíveis via mobile banking incluem sim transações com movimentação financeira, como TEDs (Transferências Eletrônicas Disponíveis), PIX, pagamento de boletos, entre outros;

    d)     Veremos este termo em aulas seguintes, mas correspondente bancário é uma pessoa jurídica contratada para oferecer alguns serviços de instituições financeiras. Assim, como não vimos os correspondentes bancários nesta aula, sabemos que não estão entre os canais digitais de atendimento bancário. Internet banking e mobile banking são dois exemplos corretos;

    e)     Internet banking e mobile banking, definitivamente, não são excludentes, ou seja, usar um não exclui a possibilidade de usar o outro, o cliente não precisa optar por apenas um. Pelo contrário, são canais complementares, que melhoram a experiência do usuário nos canais digitais oferecidos pelo banco.

    Resposta: A


ID
3052510
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Por meio do Comunicado nº 33.455/2019, o Banco Central aprovou os requisitos fundamentais para a implementação do Sistema Financeiro Aberto (open banking) no Brasil. De acordo com o modelo proposto, o conceito de open banking refere-se à (ao)

Alternativas
Comentários
  • Esse conceito tem um princípio simples: o de que é preciso abrir o leque de opções disponíveis para o consumidor e permitir que ele tenha mais liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser. essa tecnologia, conhecida como APIs, também permite ampliar a oferta de produtos e serviços financeiros – trazendo mais concorrência e competição a um setor conhecido por ser super concentrado. Gabarito: c.

  • Gabarito C

    C) Compartilhamento de dados cadastrais, produtos e serviços pelas instituições financeiras, mediante prévia autorização, por meio de sistemas de informações integrados que garantam uma experiência simples e segura ao cliente.

    Open Banking (Teórico) Ações que possibilitam o consumidor tenha o poder de escolha de transferir seus dados do banco A para o banco B; pois acredita, por exemplo, que no segundo banco terá melhor condições de taxas de juros, tarifas ou até mesmo, melhor atendimento.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso

    Bem, a alternativa “c” descreve precisamente o âmago do open banking, cabendo-nos destacar, para fins didáticos, os erros nas demais alternativas.

    a) integração de plataformas e infraestruturas de sistemas de informação para fins de compartilhamento de produtos e serviços entre as instituições financeiras, sendo vedada a identificação do cliente.

    • A identificação do cliente não é vedada. Pelo contrário, é a identificação que permitirá ao cliente desfrutar dos benefícios do open banking, como ter acesso a produtos e serviços mais personalizados. Os dados não são anônimos, mas protegidos e acessíveis apenas para quem for autorizado pelo cliente.

    b) atribuição de uma nota de crédito ao cliente (credit score), que poderá ser consultada por qualquer instituição financeira, mediante prévio consentimento.

    • A ideia de atribuição de um score tem a ver com sistemas de avaliação de crédito e com o cadastro positivo, não sendo esse o conceito do open banking.

    d) inclusão do nome do cliente em um cadastro positivo para fins de compartilhamento de dados, produtos e serviços pelas instituições financeiras, garantindo ao cliente acesso a taxas de juros menores.

    • Isso, de fato, é o cadastro positivo, outra iniciativa que busca elevar a eficiência do mercado financeiro reduzindo a assimetria de informações. Mas, novamente, não é o open banking.

    e) implementação de uma interface de integração digital para compartilhamento de dados entre instituições financeiras, com base no princípio de que os dados pertencem às instituições, e não aos usuários.

    • O Open Banking contempla a tal interface de integração digital. Mas o erro da alternativa está em afirmar que os dados pertencem às instituições, quando é justamente o contrário: os dados pertencem aos usuários.
  • Open banking:

    • SEGURO
    • SISTEMA INTEGRADO
    • NECESSITA DO CONSENTIMENTO DO USUÁRIO
    • COMPARTILHA OS DADOS CADASTRAIS, DE PRODUTOS E SERVIÇOS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
    • O USUÁRIO ESCOLHE QUAIS DADOS COMPARTILHAR


ID
3052513
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O sistema bancário vem passando por um processo acelerado de transformação digital. Entretanto, o nível de maturidade digital varia de banco para banco. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA A

  • GABARITO: A

    Cuidado para não confundir, pessoal: Banco digital não é o mesmo que banco digitalizado.

