SóProvas


ID
1561255
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No cotidiano profissional o assistente social utiliza-se, com frequência, o planejamento, que pode ser compreendido como


I. processo de decisão essencialmente técnica que depende de informações precisas, de transparência, de diferentes visões e busca de soluções conjuntas.

II. processo dinâmico e contínuo com dimensão político-decisória que dá suporte ético-político à sua ação técnico-administrativa.

III. instrumento de decisão que exige a compreensão precisa entre a constituição desse campo tecnológico e a natureza de um espaço tomado como objeto de intervenção.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da letra A seja porque não contempla o processo de reflexão no planejamento. Para aprofundar a leitura ver BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento Social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras. 2000. (Série Livro texto, 1).

  • A alternativa I está incorreta quando fala em "essencialmente técnica", uma vez que se trata de um processo também permeia as dimensões éticas e políticas.

  • Gabarito:C

    Erro item I - Todas as dimensões do Serviço Social são aplicáveis ao processo de planejamento. Não somente técnicas, mas ético-política, técnico-operativo e teórico-metodológico.

     

  • só queria saber em que parte o planejamento dá suporte ético-político ....

    bem vamos que vamos..... Força e Fé 

  • A RACIONALIDADE DO PLANEJAMENTO
     Planejamento na perspectiva lógico-racional refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social.

     

    O PLANEJAMENTO COMO PROCESSO POLÍTICO
     A dimensão política do planejamento decorre do fato de que ele é um processo contínuo de tomada de decisões, inscritas nas relações de poder, o que caracteriza ou envolve uma função política.

     

    O PLANEJAMENTO COMO PROCESSO TÉCNICO-POLÍTICO
    CONSTRUÇÃO/RECONSTRUÇÃO DO OBJETO: Sobre o que planejar
     O objeto do planejamento da intervenção profissional é o segmento da realidade que lhe é posto como desafio, é o aspecto determinado de uma realidade total sobre o qual formulará um conjunto de reflexões e proposições para a intervenção.Na medida em que a realidade social é dinâmica e, também, que o processo para apreendê-la se faz por sucessivas aproximações, não existe um momento no qual se possa dizer que se tenha perfeitamente delineado e delimitado o objeto da intervenção: ele vai se construindo e reconstruindo no decorrer de toda ação planejada.

     

    Portantanto o planejamento nao é essencialmente tecnico como afirmativa a alternativa I, pois ha outras formas de caracterizarmos planejamento!

     

    Apostila Welber Gontran

  • Felipe Torquato, a pergunta não é se o planejamento dá suporte ético-político, mas afirma que o processo político-decisorio trás para a ação técnico-administrativa o suporte ético-político. 

     

    Entendo que nossa profissão possui caráter eminentemente político em sua  prática ou no exercício profissional ao lidar de forma comprometida e organizada em luta e defesa dos interesses da classe trabalhadora tende a decidir de forma política se posicionando em favor da eqüidade e da justiça social, na perspectiva da universalização; a ampliação e consolidação da cidadania...

     

    "Bendizei ao Senhor em tds as suas obras..."