SóProvas


ID
1559383
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
História

Durante alguns períodos da história do Brasil, por conta da conjuntura política vigente, não houve eleições diretas para a Presidência da República. Neste ano, essa eleição ocorrerá e está com uma disputa bastante acirrada. Caracterizando o sistema eleitoral para Presidente da República no Brasil atual, segundo a Constituição Brasileira, pode‐se classificar o voto, na maioria dos casos, como

Alternativas
Comentários
  • 3.2) Características do voto:

    Direto: é o voto pelo qual os cidadãos escolhem de forma direta seus representantes, sem terceiros na intermediação do voto. A própria Constituição Federal traz exceções ao voto direto, no caso de vacância do Presidente e Vice Presidente da República nos últimos dois anos do período presidencial as eleições serão feitas de forma indireta através do Congresso Nacional. (art. 8, §1º CF).

    Secreto: o voto é secreto, não podendo ser revelado, apenas por vontade do próprio eleitor. É a garantia de um processo eleitoral imparcial, probo e forma de evitar corrupção, suborno, além de dificultar a prática do voto de cabestro.

    Obrigatório: é obrigatório o voto a todo cidadão maior de 18 anos e menor de 70 anos. A obrigatoriedade de comparecimento às urnas nos dias de eleição. No entanto, o voto poderá ser facultado para os analfabetos, os maiores de 70 anos e maiores de 16 anos e menores de 18 anos.

    Fonte: http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,sufragio-universal-e-voto,43293.html

  • Lembrando que o voto censitário era a concessão do direito do voto apenas àqueles cidadãos que possuíam certos critérios que comprovassem uma situação financeira satisfatória. Desse modo, os cidadãos eram classificados em ativos – que pagavam impostos- e passivos que tinham uma renda baixa.