    Um banco digital é 100% online; ele nasceu assim. Não há agências nem atendimento presencial. Tudo é feito via internet. Um bom exemplo é o Banco Next, do Bradesco.

    Já um banco digitalizado é aquele que tem grande parte de seus serviços digitalizados, ou seja, na internet, mas ainda é possível ir até a agência presencialmente para resolver seus problemas. Bons exemplos são o Itaú, o Bradesco, o Banco do Brasil etc., que têm seus serviços presenciais, mas também online, por isso são digitalizados, não digitais.

    -------------------------------------------------------------------------------

    Vamos, então, verificar o erro das demais assertivas:

    b) Um banco digital é o mesmo que um banco digitalizado, visto que ambos apresentam o mesmo nível de automação dos processos. → Errado. Banco digital não é a mesma coisa que digitalizado, como explicado acima.

    c) A oferta de canais de acesso virtual representa o mais alto nível de maturidade digital. → Errado. Ofertar canais virtuais representa um avanço, mas não é o mais alto nível de maturidade. Um banco só o atinge quando passa a ser digitalizado, ou seja, totalmente online.

    d) O banco digitalizado dispensa o atendimento presencial e o fluxo físico de documentos. → Errado. O banco DIGITAL dispensa o atendimento presencial, já que é 100% online.

    e) Por questão de segurança, o banco digital permite a consulta de produtos e serviços financeiros por meio de canais eletrônicos, mas ainda não permite a contratação. → Errado. Permite tanto a consulta como a contratação. Exemplo: Contratar um CDB emitido pelo Banco Next, um banco digital, por meio de seu aplicativo.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • a)     A alternativa apresenta exatamente a praticidade dos serviços oferecidos por bancos digitais, de enviar informações digitalmente. Este é nosso gabarito;

    b)     Banco digital e banco digitalizado não são a mesma coisa. O primeiro representa bancos que não possuem atendimento pessoal e oferecem todos seus serviços de maneira completamente digital. Já o segundo é o termo para bancos essencialmente presenciais, que oferecem atendimento em agências físicas, mas que com a chegada da Era Digital têm passado a oferecer serviços também por meios digitais;

    c)      Oferecer canais de acesso virtual é um avanço, mas o mais alto nível de maturidade digital só é atinido quando o banco passa a ser totalmente digital;

    d)     Não é o banco digitalizado que dispensa o atendimento presencia e fluxo físico de documentos, isto ocorre em bancos digitais;

    e)     Bancos digitais oferecem sim a opção de contratação de serviços, como abertura de conta, solicitação de cartão de crédito, entre outros.

    Resposta: A

  • Banco digital é diferente do digitalizado pois é 100% on line, você não precisa ir a uma agência para consolidar suas operações, tudo é feito à distância.

  • Basta que lembremos que, para ser considerado um banco digital, deve ser possível que os clientes realizem TODAS as transações em canais digitais, ou seja, sem que ele se desloque até um caixa eletrônico ou uma agência bancária. Sendo assim, até mesmo a abertura de conta é feita nos canais digitais. As informações e documentos são enviadas por meio digital e a coleta de assinatura é eletrônica.

  • mas uma questão que brinca com os conceitos , DIGITALIZADO SEMPRE TEM AGENCIA FISÍCA e o DIGITAL E SEMPRE ONLINE

  • A) Bancos digitais possuem a característica principal de realização dos processos de forma não presencial, de modo eletrônico/digital.

    B) Banco digital e banco digitalizado são coisas muito diferentes, e eles NÃO possuem o mesmo nível de automação dos seus processos. Os primeiros tendem a usar mais o meio digital para o funcionamento, e o digitalizado, mesmo que possua canais digitais (internet banking, por exemplo), ainda tem as agências físicas. Portanto, são diferentes.

    C) O fato de um banco oferecer canais de acesso no meio virtual não o torna mais maduro/bem desenvolvido, pois os bancos digitalizados fazem isso, mas ainda estão atrás dos bancos digitais nesses quesitos, posto que estes oferecem processos mais digitais, sem necessidade de comparecimento presencial à agência, enfrentando filas, etc.

    D) Errado. Como vimos acima, o banco digitalizado é exatamente aquele que exige o atendimento presencial, tem a agência física e afins.

    E) Não. Como os bancos digitais funcionam de forma virtual/digital, é possível que ocorra a contratação de produtos e serviços financeiros sem quaisquer problemas.

  • A) Bancos digitais possuem a característica principal de realização dos processos de forma não presencial, de modo eletrônico/digital.

    B) Banco digital e banco digitalizado são coisas muito diferentes, e eles NÃO possuem o mesmo nível de automação dos seus processos. Os primeiros tendem a usar mais o meio digital para o funcionamento, e o digitalizado, mesmo que possua canais digitais (internet banking, por exemplo), ainda tem as agências físicas. Portanto, são diferentes.

    C) O fato de um banco oferecer canais de acesso no meio virtual não o torna mais maduro/bem desenvolvido, pois os bancos digitalizados fazem isso, mas ainda estão atrás dos bancos digitais nesses quesitos, posto que estes oferecem processos mais digitais, sem necessidade de comparecimento presencial à agência, enfrentando filas, etc.

    D) Errado. Como vimos acima, o banco digitalizado é exatamente aquele que exige o atendimento presencial, tem a agência física e afins.

    E) Não. Como os bancos digitais funcionam de forma virtual/digital, é possível que ocorra a contratação de produtos e serviços financeiros sem quaisquer problemas.


ID
3052516
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quanto às diferenças entre bancos digitalizados e bancos digitais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA D

    Quanto às diferenças entre bancos digitalizados e bancos digitais, assinale a alternativa correta.

    A- Um banco digital pode permitir que o próprio cliente ajuste o respectivo limite de transferência ou do cartão de crédito e, por medida de segurança, demandar que tal cliente dirija-se a um caixa eletrônico ou agência para concluir o processo. Banco digital não tem agencia

    B- Permitir que o cliente abra a própria conta corrente sem precisar sair de casa e não cobrar taxa de manutenção da conta são os únicos requisitos obrigatórios que diferenciam um banco digital de um banco digitalizado. Não é somente isso que diferencia os dois

    C- Para que um banco seja considerado digital, basta que disponibilize um ambiente de internet banking e aplicativos móveis, mesmo que, por medida de segurança, seja necessário instalar softwares de segurança adicionais que possam comprometer a experiência do cliente. O erro se encontra em possa comprometer, pois os adicionais de segurança busca a garantia de confiança

    D- Demandar que o cliente se dirija a um caixa eletrônico para desbloquear o respectivo cartão ou senha de internet é aceitável para bancos digitalizados, mas não para bancos digitais.

    E- Disponibilizar serviços gratuitos e pacotes padronizados de serviços, tais como os exigidos pela Resolução nº 3.919, art. 2º , inciso I, do Banco Central, é o que define um banco como digital. Essa questão tem nada a ver, essa resolução fala das tarifas bancárias

  • GABARITO: D

    Cuidado para não confundir, pessoal: Banco digital não é o mesmo que banco digitalizado.

    Um banco digital é 100% online; ele nasceu assim. Não há agências nem atendimento presencial. Tudo é feito via internet. Um bom exemplo é o Banco Next, do Bradesco.

    Já um banco digitalizado é aquele que tem grande parte de seus serviços digitalizados, ou seja, na internet, mas ainda é possível ir até a agência presencialmente para resolver seus problemas. Bons exemplos são o Itaú, o Bradesco, o Banco do Brasil etc., que têm seus serviços presenciais, mas também online, por isso são digitalizados, não digitais.

    -------------------------------------------------------------------------------

    Vamos, então, verificar o erro das demais assertivas:

    a) Um banco digital pode permitir que o próprio cliente ajuste o respectivo limite de transferência ou do cartão de crédito e, por medida de segurança, demandar que tal cliente dirija-se a um caixa eletrônico ou agência para concluir o processo. 

    Errado, Se é digital não pode ter agência, apenas se for digitalizado.

    b) Permitir que o cliente abra a própria conta corrente sem precisar sair de casa e não cobrar taxa de manutenção da conta são os únicos requisitos obrigatórios que diferenciam um banco digital de um banco digitalizado.

    Errado. Primeiro que "não cobrar taxa de manutenção da conta" não é obrigação, é conveniência de cada banco. Além disso, há outras diferenças entre os dois como, por exemplo, a ausência de agências no digital e a presença, no digitalizado.

    c) Para que um banco seja considerado digital, basta que disponibilize um ambiente de internet banking e aplicativos móveis, mesmo que, por medida de segurança, seja necessário instalar softwares de segurança adicionais que possam comprometer a experiência do cliente.

    Errado. Para ser digital precisa ter nascido ou se transferido para o ambiente da internet. Disponibilizar ambiente de internet banking, por exemplo, não faz com que sejam considerados digitais, já que tanto bancos digitais como digitalizados fazem isso.

    d) Demandar que o cliente se dirija a um caixa eletrônico para desbloquear o respectivo cartão ou senha de internet é aceitável para bancos digitalizados, mas não para bancos digitais.

    → Correto. Pois tudo é feito via internet ou aplicativo.

    e) Disponibilizar serviços gratuitos e pacotes padronizados de serviços, tais como os exigidos pela Resolução nº 3.919, art. 2º , inciso I, do Banco Central, é o que define um banco como digital. 

    Errado. Essa resolução trata de outro assunto, além disso, não é exigência a disponibilização de serviços gratuitos, mas conveniência e estratégia de marketing.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • O que define um banco digital é oferecer seus serviços de forma 100% digital, e que não possui atendimento presencial. Já banco digitalizado é um banco de atendimento tracionalmente presencial, mas que passou a oferecer serviços também de forma online. Dessa forma, é o banco digitalizado que pode exigir que o cliente compareça presencialmente a um caixa eletrônico de autoatendimento ou a uma agência bancária para completar processos iniciados eletronicamente.

    Resposta: D

  • Para ficar mais didática e prático.

    No banco digital não existe agencia física, logo, para desbloquear cartão não existe como ir à uma agência

  • NUBANK não é banco digital

  • basicamente o digitalizado tem agencia física e o digital é todo pela internet

  • NUNCA MAIS FAÇO A QUESTÃO SEM LER TODAS AS ALTERNATIVAS...

  • A Um banco digital pode permitir que o próprio cliente ajuste o respectivo limite de transferência ou do cartão de crédito e, por medida de segurança, demandar que tal cliente dirija-se a um caixa eletrônico ou agência para concluir o processo. - ERRADO. Quem faz isso é o banco digitalizado, pois o banco digital não possui agência e exclui a necessidade de movimentação do cliente para autorizar/finalizar um procedimento iniciado em casa.

    B Permitir que o cliente abra a própria conta corrente sem precisar sair de casa e não cobrar taxa de manutenção da conta são os únicos requisitos obrigatórios que diferenciam um banco digital de um banco digitalizado. - ERRADO. Esses não são os únicos requisitos obrigatórios que diferenciam ambos tipos de bancos. Cuidado com questões tendenciosas assim, que falem de "únicos requisitos". Até mesmo porque alguns bancos digitalizados tem permitido que alguns tipos de conta sejam abertas de casa, além de que também podem deixar de cobrar taxa de manutenção. Esses aspectos não diferenciam essencialmente os DIGITAIS e os DIGITALIZADOS.

    C Para que um banco seja considerado digital, basta que disponibilize um ambiente de internet banking e aplicativos móveis, mesmo que, por medida de segurança, seja necessário instalar softwares de segurança adicionais que possam comprometer a experiência do cliente. - NÃO, pois os bancos tradicionais, por exemplo, que são apenas digitalizados, também disponibilizam ambiente de internet banking, aplicados e afins, e não são considerados bancos digitais.

    D Demandar que o cliente se dirija a um caixa eletrônico para desbloquear o respectivo cartão ou senha de internet é aceitável para bancos digitalizados, mas não para bancos digitais. - Exatamente, posto que os bancos digitais visam facilitar a vida de seus clientes, o desbloqueio de cartão ou senha de internet é feito à distância. A exigência para tanto descaracteriza um banco digital, o tornando banco digitalizado.

    E Disponibilizar serviços gratuitos e pacotes padronizados de serviços, tais como os exigidos pela Resolução nº 3.919, art. 2º , inciso I, do Banco Central, é o que define um banco como digital. - NÃO, pois como falei no comentário da alternativa B, os bancos digitalizados também podem deixar de cobrar taxa de manutenção quando os clientes assim optam (Pacote de Serviços Essenciais).


ID
3052525
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com base nas características e nas possíveis aplicações para a blockchain, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Errado, a lista cresce conforme o tempo

    B) Errado, BlockChain é descentralizado

    C) Errado, inclusive há uma grande preocupação à respeito da empresa BitMain conseguir controlar mais de 50% da blockchain do Bitcoin

    D) Correto

    E) Errado, há outras formas de se utilizar a tecnologia BlockChain

  • VER QUESTÃO Q857125

    Prova: FEPESE - 2017 - PC-SC - Agente de Polícia Civil

    No contexto de moedas virtuais, o Bitcoin mitiga o problema de gastar uma mesma moeda mais de uma vez (o problema de double-spending), empregando:

    (X) Blockchain.

  • LETRA C está certa também. Seria imutável mesmo controlando mais de 50%.

  • Gabarito D

    Resuminho de criptomoedas

    Blockchain > Livro razão digital que armazena transações distribuídas através de uma rede de computadores .

    Descentralizadas > não existe um órgão ou governo responsável por controlar

    dispõe de função Hash

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    ➤ A alternativa “a” é difícil, mas note que o hash criptográfico não é o do próximo bloco, mas sim do bloco anterior. 

    ➤ Blockchain não é centralizado, e por isso a alternativa “b” está errada.

    ➤ O consenso de uma transação depende da concordância da maioria simples. Por isso, se fosse possível atacar e controlar mais de 50% de uma rede verificadora de transações blockchain, seria sim possível reverter transações já realizadas ou realizar gastos duplos. Isso é impossível, mas “c” está errada.

    ➤ A alternativa “d” é o gabarito, apesar de dizer que o problema do gasto duplo foi resolvido, o que considero exagerado, já que ele ainda existe.

    ➤ Isso porque “e” está definitivamente errada, já que a tecnologia do blockchain encontra potencial para uso em outras indústrias, além da de criptomoedas.

    ===

    TOME NOTA (!)

    ESTRUTURA DO BLOCO 

    Cada bloco do blockchain é composto por: 

    • index ou versão (número do bloco) 
    • hash do bloco anterior 
    • timestamp (data e hora da criação do bloco) 
    • nonce (número aleatório utilizado na mineração do bloco) 
    • raiz Merkle 
  • Analisando os itens:

    a) O blockchain é uma lista que naturalmente cresce com o tempo, pois ela registra todas as transações que acontecem. Naturalmente, o número de transações é algo que só aumenta. Item errado;

    b) O blockchain é um livro razão compartilhado. Portanto, não é centralizado. Item errado;

    c) EM TESE, se mais de 50% de um blockchain for violado, será possível violar uma transação, fraudando o sistema. Item errado;

    d) Item correto!

    e) O blockchain é útil para qualquer sistema descentralizado que precise registrar transações de forma confiável. O próprio sistema bancário “tradicional” está começando a adotar a tecnologia, por exemplo. Item errado.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Vi essa questão em outra banca!

    Além da letra "D" a "C" correta também.

  • A) A blockchain é uma lista de tamanho fixo de registros interligados a partir de criptografia, em que cada bloco contém dados relativos à transação, um timestamp e um hash criptográfico do próximo bloco. ITEM INCORRETO!

    B) A blockchain é uma espécie de base de dados pública e centralizada, que é usada para registrar transações na nuvem, de forma que qualquer registro envolvido não possa ser alterado retroativamente sem a alteração de todos os blocos subsequentes. ITEM INCORRETO!

    C) Mesmo que fosse possível atacar e controlar mais de 50% de uma rede verificadora de transações blockchain, não seria possível reverter transações já realizadas ou realizar gastos duplos. ITEM INCORRETO!

    D) A invenção da blockchain para uso no bitcoin tornou-o a primeira moeda digital a resolver o problema do gasto duplo sem a necessidade de envolver uma autoridade confiável ou servidor central como mediador. A blockchain remove a característica de reprodutibilidade infinita de um ativo digital. ITEM CORRETO! ✔

    E) A blockchain demonstrou potencial apenas como base tecnológica para as criptomoedas, sendo, portanto, improvável que outras indústrias encontrem novas aplicações em razão das diversas limitações que apresentam. ITEM INCORRETO!

  • ✐✐✐✐✐ MEU COMENTÁRIO:

    A) A blockchain NÃO É FIXA, CRESCE CONSTANTEMENTE, efeito de novos registros.

    B) A blockchain é DESCENTRALIZADA:

    ✓ ajuda na segurança

    ✓ órgão ou governo NÃO controla

    ✓ os próprios usuários controlam ➦ acaba sendo volátil

    C) Em tese, mesmo se fosse possível atacar e controlar mais de 50% de uma rede verificadora de transações blockchain, SERIA POSSÍVEL REVERTER. A blockchain resolveu o problema do gasto duplo, justamente a blockchain é um banco PÚBLICO de dados,logo, é compartilhada por VÁÁÁRIOS dispositivos no mundo inteiro, então acaba guardando TRANSAÇÕES ANTERIORES & INVIABILIZANDO O DOUBLE - SPENDING (GASTO DUPLO).

    E) A blockchain demonstrou potencial EM DIVERSAS OUTRAS INDÚSTRIAS, inclusive, o PRÓPRIO SANTANDER utilizou para movimentar dinheiro real ➜ internacionalmente

  • Acrescentando com uma outras que já foram cobradas:

    O blockchain tabalha com uma estrutura descentralizada.

    (x) certo () errado

    O blockchain é utilizado exclusivamente em criptomoedas.

    () certo (x) errado

  • Sobre as plataformas de acesso remoto aos serviços bancários, temos:

    a)      Errado. O hash criptográfico não é do próximo bloco, mas sim do bloco anterior;

    b)      Errado. O blockchain não é um sistema centralizado, é descentralizado;

    c)      Errado. O consenso de uma transação depende da concordância de maioria simples. Assim, se fosse possível atacar e controlar mais de 50% de uma rede verificadora de transações blockchain, seria possível reverter transações já realizadas ou realizar gastos duplos;

    d)      Certo. O blockchain é o sistema que permite o funcionamento e as transações com criptomoedas;

    e)      Errado. A tecnologia do blockchain encontra potencial para uso em outras indústrias, além da de criptomoedas.

    Resposta: D

  • Pessoal, só uma correção. A letra C está errada, porém vi umas justificativas que não condizem. Mesmo que um usuário realize o ataque dos 51%, que consiste em deter mais de 50% da rede, não é possível reverter transações. O que ele pode fazer é o gasto duplo. Portanto o erro está em (vermelho):

    Mesmo que fosse possível atacar e controlar mais de 50% de uma rede verificadora de transações blockchain, não seria possível reverter transações já realizadas ou realizar gastos duplos.

    Reverter transações realizadas é algo impossível de ser realizado, independente de quanto um usuário detenha da rede.


ID
3052528
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No que tange aos desafios dos bancos na era digital, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a questão foi anulada, pois as alterações realizadas, por meio da Medida Provisória (MP) no 869/2018, demonstram controvérsia a respeito da data de início de vigência da LGPD de 2018. Sendo assim, não há alternativa correta.

  • Atualmente, após a MP 869/2018 a referida Lei entrou em vigor setembro de 2020.

    fonte: https://www.serpro.gov.br/lgpd/noticias/2020/lgpd-entra-em-vigor

  • A MP 869/2018 alterou a vigência da LGPD de fevereiro de 2020 para agosto de 2020, portanto, não havia controvérsia a invalidar a resposta. Algumas controvérsias sobre a vacatio legais em 2020 é que adiaram a entrada em vigor para 18 de setembro de 2020.

    Recomendo: FONSECA, Edson Pires da. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Salvador: Juspodivm, 2021.


ID
3052534
Banca
IADES
Órgão
BRB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Ao dirigir-se ao atendimento de uma empresa, o cliente espera que o comportamento do atendente seja pautado em cordialidade e presteza, como rege a etiqueta empresarial. Com base no exposto, assinale a alternativa que condiz com as práticas de etiqueta empresarial, pelas quais se almeja construir uma boa imagem organizacional, promover o bom convívio e evitar constrangimentos no ambiente profissional.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta – Seja na concessão de informações ou na prestação de serviços, o atendimento ao cliente deve pautar pela atenção, comunicação clara e assertiva, solicitude e celeridade.

    Justificativa: a alternativa está correta, pois expressa que o contato com o cliente deve ser regido por práticas orientadas pela etiqueta empresarial, que têm por objetivo facilitar as relações humanas, promover o convívio agradável e propiciar uma comunicação fluida.

  • kkkkkkkk questão so pra n zerar a prova


ID
3250024
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As entidades de fiscalização do exercício profissional poderão aplicar suas disponibilidades financeiras em

Alternativas
Comentários
  • Não seria poupança? Não entendi.

    Art. 8º É vedada às entidades referidas ao artigo anterior a aplicação de disponibilidades financeiras em títulos de renda fixa, outros que não títulos de responsabilidade do Governo Federal, ou em depósitos bancários a prazo (Decreto-Lei nº 1.290/73, art. 3º).

    https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1970-1979/decreto-lei-1290-3-dezembro-1973-375653-norma-pe.html

  • Item B correto

    Das opções disponíveis, somente a B, que engloba os CDBs e os RDBs.


ID
3263608
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sobre operações bancárias, leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

    “O depósito à vista e a conta corrente são exemplos de _____. As _____ são aquelas em que o banco oferece crédito aos clientes. As _____ são aquelas em o banco presta serviço como por exemplo a arrecadação de tributos e impostos.”

Alternativas
Comentários
  • As operações ativas são aquelas em que o banco oferece crédito aos clientes, ou seja, aquelas em que a instituição bancária empresta dinheiro. São elas:

    As operações passivas são aquelas em que os clientes deixam seu dinheiro sob responsabilidade ou administração dos bancos, seja depositando em conta, investindo em CDB etc.

    As operações acessórias ou especias geralmente são aquelas em o banco atua como intermediador entre duas pessoas, sejam físicas ou jurídicas.

  • A

    operações passivas / operações ativas / operações acessórias

  • Depósito à vista e conta corrente são utilizados para captação de recursos, por parte do banco. Portanto, são operações passivas.

    Operações ativas são as de concessão de crédito, por parte do banco.

    Operações acessórias são prestações de serviços, por parte do banco.

    Resposta: A

  • Mas eu achei que conta corrente não fosse remunerada, fizesse apenas a custódia, pois se trata de uma conta de fácil movimentação
  • https://jus.com.br/artigos/52279/os-bancos-as-operacoes-bancarias-e-liquidacao


ID
3266785
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

São operações bancárias:

Alternativas
Comentários
  • Os bancos realizam operações passivas e ativas. Com isso tornam-se devedores com as pessoas que transaciona ou credores.

    Gabarito E

  • Gabarito E

    Operação Ativa: Empresta recursos para os deficitários.

    Operação Passiva: Capta recursos dos superavitários.

  • uma dessa nao cai na minha prova

  • https://jus.com.br/artigos/52279/os-bancos-as-operacoes-bancarias-e-liquidacao

  • ATIVO: Recursos destinados aos tomadores de empréstimo (Bancos ganham dinheiro)

    PASSIVO: Recursos captados através de depósitos (Bancos perdem dinheiro)

    SPREAD: ATIVO menos PASSIVO


ID
3503089
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Leia o trecho abaixo.


    “O multiplicador dos meios de pagamento depende, basicamente, de dois parâmetros. O primeiro é um parâmetro comportamental, ou seja, ele está ligado ao comportamento das pessoas com relação a seus recursos líquidos: que parcela deles as pessoas, em média, mantêm em papel-moeda e que parcela deixam em depósito à vista nos bancos comerciais. O segundo é um parâmetro que depende tanto da decisão dos bancos comerciais quanto a seus encaixes, quanto do Banco Central, no que diz respeito aos critérios que regulamentam os encaixes compulsórios dos bancos comerciais.”

PAULANI, Leda Maria.; BRAGA, Márcio Bobik.

A nova contabilidade social. SP, Editora Atlas, 2000. p.199).

Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • a aula associada não ensina a calcular...rs

ID
3598009
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As taxas de juros cobradas para o crédito a pequenas empresas embutem o risco de inadimplência. Caso este seja calculado com base no risco médio de inadimplência dos devedores, é CORRETO afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Alguém dá uma luz ?


ID
3744835
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Títulos de renda fixa oferecidos por sociedades de crédito, investimento e financiamento, em que o emitente é o devedor e o beneficiário é a pessoa física ou jurídica que investe o recurso financeiro.

Essa definição aplica-se à seguinte modalidade de aplicação do mercado financeiro nacional:

Alternativas
Comentários
  • Letra de Câmbio: Título de renda fixa

    Pré-fixado: a rentabilidade total é apresentada antes da aplicação

    Pós-fixado: a rentabilidade total é apresentada no vencimento do título

    Híbrida: parte do valor é pré-fixado e a outra parte pós-fixado.

  • A letra de câmbio trata-se de uma forma de captação de recursos por instituição financeira formalizada como um título de renda fixa para o ser adquirente. A letra de câmbio é oferecida por sociedades de crédito, investimento e financiamento (financeiras), onde o emitente é o devedor, o beneficiário é a pessoa física ou jurídica que investe o seu dinheiro e o aceitante é a financeira. Assim, quando a financeira faz um empréstimo a alguma pessoa (como um CDC, por exemplo), este devedor emite uma letra de câmbio. Na posse deste título, a financeira o negocia no sistema financeiro, em geral vendendo para instituições financeiras e até mesmo pessoas físicas.

    Assim como no CDB e RDB, a letra de câmbio é um título de renda fixa que pode ser contratado nas modalidades pós e pré-fixada, possui garantia junto ao Fundo Garantidor de Crédito até o limite de R$ 250 mil por CPF por instituição e é tributada pelo imposto de renda.

    Fonte: profs. Amanda Aires e Vicente Camillo/Estratégia Concursos.


ID
3858931
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Suponha que a base monetária de uma economia seja $1.500,00 e o público retenha 60% de seus meios de pagamento em depósito à vista. O governo exige dos bancos comerciais reservas compulsórias de 30% e, além disso, os bancos detêm também 5% como reservas voluntárias. Assinale a alternativa correta que corresponde ao estoque de meios de pagamentos.

Alternativas
Comentários
  • MP = k * BM

    k: multiplicador monetário

    BM: base monetária

    k = 1 / 1 - d * (1 - r)

    d: coeficiente de retenção em depósitos à vista

    r: coeficiente de reservas

    k = 1 / 1 - 0,60 * (1 - 0,30 + 0,05)

    k = 1 / 1 - 0,60*0,65

    k = 1 / 1 - 0,39

    k = 1 / 0,61

    MP = 1/0,61 * 1500 = +/- 2.459,02